Espiritualidade

Preces para harmonia no lar

Imagem de uma família unida.
August de Richelieu / Pexels
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Viver em harmonia é o mais próximo da paz divina que experienciamos na Terra. O nosso lar deve ser um refúgio, onde encontramos a nossa paz. Portanto manter a harmonia nesse local é fundamental. Ao longo desse texto, você irá conhecer belíssimas preces para harmonia no lar e descobrir como a espiritualidade é uma importante aliada.

Dentro de uma casa e da convivência em família, essa harmonia pode se tornar um grande desafio. Por isso, cabe a nós a responsabilidade de buscar formas de equilibrar o ambiente e trazer harmonia por meio de nossas ações e preces. Estamos em harmonia quando equilibramos todos os aspectos da nossa vida e não há espaço para discórdia e desentendimento.

Preces para harmonia no lar

O ideal é que as preces se tornem um ritual em nosso cotidiano. A busca pela harmonia em nosso lar é diária, devemos estar atentos sempre, prestando atenção às palavras ditas, aos sentimentos cultivados, à organização do ambiente e, claro, à energia que transferimos para o nosso lar. Ao realizar preces em prol da harmonia no lar, trazemos bons sentimentos e bênçãos para todos que ali convivem.

Harmonia no lar por Dalai Lama e Chico Xavier

Dalai Lama, monge budista e líder espiritual tibetano, disse: “Uma atmosfera de amor em sua casa é muito importante. Faça tudo que puder para criar um lar tranquilo e com harmonia”.

Chico Xavier, médium e notável psicógrafo, disse: “O lar é o coração do organismo social. Em casa começa a nossa missão no mundo. Entre as paredes do templo familiar preparamo-nos para a vida com todos; seremos lá fora o prosseguimento daquilo que já somos na intimidade de nós mesmos”.

Ou seja, é graças a um lar de paz, com respeito e harmonia que conseguimos aprender uns com os outros e evoluir espiritualmente.

Cultivar um lar com harmonia é como o ato de plantar: precisamos regar e empregar cuidados diariamente; apenas assim é possível vivenciar o florescer. As preces espíritas irão te auxiliar nesse processo de harmonização. Confira, abaixo, algumas preces de harmonia do lar. Com elas, você conseguirá trazer paz de espírito para si, para o seu lar e também para toda a família.

Prece para harmonia, entendimento e paz

Imagem de um homem de olhos fechados com as mãos juntas em sinal de oração.
cottonbro / Pexels

Numa convivência com pessoas diferentes, é comum surgirem atritos e divergências de crenças. Por vezes, nem todos os membros da família terão dedicado grande fé a Deus e aos Seus ensinamentos. Por esses motivos, para cultivar um lar repleto de harmonia, entendimento e paz, é necessário orar a Deus e pedir que Ele interceda e derrame Suas bênçãos divinas sobre todos.

“Senhor,
Compreendi que todos os acontecimentos da minha vida têm uma causa justa. Segundo os Vossos desígnios, atendei ao meu clamor e oração, derramai Vossa benção iluminando o problema registrado em meu lar.

Vós sabeis da necessidade de todos, como também dos profundos desejos de cada um dos corações. As pessoas do meu lar foram escolhidas pela Divina Misericórdia para a construção de uma nova vida sustentada na harmonia, entendimento e paz. Com a Vossa sagrada presença, fazei fluir luminosa harmonia a todos, tornando o meu lar um verdadeiro paraíso de Deus.

Sei que me ouvis; soprai aos ouvidos dos meus familiares as palavras consoladoras de Vossa bondade, amor e misericórdia. Não transgrido nenhuma de Vossas leis, pois, guardo os sublimes mandamentos de paz em todos os momentos.

As desavenças, discórdias, atritos e conflitos atestam a difícil situação das almas reunidas em minha família. Eu invoco as forças do Senhor para o bem de todos. Fazei fluir bênçãos dos Céus para os endurecidos e distantes do Vosso amor. Que todos despertem suas almas à compreensão dos desígnios de Deus.

Senhor,

Em Vós, busco o refúgio. Derramai vosso amor e luz, fazei com que eu prossiga devotando elevados sentimentos de harmonia e amor, em benefício de todos. Retirai os sentimentos obscuros e tristes que pairam no meu lar. Dai-me forças à compreensão da justiça e amor de Deus. A Vossa luz é a esperança do meu coração.

Caminho com os Vossos olhos, Deus. Fazei encerrar, definitivamente, as desavenças, ressentimentos e sofrimentos que prejudicam a prosperidade, harmonia, alegria e felicidade.

Dou graças por todas as bênçãos dos Céus.

Que assim seja. Graças a Deus!”

Prece de proteção e bênçãos para o lar

Assim como nós, seres humanos, o nosso lar está sujeito a energias negativas que desequilibram o ambiente. Em um lar afetado por forças maléficas, brigas entre os moradores são frequentes, não há disposição para realização de tarefas e tampouco alegria e compaixão. Em casos assim, a prece deve ser um ritual sagrado, com o intuito de eliminar más influências e trazer paz e harmonia ao lar.

