Autoconhecimento

5 formas de viver uma véspera de ano novo espiritualizada

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O ano novo nos lembra de dar uma pausa e refletir. É uma oportunidade de recordar o que foi aprendido no ano passado, checar seus objetivos, e se preparar para começar um novo ano.

A espiritualidade engloba atividades, hábitos, e/ou um estilo de vida que alimente seu espírito e te ajude a se conectar com a sua essência; algo que te lembre do seu propósito e que continue a te inspirar a viver de forma equilibrada.

É desafiador encontrar tempo para essa contemplação e rejuvenescimento, mas não se preocupe! A seguir estão algumas ideias para te ajudar a incorporar a espiritualidade nos seus planos de véspera de ano novo.

1. Tenha encontros espiritualizados

Convide a sua família e amigos para sair e fale com cada um compartilhando sua frase favorita, escritor ou poema. No espírito de deixar as coisas positivas, todo mundo poderia compartilhar uma experiência pessoal do ano passado para criar um ambiente de esperança e inspiração. Outras ideias: meditar ou cantar juntos. Ter um encontro significativo pode ser um bom jeito de se reconectar. Você pode se surpreender com o quanto pode aprender sobre cada um!

2. Comece a buscar alguns dos seus objetivos

Talvez você tenha estipulado algumas metas no começo do ano, que acabou não seguindo adiante. Não é tarde para investir nelas antes do ano acabar! Se inscreva na academia, procure aqueles destinos que queria conhecer, ou compre aquele livro motivacional para te ajudar a criar mudanças positivas em sua vida. Você vai acabar o ano anterior começando pelo menos um dos objetivos que tinha estipulado para si mesmo, se sentirá mais confiante sobre a sua lista de coisas a fazer e vai criar novas metas.

3. Aproveite a sua própria companhia

Essa pode não ser a maneira mais popular de se aproveitar o ano novo, mas pode ser a mais calma. Não se sinta mal por estar gastando esse tempo consigo mesmo, aproveite essa oportunidade para fazer algo relaxante e construtivo. Dedique esse tempo para você, não importa se vai organizar suas coisas ou se vai dançar sozinho na sua própria festa. Essa noite deve ser sobre você cuidar das suas necessidades e do seu bem-estar.

4. Medite e programe essa atividade para além da meia-noite

Entrar em contato com seu interior e buscar o equilíbrio pode ser a maneira perfeita para começar esse ano! Se você preferir meditar com outras pessoas, existem centros de Vipassana ao redor do mundo que têm cursos até mesmo na Véspera de Ano Novo. Outras ideias: procure por centros de meditação locais, participe de um encontro de grupos, estúdio de yoga, ou entre em contato com membros de templos e igrejas, eles podem estar organizando um encontro por conta própria. Se você não tiver acesso a nenhuma dessas opções, considere a primeira de todas.

5. Ajude

Escolher ajudar os outros nas noites mais fraternas do ano pode ser uma experiência humilde. Ser útil à nossa comunidade local e global nos faz lembrar os nossos valores e propósitos, nos permitindo ganhar uma nova perspectiva e uma maior autoconsciência. Procurando no Google “Véspera de Ano Novo oportunidades de voluntariado” eu fui capaz de encontrar pessoas capazes de preparar e servir alimentos, organizações de carona compartilhada procurando voluntários disponíveis para dirigir para quem não têm condições e organizações sem fins lucrativos à procura de pessoas para ajudar nas celebrações locais. Se você não estiver certo sobre onde e como ajudar, escreva um e-mail para uma organização pedindo por mais informações ou pergunte a um amigo que já trabalhou para eles.

É difícil encontrar tempo ou se desvencilhar de velhos hábitos, mas tenha em mente que a chave da mudança está em ti, só esperando que você a encontre. Independente de como você escolha passar essa Véspera de Ano Novo, que ela seja feliz, cheia de paz, luz e alegria.


  • Texto escrito por Amanda Magliaro Prieto da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]