Autoconhecimento Sagrado Feminino

Arquétipo das Deusas e as fases da lua

Juliana Luz
Escrito por Juliana Luz
Toda a natureza, as marés, o plantio, os animais e também nosso ciclo menstrual são influenciados pelas fases da lua. Cada fase lunar nos traz aspectos fortalecedores e desafiadores sobre nossa própria personalidade, oscilações de humor, energia, libido e produtividade. Somos cíclicas, assim como a lua, e o conhecimento sobre essas influências nos traz autoconhecimento e autonomia.

A lua, como sabemos, possui quatro fases: crescente, cheia, minguante e nova. Essas fases são associadas às quatro fases da Deusa: donzela, mãe, feiticeira e anciã.

Lua crescente e a Deusa Donzela

fases da lua

Essa fase corresponde a nossa fase pré-ovulação e é associada à primavera, já que, assim como a lua, a energia é crescente, também a libido, a criatividade e a feminilidade. Fase ideal para iniciar novos projetos e experiências, a vitalidade física e mental fortalece a independência e a coragem. Essa fase corresponde a parte ativa de nosso ser, fase de semear. A ação é o que move a donzela.

Lua cheia e a Deusa Mãe

Neste aspecto a lua chega ao seu ápice, a fase corresponde ao nosso período de ovulação. O arquétipo da grande mãe, cuidadora, protetora e acolhedora se manifesta com muita intensidade nessa fase. É o momento de nutrir, seja um projeto, um sonho, um jardim ou uma rica refeição.

É o momento da colheita e corresponde ao verão, a energia sexual está no ápice, assim como a feminilidade. Menos ativa que na fase donzela, aqui espalhamos energia e luz ao mundo, assim como a lua cheia. Nutrir é o fundamental para o arquétipo da mãe.

Você também pode gostar:

Lua minguante e a Deusa Feiticeira

fases da lua

Essa é a fase lunar mais desafiadora para a maioria das mulheres, pois corresponde à fase da TPM (tensão pré-menstrual) ou como eu prefiro dizer TPM – tempo para mim. Nessa fase é comum começarmos a nos recolher um pouco mais, ficarmos mais introspectivas e encararmos as nossas sombras de frente para que, assim, elas sejam transformadas na próxima Lua.

Nesse período a distância entre o consciente e o inconsciente fica menor e isso nos dá a oportunidade de trazermos para a luz a nossa escuridão e, desta forma, curarmos e acolhermos nosso lado sombrio. A fase da Deusa Feiticeira está associada ao outono.

Assim como a natureza, é importante deixarmos ir as folhas que já caíram, um momento de grande evolução e autoconhecimento. Nessa fase estamos mais conectados com a natureza, com a magia e com o oculto. Para a Deusa Feiticeira, recolher-se é essencial.

Lua nova e a Deusa Anciã

Nessa fase a Deusa vem como uma bruxa, senhora dos mistérios e da sabedoria e também Deusa da Vida, da Morte e da Cura. Corresponde ao nosso período menstrual. Essa fase lunar é relacionada ao inverno, em que o isolamento e o recolhimento são necessários para que as grandes transformações internas ocorram.

É a fase lunar do desapego, em que tudo aquilo que não nos cabe mais precisa ser limpo e transformado. Assim como na natureza, no inverno os animais se recolhem e o silêncio é profundo.

Também é necessário nos aprofundarmos dentro de nosso ser para que possamos renovar a energia para os próximos sonhos, projetos e realizações que crescerão com a próxima Lua. Transformar é o que rege a fase da Deusa Anciã.

Observe-se, conheça-se e transforme-se!

Sobre o autor

Juliana Luz

Juliana Luz

Nutricionista, terapeuta holística e astróloga. Atende em consultório com aconselhamento terapêutico, é facilitadora de cursos de gastronomia saudável, nutrição energética, autoconhecimento, ginecologia natural e círculos de mulheres, sendo uma das idealizadoras do projeto “Lua Azul - Despertar do Feminino”.

Pioneira em Nutrição Energética no Brasil e uma das sócias da empresa Cozinha da Iaiá – Geleias Terapêuticas .

Difunde a ideia de que o alimento nutre, não somente o corpo físico, como também fortalece a alma, por meio do equilibro físico, emocional e energético.

Contatos:

E-mail: [email protected]
Facebook: Cozinha da Iaiá | Julliana luz | Julliana Luz Terapeuta
Instagram: @cozinhaiaia | @jullianaluz_terapias
Celular : 11 9 4811 9149 (WhatsApp)
Site: www.nutricaoenergetica.com.br (Em breve)