“Deus Pai, Todo-Poderoso, entrai neste lar e abençoai a todos os que nele moram. Afastai desta casa o espírito do mal e enviai os Vossos Santos anjos para guardá-la e defendê-la. Reprimi Senhor, as forças maléficas, venham elas das intempéries, dos homens ou do espírito maligno.

Seja esta casa preservada de roubos e assaltos e defendida contra incêndios e tempestades e que as forças do mal não perturbem o sossego da noite. Que a Vossa mão protetora paire dia e noite sobre esta casa e que a Vossa infinita bondade penetre nos corações de todos que nela moram.

Que neste lar reine a paz duradoura, a tranquilidade benfazeja e a caridade que une os corações. Que a saúde, a compreensão e a alegria sejam permanentes. Senhor, que nunca falte o pão em nossa mesa, o alimento que dá energia ao nosso corpo e fortalece o nosso ânimo e assim nos tornemos capazes de resolver todos os problemas, superar todas as dificuldades e cumprir as tarefas que as nossas obrigações diárias impõem.

Que esta casa seja abençoada por Jesus, Maria e José, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém”.

Prece de misericórdia ao lar

Deus é misericordioso e perdoa a nós pecadores, agindo com compaixão em nossa vida. Somos imperfeitos por natureza; em nossas preces, precisamos rogar pela misericórdia de Deus e pedir a Ele proteção e forças. Mais importante que a prece em si é a nossa fé ao fazê-la. Crer de todo o coração é o primeiro passo para sermos atendidos.

“Pai Celestial, venho rogar-Te proteção e harmonia para o meu lar. Que Tu, Senhor, cubras com Teu sangue as paredes desta casa e ilumine a todos que nela residem. Tu operas milagres e conheces todas as nossas dificuldades. Afasta desta casa a inveja, o egoísmo e o espírito da contenda.

Que possamos viver em paz e glorificar a Ti, Senhor, levando a Tua palavra a todos aqueles que cruzarem o nosso caminho. Somos servos tementes a Ti, nosso Deus, e pedimos que Tua misericórdia interceda em nosso lar. Precisamos de Ti, ó Pai!

Até aqui, Tu, ó Deus Todo-Poderoso, tens sido nosso fiel escudeiro. E temos fé de que sempre serás. Tu és nossa base e força, apenas ao Teu lado continuamos unidos e seguimos na Divina Doutrina.

Abençoa o nosso lar, amado Deus, traze harmonia, paz e serenidade. Amém.”

Prece para harmonia e proteção

Imagem de duas mãos em cima de um recorte de papel representando a casa a família e um carro, as mãos protegem esse lar.
MARHARYTA MARKO / Canva

Em nossas preces pedindo harmonia no lar, podemos apresentar também aqueles que amamos e desejamos o bem, mesmo que estes não dividam o teto conosco. Aos servos de Deus, é incumbida a responsabilidade de glorificar ao Senhor, no lar e aos seus, mas também fora dele. A prece abaixo é uma ótima opção para ser feita em família, unindo todos os membros em um único clamor.

“Senhor Deus, Todo-Poderoso, Criador do Céu, da Terra e de todas as coisas. Vós que governais com justiça e misericórdia, aceitai a prece que humildemente faço, do fundo do meu coração. Pela ardorosa fé do Vosso amado Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, abençoai minha família. Vossa presença no seio dela será reconhecida por todos os nossos familiares. Vossa presença no seio dela será reconhecida por todos aqueles que penetrarem em nosso lar.

Manifestai-vos, Senhor, em proveito e benefício de todos os que habitam minha casa e todos os meus familiares, presentes ou ausentes, estando ou não dividindo o mesmo teto, estando perto ou longe. Anjos da guarda, seja o Vosso amor a substância que nossos entes queridos, que lutam pelo alimento de cada dia. No seio de Vosso amor infinito, também infinitas glórias e harmonia vos pedimos. Louvar-Vos-emos eternamente. Amém.”

Salmos para a harmonia do lar

Salmos – 91:1-9

“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e n’Ele confiarei.
Porque Ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a Sua verdade será o teu escudo e broquel.
Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia.
Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
Porque Tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a Tua habitação.”

Além de pedirmos harmonia para o nosso lar, é preciso fortalecermos a nossa conexão com Deus, pois Ele é o nosso verdadeiro lar e fonte inesgotável de proteção divina. Sem Ele, nada somos. Aquele que tem Deus como fiel escudeiro não precisa temer a mal algum, pois Deus estará sempre ao seu lado, independentemente das dificuldades.

