Convivendo

Retomando a conexão com a Terra

Pessoa sozinha sentada em um gramado com
Tereza Gurgel
Escrito por Tereza Gurgel

Habitando esse pequeno planeta perdido na imensidão, de tempos em tempos nos sentimos desgastados pelas pressões constantes de nossas vidas cotidianas. As responsabilidades são muitas, as preocupações constantes e o lazer quase sempre ficam fora do planejamento.

A vida moderna afastou as pessoas do convívio mais saudável e menos estressante do passado. A natureza é conhecida pelas novas gerações por meio de filmes e fotografias; poucos locais ainda oferecem parques para a população. Os poucos espaços verdes que restam estão ameaçados pela ganância e especulação imobiliária, a pretexto do “progresso”. Apenas aqueles que moram mais afastados das grandes metrópoles podem ainda ter contato com a terra e a natureza.

Entrar em contato com a terra nos proporciona diversos benefícios: a ansiedade, a depressão, o estresse e a pressão sanguínea são reduzidas, a respiração melhora (com mais áreas verdes, há menos poluição) e aumenta a possibilidade de prática de atividades ao ar livre, necessária para a boa saúde. A concentração, a imunidade e a memória também são positivamente afetadas.

Mulher deitada no gramado com os olhos fechados
Jacob Townsend/Unsplash

Nossa energia se restabelece simplesmente ao tocarmos a terra com os pés descalços. E, por meio das conexões nervosas nas plantas dos pés, não só absorvemos energia, mas devolvemos para a terra aquelas que não mais precisamos, contribuindo para um fluxo energético renovador e constante.

A humanidade precisa retomar o caminho mais saudável e natural da qual se afastou. Parece muito difícil, mas até para quem vive na cidade é possível modificar alguns hábitos e levar uma vida um pouco mais “verde”: caminhar mais, frequentar parques sempre que possível, trocar o carro pela bicicleta, cultivar um jardim (mesmo em apartamentos é possível ter uma pequena área com vasos), participar de grupos que pratiquem atividades ao ar livre.

Podemos procurar adotar uma rotina que devolva o sentimento de conexão com o planeta, pois, com isso, você estará também aumentando a conexão com todos os seres que nele habitam, visto que todos fazemos parte de um só organismo vivo. Como toda rotina, essa exige disciplina e empenho, mas os benefícios são tantos que os esforços serão amplamente recompensados.

Uma meditação simples pode ajudar a desenvolver essa conexão com a Terra:

Mulher meditando e sorrindo ao meio da natureza
Omid Armin/Unsplash

1) Procure um local tranquilo – se puder, em um jardim ou parque. Sente-se, mantendo contato com a terra. Feche os olhos.

2) Torne-se consciente de sua respiração, sem forçá-la. Apenas sinta como o ar sai e entra em seus pulmões.

3) Volte sua atenção para o que acontece ao seu redor: sons, perfumes, calor do Sol, vento na pele… essas sensações despertam a conexão com seu entorno, com a própria respiração e ritmo da Terra.

4) Perceba como sua respiração se torna mais profunda, em sintonia com o planeta. As batidas de seu coração se alinham naturalmente com o coração vivo e pulsante do planeta. Como filhos e filhos da Terra, dela dependemos – e dela cuidamos.

Você também pode gostar


5) Sinta que do seu corpo, principalmente das plantas dos pés, saem pequenas raízes, que se dirigem ao centro do planeta. De lá, corre a energia telúrica que sobe até seu corpo, preenchendo-o com equilíbrio, vitalidade e disposição.

6) Devolva à Terra um profundo sentimento de gratidão, por tudo que ela generosamente oferece. Permaneça nesse estado de gratidão por quanto tempo achar necessário.

7) Encerre o exercício abrindo os olhos, espreguiçando-se e retomando com tranquilidade seus afazeres.

Sobre o autor

Tereza Gurgel

Tereza Gurgel

Formada em Psicologia (F.F.C.L. São Marcos - SP). Filiada à ABRATH (Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos) sob o número CRTH-BR 0271. Atua na área Holística com Reiki, Terapia de Regressão e Florais de Bach. Mestrado em Reiki Essencial Metafísico e Bioenergético Usui Reiki Ryoho, Shiki, Tibetano e Celtic Reiki. Ministra cursos de Reiki e atende em São Paulo (SP).

E-mail: [email protected]
Telefone: 11 987728173
Site: mtgurgel.wixsite.com/mundoholistico
Skype: tk.gurgel