Autoconhecimento Comportamento

5 dicas simples para você estar presente

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A frase “estar presente” pode parecer um pouco complexa para algumas pessoas, mas, de uma forma mais direta e clara, ela significa “viver o agora” e vamos combinar que, na teoria, o simples ato de “viver o agora” pode parecer algo fácil, não acha? Mas saiba que, na hora de agir, as coisas são um pouquinho mais complicadas e demandam muita prática.

Na hora da ação, é normal que as pessoas entrem no famoso “piloto automático” e, em meio ao turbilhão de pensamentos que invade as suas mentes, levem a vida “empurrando com a barriga” e não estejam 100% presentes nas experiências vividas diariamente. Mas é preciso controlar um pouquinho esses pensamentos, se despreocupar em relação ao futuro e parar de remoer o passado, afinal tudo o que temos é o agora!

Imagem de duas mariposas que estão pousadas sobre uma mão feminina.
Imagem de andres felipe Aristizabal por Pixabay

Como entender a falta de presença?

É comprovado cientificamente que em cerca de 50% do tempo o ser humano não está totalmente presente em um momento – ou seja, na metade do tempo nós não estamos totalmente presentes nas experiências em que vivemos. Geralmente, vivemos em um “mundo mental” só nosso e nos distraímos com pensamentos ansiosos sobre o futuro ou relembramos vivências do passado que não nos acrescentam nada ao agora; muito pelo contrário, pois muitas vezes elas só nos fazem ignorar cada vez mais o presente. É claro que existem muitos pensamentos produtivos sobre o futuro e também sobre frutos de aprendizados do passado, mas é preciso canalizar a energia somente no agora!

Por que é importante estar presente e viver o agora?

Existem muitas frases que são consideradas grandes clichês pela sociedade, mas elas são grandes verdades! Você já deve ter ouvido coisas como: “O passado ficou para trás”, “do futuro ninguém sabe” ou “o que temos é somente o agora”. Por mais que muita gente tenha uma certa resistência a esses dizeres comuns, bem no fundo todo mundo sabe que pensar no que passou, no que ainda não chegou e alimentar esses pensamentos que nos tiram do agora, são ações que nos estagnam em um grande ponto de interrogação diante da vida: ora, se temos somente o agora e não estamos presentes, perdemos os dias sem perceber!

A importância de estar por inteiro no que se vive é praticamente incalculável, pois é o agora que te permite mudar as coisas na sua vida e é no presente que você traça os seus caminhos. Deixe o passado para trás e o futuro lá pra frente, porque você não pode fazer nada sobre eles agora, mas pode focar no que está nas suas mãos nesse momento e agir com responsabilidade com tudo o que faz parte da sua vida hoje!

Homem flutuando em um lago. Ele usa uma bermuda azul e  um chapéu de palha com uma fita preta. No lago também se encontram outras pessoas.
Imagem de Ri Butov por Pixabay

Por que é tão difícil viver somente o hoje?

Podemos resumir essa pergunta em uma única palavra: preocupações! Todo mundo tem uma preocupaçãozinha que acaba nublando a paz dos seus dias. Seja nos estudos, no trabalho, uma conta pra pagar, um desentendimento em alguma relação… todos sempre têm algo para resolver. Mas tenha calma! Na ansiedade de resolver determinadas questões adversas, em vez de focar no que pode ser feito agora, a primeira coisa que todo mundo faz é pensar no que deveria ter sido feito lá atrás ou em tudo o que poderá acontecer no futuro.

De uma certa forma, vivemos um pouco presos ao passado e sempre preocupados com o que ainda virá, mesmo que inconscientemente. Ninguém para e pensa: “Nossa, hoje vou deixar tudo o que já passou me machucar” ou “vou gastar minhas energias com o que eu nem posso controlar”, mas mesmo assim nos influenciamos e não nos entregamos para o agora.

As preocupações nos impedem de viver os momentos atuais, isso é um fato! Mas o que deve ser feito para que estejamos mais presentes? Você quer saber? Nós vamos te ajudar! Veja a seguir 5 dicas para estar mais presente e viver o agora!

Imagem de uma linda mulher de cabelos longos pretos. Ela sorri e faz o sinal de gratidão com as duas mãos.
Imagem de Free-Photos por Pixabay

1. Primeiramente, seja grato!

Esse pode ser considerado mais um clichê, mas é a chave para receber e viver a vida de braços sempre abertos! Seja grato por tudo o que você tem, mesmo se nesse exato momento você estiver passando por alguns problemas. Tudo na vida é aprendizado e amadurecer nem sempre precisa ser doloroso.

