Autoconhecimento

Será que existe segredo para ser feliz?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Não existe uma fórmula certa para ser feliz, às vezes a pessoa pode ter tudo e não encontrar a felicidade, ou então, não ter nada e ainda assim se sentir o mais feliz do mundo, sem o nada para se preocupar.

Felicidade nada tem haver com o que se tem, é um estado de espírito, o que você faz para se sentir bem, independente dos fatores que te rodeiam. Mente e alma em harmonia colaboram para o bom funcionamento do seu corpo e de toda energia que emana a sua volta.

Ser feliz não quer dizer que você não terá problemas, ou que não haverão momentos tristes, mas sim saber administrá-los sem deixar que afetem sua vida de maneira a te colocar pra baixo ou desestimulando-o.

Separamos algumas dicas que ajudam a cultivar coisas boas, em busca dessa tal felicidade:

Faça o bem

Tem uma música do rapper Slim Rimografia que diz “faça o bem e se sinta bem”, isso é a mais pura verdade. Doar alguma coisa, seja material ou não, como por exemplo roupas, seu tempo ou sua atenção,  faz sentir-se bem por poder ajudar alguém que precise. Além de mostrar que existe problemas mais sérios e maiores do que o seu.

Agradeça o que se tem

Reserve um momento no seu dia para pensar em tudo que têm. Agradeça por aquilo que já conquistou e não se lamente pelo que ainda não veio. É importante ter ambição, mas não podemos apenas estar sempre querendo melhorar e nunca valorizar o que temos. Devemos ser gratos pelo que é possível agora.

Você vai rir… Sem perceber, felicidade é só questão de ser! 

Marcelo Jeneci

Pratique atividades física

É comprovado que quando praticamos atividades física nosso corpo libera endorfina, substância natural produzida pelo cérebro, que gera uma sensação de prazer e bem estar, reduzindo sintomas de estresse e ansiedade.

Veja o lado bom das coisas

Como dissemos antes, uma vida feliz não quer dizer que não haverão momentos tristes, porém, sentir pena de si mesmo e ficar remoendo os fatos não melhora a situação e, muito menos resolve o problema. Não permita que a negatividade não lhe deixe enxergar o lado positivo das coisas, saiba sobreviver às dificuldades e não vivê-las intensamente.

Experimente, arrisque, ouse

Explorar novos aprendizados nos estimula, renova nossa energia e mexe com nossas emoções. É bom vivenciarmos novas experiências, estarmos abertos para novos saberes, conhecer gente nova, descobrir mundos diferentes do nosso.

Não ligue para que os outros falam

shutterstock_274577882É claro que críticas construtivas nos ajudam e fazem crescer, porém, se não for essa a intenção, ignore, não dê importância ao que os outros vão pensar ou falar de você, fofocas e provocações só servem para nos colocar pra baixo.

Cultive laços

Dar e receber carinho é muito bom, saiba valorizar as pessoas que estão ao seu redor. De certo, haverão momentos que você estará sozinho, mas é importante ter pessoas que podemos contar sempre.

Ame-se muito

Ninguém pode fazer mais por você do que você mesmo. Cuide da sua saúde e bem estar, busque atividades que lhe façam bem. Divirta-se, permita-se momentos de prazer. Valorize suas qualidades, sua aparência, acima de tudo, ame-se muito, do jeitinho que é.

O essencial é focar suas energias em coisas que te façam bem, então ser feliz será apenas uma consequência!


  • Texto escrito por Carolina Peixoto da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]