Salmos – 112:1-10

Imagem da Bíblia aberta em Salmos.
Brett Jordan / Pexels

“Louvai ao SENHOR. Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR, que em seus mandamentos tem grande prazer. A sua semente será poderosa na terra; a geração dos retos será abençoada. Prosperidade e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre.
Aos justos nasce luz nas trevas; ele é piedoso, misericordioso e justo. O homem bom se compadece, e empresta; disporá as suas coisas com juízo; Porque nunca será abalado; o justo estará em memória eterna.
Não temerá maus rumores; o seu coração está firme, confiando no Senhor.
O seu coração está bem confirmado, ele não temerá, até que veja o seu desejo sobre os seus inimigos. Ele espalhou, deu aos necessitados; a sua justiça permanece para sempre, e a sua força se exaltará em glória. O ímpio o verá, e se entristecerá; rangerá os dentes, e se consumirá; o desejo dos ímpios perecerá.”

Ser fiel e temente à doutrina de Deus exige dedicação e comprometimento dos seus servos. Mas aquele que louva a Ele e obedece aos Seus mandamentos será abençoado em todas as áreas da vida, inclusive no âmbito familiar. Quando estamos revestidos da armadura de nossa fé no Senhor, nada e nem ninguém é capaz de nos abalar. Já aqueles que não têm Deus em seus corações sentirão tristezas e dores imensas.

Salmos – 127:1-5

“Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.
Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.
Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade.
Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta.”

De nada adianta buscar proteção ao nosso lar e demais construções apenas com materiais mundanos. Se Deus não estiver conosco e a nossa fé não se mantiver presente, nada impedirá que o mal adentre. Todavia, por mais frágil que uma casa possa ser, se Deus estiver presente no coração de seus moradores, milagrosamente ela se tornará uma fortaleza celestial.

Salmos – 128:1-6

“Como é feliz quem teme o Senhor, quem anda em seus caminhos! Você comerá do fruto do seu trabalho e será feliz e próspero. Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa. Assim será abençoado
o homem que teme o Senhor! Que o Senhor o abençoe desde Sião, para que você veja a prosperidade de Jerusalém todos os dias da sua vida e veja os filhos dos seus filhos. Haja paz em Israel!”

O lar é o local seguro da família, onde seus membros se unem e desfrutam suas próprias companhias. Aquele lar temente a Deus será extremamente abençoado, tanto espiritualmente como também em bens materiais, sendo estes frutos de um trabalho digno e honrado. O Senhor abençoa aquele que crê e conduz toda a sua família para o caminho da verdade e da espiritualidade.

Dicas para trazer mais harmonia para o seu lar

Além das preces e orações para trazer harmonia ao seu lar, você também pode criar hábitos e rotinas familiares que sejam benéficas a você, sua família e consequentemente, para o seu lar. Veja, abaixo, uma lista com sete dicas para você aplicar hoje mesmo e harmonizar a sua vida!

Pratique a escuta ativa: fale menos e escute mais. Muitas vezes, as relações se tornam desafiadoras, devido à falta de diálogo entre as partes. Escutar ativamente é fundamental para uma conversa construtiva e respeitosa.

Respeite e tenha empatia: é normal, e perfeitamente aceitável, que pessoas discordem e tenham pontos de vista diferentes. O que é inadmissível é tratar o outro com desrespeito. Por isso, sempre se coloque no lugar da outra pessoa e tente entender a situação por meio de um outro olhar.

Coloque o amor em primeiro lugar: relações distorcidas precisam de uma dose extra de amor. Precisamos deixar o orgulho de lado e permitir que o amor transborde. Afinal, ele é o melhor caminho para solucionar a maioria dos problemas.

Façam atividades juntos: a correria do dia a dia, pode nos deixar no modo automático. Por isso, é extremamente importante planejar atividades que todos os membros possam fazer juntos, independentemente da idade. Pode ser um momento para leitura, jogos com as crianças ou até mesmo jardinagem. O importante é unir a família.

Você também pode gostar

Viva com presença: a vida passa depressa para os que estão distraídos. Aprecie cada momento; afinal, a felicidade reside na simplicidade e nos atos mais singelos. Você sempre pode recorrer a exercícios de respiração, eles ajudam a se manter em equilíbrio e com foco no presente.

Evite ao máximo discussões e brigas: dentro de um lar, palavras ofensivas e discussões trazem um grande mal-estar e sugam as boas energias. Busque se autoanalisar e prefira continuar a conversa quando todos os envolvidos estiverem mais calmos e centrados. Assim, possíveis brigas são evitadas, e todos são beneficiados.

Saiba perdoar e pedir desculpas: essa é, sem dúvidas, a dica mais importante de todas. A nossa essência é imperfeita, iremos errar e, uma hora ou outra, podemos nos magoar. Portanto saber pedir desculpas é imprescindível, bem como, conseguir perdoar. Só assim, uma família terá um lar de harmonia e paz.

Não importa o tamanho do seu lar e da sua constituição familiar, a harmonia estará presente se houver uma combinação de crenças e ações. Ou seja, se as preces e orações forem verdadeiras e constantes, e se as ações dos membros forem condizentes com os ensinamentos de Deus. Esperamos que, por meio deste texto, tenhamos conseguido te inspirar e apresentar bons caminhos, para que você possa construir o seu lar de harmonia.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br