Comece a praticar a gratidão e troque as metas insistentes por agradecimentos. É claro que você precisa ter metas e objetivos, mas viver pensando somente no futuro te faz perder o presente. Olhe para o que você tem agora e seja grato! Pense em tudo aquilo que você deseja e agradeça por já ter conquistado, mesmo antes de conquistar. Assim, o universo receberá as suas boas vibrações e te devolverá em dobro.

Entenda que o ser humano tem um jeito meio insatisfeito de ser: se uma pessoa quer um carro e ela consegue comprá-lo, amanhã ela irá querer outra coisa, e assim o ciclo da insatisfação e de sempre precisar de algo que ainda não tem será praticamente infinito. Então agradeça, seja grato pela vida e foque no hoje!

Mulher loira vestindo uma blusa azul marinho. Ela está em um campo de flores amarela. Ela está feliz com as mãos erguidas agradecendo ao universo.
Imagem de 4653867 por Pixabay

2. Respire!

Você já deve saber que a respiração é uma grande arma contra a ansiedade, certo? Quando você estiver pensando em mil coisas e se sentir extremamente sobrecarregado e perdido, portanto, simplesmente pare e respire! Feche os olhos e sinta o ar entrando pelas suas narinas. Expire e inspire bem lentamente. Essa prática irá te ajudar a se sentir no agora e trará um pouco mais de clareza para a sua mente. Se você quiser, pode fazer agora e contar para a gente como se sentiu!

3. Mude os seus padrões de pensamento

Antes de qualquer coisa, você precisa entender que você está aqui e agora! Não no ontem nem no amanhã. Você está no hoje, lendo este texto e pensando no que fazer sobre a vida. Entenda que não existe outro lugar no qual você possa estar além do agora. Por mais que você sinta muito sobre algo que já passou ou anseie muito algo que deseja, você só pode estar no hoje! O grande desafio é inclinar os seus pensamentos para o que acontece no presente.

Quando você sentir que os seus pensamentos estão voltados ao passado ou ao futuro, faça o exercício de olhar para a palma da sua mão. Pense em como você pode sentir a sua mão nesse momento. Repare se você sente frio ou calor e note que essas coisas estão ancorando você no presente, no agora, no hoje, no aqui!

Imagem do rosto de um homem. O fundo da imagem é preto. Ele usa uma camiseta preta.
Imagem de Mihai Paraschiv por Pixabay

4. Não seja tão autocrítico!

A partir do momento em que o seu lado crítico começa a “analisar” o seu comportamento, automaticamente você cria uma distância entre a sua mente e o seu corpo, então fica mais difícil de estar presente no agora. Por exemplo: vamos supor que você está em uma roda de amigos e começa a gargalhar sobre algo engraçado que alguém falou, então imediatamente pensa e se critica por ter rido alto demais ou se preocupa com o jeito que você fica quando ri. Nesse momento, os seus pensamentos estão totalmente no controle dessa sua experiência, então você não está mais presente nessa situação com os seus amigos, porque você está preocupado com a imagem e a impressão que os outros terão de você. Você não está mais no presente, mas numa constante autocrítica que te faz pensar demais!

Se você vive com essa crítica constante, priorize situações que te façam sentir coisas boas. Foque no que não te deixa nervoso e no que não te traz preocupações sobre as suas habilidades nem te faz questionar sobre ser bom ou não em algo. Expulse os pensamentos negativos e simplesmente viva! A partir do momento em que você se sentir confortável, o seu corpo e a sua mente funcionarão como um só, em vez de agirem um contra o outro.

Você também pode gostar
Silhueta de um homem pensando. Ele está sentado no pico de uma montanha.
Imagem de David Yu por Pixabay

5. Tente não pensar tanto

Entenda uma coisa: você não é os seus pensamentos! Todas as suas ansiedades, preocupações, culpas e qualquer tipo de pensamento negativo não definem você! Perder-se em negatividades te impede de viver o hoje. Não pensar demais é um grande passo que te leva a viver o presente, mas é claro que não é tão simples assim. Não deixe os seus pensamentos comandarem a sua vida, porque você é quem está no controle! Não pense tanto no futuro, tenha uma dose saudável de planejamentos e fuja da necessidade de estar sempre no controle. Não há como controlar como a sua vida será daqui há 10 anos. Não se preocupe tanto! Pratique atividades físicas diariamente e sinta a vida correr pelas suas veias!

Mais inútil ainda do que viver com preocupações sobre o futuro é remoer o passado. O que passou já era! Se você deseja mudar algo na sua vida, o que você tem é o agora! Aproveite!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]