Nutrição

Padrão de consumo insustentável

Shopping Cart View on a Supermarket Aisle and Shelves - Image Has a Shallow Depth of Field
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você consegue imaginar até que ponto a sua alimentação tem impacto no mundo e na sua saúde? Quando falamos em sustentabilidade, isso não se limita apenas a atos em grande escala, mas também aos pequenos atos do dia a dia que podemos fazer de forma diferente. E um deles que vale a pena ser repensado é a alimentação.

Observe tudo o que você consome de comida durante a semana e veja quanto desses alimentos são industrializados, quantos são orgânicos e quantos são produzidos na região onde você mora ou longe dela. Quanto ao alimento industrializado, já sabemos que não é o melhor tipo de alimento para a saúde e que os orgânicos são muito mais saudáveis. Mas agora vamos parar para pensar nos alimentos orgânicos e a fonte de sua fabricação.

Cerca de um terço de todo o alimento produzido no mundo se perde antes de chegar ao consumidor final.

Muita comida é desperdiçada no transporte do produtor até o consumidor final. Levando em conta que a fome é um problema real no mundo, toda essa comida poderia salvar milhões de vidas pelo planeta. Você pode estar se perguntando o que você pode fazer a respeito sendo que você não é um agricultor em larga escala. A resposta é a mesma solução para chegar à sustentabilidade em nosso dia a dia: nos pequenos atos.

As feiras orgânicas e os pequenos produtores locais estão começando a aumentar no Brasil e no mundo. Essa é a oportunidade ideal para que a alimentação seja um ato sustentável em sua vida. Procure produtores perto de onde você mora e procure saber onde são produzidos os alimentos orgânicos que vendem perto de sua casa.

Comprar alimentos de produtores locais ajuda a economia local, a sustentabilidade e também a sua saúde, pois você vai ingerir bem menos agrotóxicos e pesticidas das grandes plantações.

Tudo isso pode ser resumido em uma ideia: na alimentação, trocar o globalizado pelo local. Essa é a troca da quantidade pela qualidade, do desperdício pelo consumo consciente, do industrializado pelo saudável. Comece a pensar de forma sustentável e veja como esses pequenos atos podem melhorar a sua vida e também influenciar o mundo! Bom apetite!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]