Astrologia Astronomia

Significado da Lua no Mapa Astral

Imagem noturna de um lindo céu com uma lua bem bonita sobre o mapa astral trazendo os 12 signos do zodíaco.
Chonlakon Chairoij / 123RF
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A Astrologia é um estudo milenar que atravessa a história da civilização humana e tem seus primeiros registros documentados desde os primeiros povos. O mapa astral é, basicamente, um registro preciso das movimentações dos planetas no momento em que nascemos. E de que forma tais fluxos energéticos puderam e podem contribuir com o nosso processo de desenvolvimento pessoal.

A leitura de um mapa astral se divide em pontos diversos que fazem conexão com planetas, signos, elementos, casas astrológicas entre outros aspectos que causam influências que se refletem em experiências. Cada um simboliza sua função, suas lições, seus aprendizados, seus temas a serem trabalhados, ou seja, é uma ferramenta complementar de grande ajuda para quem está na busca por autoconhecimento.

Em relação a observações mais importantes na interpretação de um mapa astral, a Lua é considerada uma das protagonistas ao lado do Sol e ascendente, pois é ela quem fala das emoções e da maneira de nos expressarmos e demonstrarmos sentimentos. É herança ancestral, do passado, do ambiente doméstico, dos hábitos que cultivamos, dos ciclos e do jeito como nos relacionamos com a nossa mãe.

Além de caracterizar a figura materna, a ligação da Lua é com tudo aquilo que nos nutre e com o modo como absorvemos o alimento. De acordo com o signo localizado nela, tem-se uma relação de mensagens e informações arquetípicas que revelam o nosso lado sentimental e como nos manifestamos nessa área. Confira características breves da Lua de cada signo e veja o que ela revela!

Imagem da Lua no Mapa Astral do signo de áries.
Chonlakon Chairoij / 123RF

Lua em Áries: Extremamente focada em si mesma, a pessoa com a Lua em Áries coloca muita força e energia em tudo o que faz, principalmente no trabalho. Destemida e de coração sensível, não gosta de se sentir inferior, é apressada, necessita que suas conquistas cheguem rapidamente e precisa se sentir admirada e apreciada.

Lua em Touro: De elemento terra, essa Lua demanda estabilidade, conforto e segurança. A pessoa com Lua em Touro tem dificuldades com mudanças, é bastante possessiva, mas muito fiel aos que ama, sendo muito acolhedora e maternal. O emocional é forte e estável, mas, em situações de pressão, pode apresentar quadros de teimosia e racionalidade.

Lua em Gêmeos: Multifacetada, essa Lua é impulsiva e inquieta, pois está sempre fazendo diversas coisas simultaneamente e seu emocional é muito inconstante por causa disso. Gêmeos analisa e racionaliza demais o que sente, por isso a confusão mental. Devido ao seu grau alto de curiosidade, ela se move em direção às aventuras.

Lua em Câncer: O sentido de proteção é o que marca essa Lua vulnerável e sensível, representada pelo signo que simboliza a mãe no zodíaco. Protetora, atenciosa, carinhosa e com o emocional passível de ser abalado, essa Lua necessita de segurança. Quem tem Lua em Câncer, geralmente é apegado à família e ao lar.

Imagem da Lua no Mapa Astral do signo de leão.
Chonlakon Chairoij / 123RF

Lua em Leão: Segura, autoconfiante e decidida, essa Lua é altiva, alegre e engraçada. Gosta de se sentir única, odeia ser deixada de lado, porém é generosa e de um espírito altruísta inigualável. Nascidos com Lua em Leão costumam ser determinados e idealistas, por isso carregam a fama de teimosos, orgulhosos e intolerantes.

Lua em Virgem: Analítica, a Lua em virgem examina seus sentimentos, detalhadamente, pois exige muito de si. É generosa com os outros, mas quando é para ela a luta com a falta de confiança é enorme. Ademais, busca a valorização daquilo que faz e sofre por se cobrar demais. Reservada, compartilha o que sente apenas com quem confia.

Lua em Libra: Totalmente avessa à conflitos e confrontos, essa Lua adora agradar todos e, por ser muito dependente no campo afetivo, está sempre em busca de um companheiro. É gentil, educada, amistosa, amiga, comunicativa e muito ponderada. Além disso, gosta de receber manifestações de carinho para que se sinta segura, pois, caso contrário, pode demonstrar ciúmes.

Lua em Escorpião: Emocional, intensa, ciumenta e introspectiva, essa Lua se mostra inteiramente resiliente devido à sua grande capacidade de regeneração. No lado negativo, ela sofre com o medo de ser abandonada, tem forte propensão a paranoias e a desconfianças devido ao ciúme e à possessividade aflorada nesse signo.

Imagem da Lua no Mapa Astral do signo de sagitário.
Chonlakon Chairoij / 123RF

Lua em Sagitário: Desbravador, quem tem Lua em sagitário sonha com um mundo melhor, é espirituoso, positivista e necessita de motivação para usar sua energia. Independentemente, faz o que quer e quando quer e odeia ser cobrado, principalmente no sentido emocional. Gosta da liberdade, de mudanças, de atividades ao ar livre e não suporta viver isolado.

Lua em Capricórnio: Atenciosa, cuidadosa e muito aplicada, essa Lua precisa se sentir no controle das situações, caso contrário se enfraquece. Pode ser autoritária e insegura, mas é moderada e decidida. Contida, organizada e responsável, a Lua em Capricórnio indica indivíduos que trabalham arduamente e que gostam de se sentir úteis.

Lua em Aquário: Nada tradicional, essa Lua foge dos padrões e é extremamente independente. É um tanto imprevisível, indiferente e desapegada, colocando os amigos sempre em primeiro plano em vez do romance. Futurista, humanitária, criativa e sociável, a Lua em Aquário se divide em frieza e altruísmo.

Lua em Peixes:

De uma sensibilidade profundamente aguçada, vive no verdadeiro “mundo da Lua”, pois tem propensão à fantasia. Por ser empata, acolhedora e solidário com quem se aproxima, acaba absorvendo as energias de todos a sua volta. Pessoas com essa Lua costumam ser artísticas, gostam do místico e de se envolver com o que é esotérico.

Você também pode gostar

Como a Astrologia apresenta uma vastidão de conteúdos e de conhecimentos extensos, análises como a da Lua costumam ser mais abrangentes quando há o auxílio de um mapa astral, compreendido pela observação de um astrólogo ou de curiosos que estudam os mistérios e as conjunturas dos astros. Para quem deseja ir além nos estudos, vale o aprofundamento.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]