Autoconhecimento

Seja mais legal com as pessoas

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Em um mundo em que cada vez precisamos de mais solidariedade e empatia, nos descobrimos, muitas vezes, longe destes princípios básicos. A cada dia nos deparamos com notícias e situações que nos fazem questionar a humanidade das pessoas e nos deixam mais distantes da harmonia e da felicidade. Para tentar ajudar, partimos do princípio que cada um tem que fazer a sua parte e separamos abaixo uma série de gentilezas que, sem dúvida, farão o seu dia e de mais alguém muito melhor. Pratique!

Sorria

Ao se relacionar com qualquer pessoa durante o dia ofereça seu melhor sorriso a ela. O bom dia aos colegas de trabalho, perguntar o preço em uma loja, pagar a conta na hora do almoço e até mesmo passar pela catraca do ônibus. Todas essas ações ficarão muito mais simpáticas e gentis se você der um sorriso quando falar com as pessoas. Pode perceber que, automaticamente, surgirá um sorriso do outro lado da conexão.

Ajude nas tarefas domésticas

Essa só não vale se você morar sozinho. Caso contrário, em qualquer divisão de moradia, a colaboração é bem-vinda. Principalmente se você ainda mora com seus pais, não venha com essa de que sua mãe fica em casa o dia todo e é obrigação dela. De repente, o trabalho doméstico é mais cansativo que o seu, e oferecer ajuda é um dever e uma gentileza muito apreciada.

No transporte público

Se você usa transporte público sabe o perrengue que é conseguir sair ileso a um ônibus ou trem lotado. As pessoas já estão em uma situação estressante por si só, então, não custa nada respirar fundo, tentar manter a calma e ser gentil. Ofereça sempre o lugar a alguém que aparentar necessitar mais que você, se ofereça para carregar bolsas e sacolas se estiver sentado e, principalmente, não fique no meio do caminho atrapalhando a passagem!

Ajude as pessoas

Vale tanto para pessoas perdidas em busca de informação como para os coitados dos pesquisadores que te abordam no meio da rua. Sim, eu entendo a pressa e que esse tipo de abordagem pode ser um pouco inconveniente. Mas use sua empatia e coloque-se no lugar deles só por um instante. Ao menos uma resposta sincera seguida de um “obrigado” eles merecem, não é mesmo?

Faça trabalho voluntário

O voluntariado é uma forma de ajudar o próximo e a si mesmo. Geralmente, a energia trocada com pessoas que precisam de nossa ajuda é tão grande que você terá benefícios muito maiores do que o de um trabalho remunerado. Separe um tempo da sua semana para se dedicar a alguma ação importante e sinta essa mágica!

Deixe as coisas como encontrou

Se usou o banheiro e ele estava limpo, deixe exatamente assim quando sair. Se pediu uma caneta ou qualquer outra coisa emprestada, devolva. Se tirou do lugar, coloque de volta. Se sujou, limpe. Se desarrumou, arrume. Uma das leis básicas para o bom convívio entre as pessoas é a organização, faça a sua parte.

Distribua gentilezas

As ideias acima são apenas uma minúscula parcela das coisas que podem te fazer ser mais legal com as pessoas. As gentilezas possíveis são inúmeras e geralmente não nos dão trabalho nenhum. Pense que agindo desta maneira você desperta o que há de melhor no outro, e na próxima você pode ser alvo de uma gentileza que mudará seu dia. Aposte nisso e distribua a maior quantidade de ações positivas por aí!


Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]