Autoconhecimento Coaching Relacionamentos

Relacionamentos afetivos sem fronteiras

Vanessa Milis
Escrito por Vanessa Milis
Observe os casais que nutrem um relacionamento sem fronteiras, baseado no bom convívio, cumplicidade e respeito entre si. Provavelmente, você notará dois estilos de comportamento neles: o de anulação de uma das partes ou o de decisão compartilhada.

Como mulheres, precisamos saber que temos um papel fundamental numa relação entre casal. Nossa postura como “coluna” é de sustentação e exige sabedoria. Jamais devemos nos anular, nem tão pouco nos impor de forma intimidadora. Se quisermos uma relação saudável, toda omissão ou excesso poderá ser danoso. Nenhum extremo é positivo, seja nas relações afetivas ou em qualquer outra situação da vida.

Mas como ter sabedoria sem autoconhecimento? Podemos conhecer muito sobre o mundo, mas jamais saberemos muito sobre como se relacionar com o outro se não soubermos o suficiente sobre nós mesmos.

Nenhum extremo é positivo, seja nas relações afetivas ou em qualquer outra situação da vida.

Quanto mais soubermos a nosso respeito, melhor identificaremos quais são nossas carências e menos as projetaremos nos outros. Quanto menos expectativas, mais ampla será a percepção a respeito de quem é o outro e como desfrutar do que ele pode nos oferecer em termos de aprendizado e soma.

relacionamentos

Quanto maior for a projeção das nossas carências e expectativas sobre o outro, maior será a ilusão criada ao redor dessa pessoa. Pouco identificaremos nela suas qualidades e virtudes que a fazem única e valiosa, e que poderiam agregar muito no nosso processo de crescimento.

A mulher vêm conquistando um importante espaço no ambiente profissional, político e socioeconômico. Isso é maravilhoso por um lado e desinteligente por outro, se não soubermos desfrutar dessas conquistas com humildade e bom senso.

É visível o efeito colateral desse “movimento de independência” feminina sobre os relacionamentos homem e mulher: a competição. Pode parecer saudável em campeonatos desportivos, mas nunca dará certo dentro de um time de vôlei, de futebol ou qualquer outro que exija trabalho em conjunto. É exatamente o que precisamos entender na relação entre casais: é a colaboração e o treino constante que fazem o time ganhar o campeonato.

Onde há competição, dificilmente haverá harmonia. Imagine só dentro de uma relação amorosa. Você quer um relacionamento de ilusões e altíssimas chances de frustração ou um relacionamento de soma regado por um amor sem fronteiras? A decisão é sua e começa com sua iniciativa em olhar para si com sinceridade e profundidade.

Aprofundaremos mais nesse assunto nas próximas postagens. É claro que existem diversos outros fatores que influenciam no sucesso de um relacionamento, do seu início ao fim.

Falaremos sobre eles nos próximos textos aqui para o Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Vanessa Milis

Vanessa Milis

Fundadora e CEO do Instituto Realize, pesquisadora, escritora, palestrante e coach especialista em comportamento humano estratégico. Mulher "indesistível", dedicada ao propósito de despertar e habilitar a capacidade de realização do ser humano e disseminar a cultura da Realização Integral, que implica em potencializar as quatro dimensões ou inteligências do SER INTEGRAL: Inteligências Cognitiva (QI), Emocional (QE), Espiritual (QS) e Atitudinal (QA). Nos últimos 5 anos vem impactando centenas de vidas através da metodologia de coaching que estruturou e aplica no contexto de vida e no mundo dos negócios. Uma eterna aprendiz, que assim como cada ser humano, caminha atenta pela incrível jornada de valorização à vida e às relações humanas inteligentes e produtivas.

Contatos:

Facebook:

VM Coach: facebook.com/vanessamiliscoaching

Instituto Realize: facebook.com/institutorealize

Agenda de Eventos, Cursos, Formações: facebook.com/institutorealize/events

Manifesto do Instituto Realize: institutorealize.com.br/manifesto-instituto-realize

Instagram:

Pessoal: @vanessamilis

Instituto Realize: @institutorealize

Celular e WhatsApp: (48) 9188.5226 (Vanessa Milis)
E-mail: [email protected]
Skype: vanessa.milis