Nutrição Receitas

Receita de Chapati (Pão indiano assado em chapa de ferro ou pedra)

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Os pães fermentados não são consumidos na Índia e por isso, os pães consumidos por lá são mais saudáveis e simples de fazer. A partir de uma massa básica é possível produzir inúmeros tipos de pães como: Chapati, Puri, Paratha, etc.

Chapati (Pão indiano assado em chapa de ferro ou pedra)
Ingredientes

2 ½ xícaras de farinha de trigo integral e branca
1 colher de chá de sal
água morna (o suficiente para dar o ponto)

Modo de Preparo

Misture a farinha e vá adicionando água morna para dar o ponto de rosca. Sove a massa por 15 minutos, até que se torne não apenas firme, mas também lisa e macia. Forme bolinhas de cerca de 4,5 cm de diâmetro e estique-as com um rolo de madeira. Aqueça a chapa de ferro ou de pedra e coloque os chapatis para assar. Espere de um a dois minutos, vire para o outro lado, deixando o mesmo tempo. Com um pegador, tome cada chapati e coloque sobre a chama do gás para que estufe. Quando estiver estufado, espalhe um pouco de ghee e deixe embrulhado em pano até a hora de servir.

Obs: se preparar o chapati em fogão a lenha, dará um resultado bem melhor. Sirva como entrada junto com chutney (variedade de molhos e antepastos picantes e agridoces).

Fonte:  Goura Hari – Terapeuta e Chef Ayurvedic Vegetarian Cook

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]