Nutrição Nutrição Orgânica

Replante alimentos na sua cozinha

Levar uma vida saudável é o objetivo de muita gente, mas os desafios não são pequenos e nem poucos. É preciso driblar os agrotóxicos, conseguir tempo para fazer compras periódicas e até mesmo reservar um dinheiro considerável do orçamento familiar. No entanto, o esforço costuma valer a pena, já que a saúde de qualquer um é extremamente fortalecida quando consumimos porções generosas e constantes de frutas, verduras e legumes.

A boa notícia é que muitos dos produtos que costumamos conseguir frequentemente podem ser replantados em casa e cultivados por qualquer um. Além de ser prático, barato e muito mais saudável, também é uma boa forma de ter contato com a natureza e nunca mais ter uma desculpa na ponta da língua quando abrir aquele alimento industrializado.

Anote as dicas, coloque em prática, descasque mais e desembrulhe cada vez menos!

Morango

Morangos
kayintveen de Getty Images / Canva

Extremamente sazonais e caros, os morangos são também grandes fontes de vitaminas. Cada frutinha tem mais de 200 sementes em sua superfície. Para replantar, basta retirar aquelas sementes com a ajuda de um palito, secá-las em papel toalha e deixar descansando por três dias. Em seguida, corte um copinho de papel e use apenas sua base, faça pequenos furos nele e coloque no fundo de outro copo. Coloque terra, as sementes secas e regue diariamente. Depois de algumas semanas transfira para um vaso maior.

Framboesa

Ainda mais caras que os morangos aqui no Hemisfério Sul, as framboesas podem ser facilmente replantadas. Amasse uma frutinha em uma pequena peneira, lave e seque suas sementes. Coloque em um pequeno vasinho com terra e regue diariamente. Cubra com papel filme, faça pequenos furos e mantenha em um local gelado e bem ventilado.

Tomate

Corte o tomate no meio, coloque em um vaso com terra com as sementes viradas para cima e cubra com um pouco mais de terra. Regue diariamente e mantenha em um local quente.

Frutas cítricas

Frutas cítricas
freestocks.org de Pexels / Canva

Retire as sementes e lave em água corrente. Coloque em um vaso com terra e cubra com papel filme. Faça pequenos furos nele e regue sempre que achar necessário. Mantenha em local quente.

Abacate

Lave a semente e espete palitos ao redor dela de forma que consiga equilibrar na borda de um copo com água. Mantenha metade da semente imersa e metade para fora da água. Transfira para um vaso com terra quando os brotos começarem a aparecer.

Abacaxi

Retire a coroa do abacaxi e extraia as primeiras folhas de sua base. Corte a parte seca e lave a parte nova que aparecer debaixo das folhas. Deixe secar por cerca de uma semana e faça o mesmo procedimento que fez com o abacate, espete palitos ao redor e mantenha apenas esta base imersa na água. Transfira para o solo após cerca de 4 semanas, quando os brotos começarem a aparecer.

Você também pode gostar:

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br