Saúde Integral

Mantenha o seu cérebro ocupado e fique mais saudável

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O cérebro é uma estrutura complexa que comanda os pensamentos, emoções, memória e inteligência. Como tudo no corpo, ele envelhece e o declínio dele começa aos 27 anos, segundo o pesquisador Timothy Salthouse, da Universidade da Virgínia (EUA). O cientista explica que o auge cerebral é aos 22 anos, mantém-se estável até os 27 e aos 30 perde algumas funções.

Envelhecimento cerebral

Quem passou dos 27, entretanto, não deve entrar em pânico, Salthouse esclarece que a fala se desenvolve até os 60 anos. Porém, é sabido que a degeneração cerebral causa deficiência dos neurônios, fator que é porta de entrada para enfermidades como o Alzheimer, uma das doenças neurodegenerativas mais comuns que causa perda da memória recente, alterações de personalidade e dificuldades para coordenar movimentos.

Cérebro ocupado = cérebro saudável

Para ter um cérebro saudável é preciso mantê-lo ocupado, conforme estudo da Universidade do Alabama (EUA) realizado com 300 pessoas entre 50 e 89 anos. Os pesquisadores concluíram que nos voluntários mentalmente ativos o poder de raciocínio, memória, processamento e vocabulário era maior.

Embora o estudo não seja conclusivo, se o simples fato de manter o cérebro ocupado já melhora as condições do órgão, os pesquisadores aconselham a manter uma vida ativa, pois quando o cérebro é exposto a informações e situações diferentes, são criadas novas redes neurais, ativando áreas do cérebro que não eram muito usadas.

Como manter o cérebro ativo?

Existem vários exercícios para manter o cérebro ativo, separamos 4 para você começar hoje mesmo:

1. Faça exercícios físicos, para estimular a liberação de endorfinas e serotonina, neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar.

2. Aprenda um idioma, tocar um instrumento ou qualquer coisa que tenha vontade de estudar.

3. Quando ler uma palavra, encontre mais cinco que comecem com a mesma letra.

4. Mude o trajeto que faz para o trabalho ou escola.

O cérebro também precisa de exercícios para ser saudável. O que você faz para cuidar desse órgão tão importante? Conte para a gente.


Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]