Autoconhecimento Coaching

Se eu soubesse o que sei hoje! Enfim 40!

Ludmilla Torres
Escrito por Ludmilla Torres
Durante um bate papo descontraído com minha filha de 8 anos, em certo momento, ela me disse:

“Mãe, amanhã você me empresta o seu corretivo pra eu colocar na picada que eu levei no rosto? Não quero ir para a escola assim porque meus amigos vão rir de mim!”

Eu respondi que emprestaria sem problemas. A conversa foi tomando vários rumos. Ela me perguntou: “Tá doendo sua cirurgia?” (Fiz recentemente uma cirurgia na vesícula). Eu respondi que estava tudo bem. Ela disse: “Não contei pra ninguém na escola que você fez uma cirurgia. Não quero ninguém cochichando de você”. E continuamos falando de vários assuntos inclusive sobre esses receios.

Comecei a me lembrar de situações que também passei na idade dela. Estudava em colégios particulares e meus pais davam um duro danado para pagar. O tênis da escola era dois números maior para não perder rápido. Lápis de cor com 24 ou 36 cores era meu sonho de consumo. Tênis da moda? Já ouviu falar que pé de pobre não tem tamanho?

Shallow DOF. Selective focus on left eye. Closeup portrait of a gorgeous elegant dreamy brunette young woman daydreaming outdoors with eyes closed

Eu era magra, um bambu, e morria de vergonha. Na adolescência, colocava uma calça de lã por baixo do uniforme independentemente do tempo. Bermuda? Nem pensar! Sandália? Nunca! Achava o meu pé feio demais e eu não merecia passar por essa vergonha toda.

Tenho certeza de que neste momento já passou pela sua cabeça um monte de situações desse tipo e que você deve ter dado um sorriso e talvez até balançado a cabeça só de lembrar o quanto tudo isso foi dolorido naquela época. Ah, se eu soubesse o que sei hoje!

E observando os questionamentos e temores de minha filha, lembrei da música “Como nossos Pais”, composta por Belchior em 1976 e imortalizada na voz de Elis Regina. Segue uma palinha:

“Minha dor é perceber

Que apesar de termos

Feito tudo o que fizemos

Ainda somos os mesmos e vivemos

Ainda somos os mesmos e vivemos

Como os nossos pais…”

Precisamos abandonar esses condicionamentos, pois somos vítimas dos condicionamentos dos nossos pais, assim como nossos pais também o foram.

Não precisamos condenar ninguém, apenas começar uma mudança dentro de nós mesmos. Sendo felizes, nos aceitando, cuidando da gente como muitas vezes cuidamos do outro, procurando o aprendizado em cada erro, perdoando, amando, aceitando, confiando e agradecendo sempre. A gratidão é uma das forças que mais aumentam as emoções positivas.

E hoje, com 40 anos, tudo isso parece tão claro e eu entendo agora o porquê dizem que a vida começa aos 40. Porque de repente cai a ficha e muitas coisas começam a fazer sentido. Então peço licença à nossa querida Elis Regina e entro com Titãs para finalizar o nosso bate papo:

“Toda pedra do caminho

Você pode retirar

Numa flor que tem espinhos

Você pode se arranhar

Se o bem e o mal existem

Você pode escolher

É preciso saber viver”

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Ludmilla Torres

Ludmilla Torres

Positive & Business Coaching

Sócia/Diretora na empresa Harmonia Consultoria e Assessoria em Pessoas, com especialização em Positive Coaching e Business Coaching, por meio de metodologias cientificamente validadas pela Sociedade Brasileira de Coaching.

Engenheira Química formada pela Faculdades Oswaldo Cruz, atuou em empresas no ramo de plásticos na área laboratorial, como gerente no segmento de alta renda no setor financeiro, foi sócia proprietária de uma loja de acessórios femininos e sócia proprietária da Empresa Harmonia Consultoria e Assessoria em Pessoas Ltda. Certificada em Personal & Professional Coaching, Positive Coaching e Business Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching.

Certificada pelo ThetaHealing Institute of Knowledge que é uma técnica que ensina a identificar e mudar crenças, sentimentos e padrões bloqueadores, criando imediatamente uma nova realidade para a vida. Conhecimentos que geram resultados maximizados em comportamentos, para uma atuação eficaz com Business, Positive e Executive Coaching.

Contatos:

Email: [email protected]
Telefone (11) 4427-9604 | Celular (11) 99971-7868