Astronomia

Lua minguante: tudo o que você precisa saber sobre essa fase

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Cientificamente falando, o quarto minguante – uma das fases da Lua – ocorre quando o ângulo Terra-Lua-Sol é praticamente reto, de forma que enxergamos somente metade do disco lunar durante o período em que a parte que fica iluminada diminui de modo progressivo. Explicando de forma mais detalhada: no Hemisfério Norte, a Lua possui a metade esquerda iluminada, praticamente como a letra C, e a metade direita, no Hemisfério Sul, ilumina-se durante a fase minguante, como se fosse a letra D. A Lua Minguante é a última fase do ciclo lunar e pode ser o momento ideal para renovar ciclos. Nesta fase é possível observar a Lua nascer exatamente à meia-noite e se pôr ao meio-dia.

Para quê serve a Lua Minguante? O que se pode fazer nela?

Na antiguidade, as pessoas observavam o impacto que as fases da Lua tinham sobre a agricultura, o mar e até mesmo sobre o humor dos seres. Todas essas informações sobre os efeitos da Lua estão presentes na base da Astrologia. Cada uma das fases lunares serve para algo em específico, e quem vive nos campos e possui um contato maior com a natureza consegue ter essa percepção, diferentemente daqueles que moram nas cidades e centros urbanos, onde a vista desse satélite tão precioso foi completamente perdida. Todos aqueles que conseguem perceber as fases da Lua sabem que ela mostra de forma clara o tempo de plantar, o de colher, o de arriscar e o de retrair.

Imagem da lua minguante no céu.
Imagem de Leonardo Léo por Pixabay 

A Lua Minguante claramente representa um encerramento de ciclo e a preparação de um ciclo novo. Sendo assim, essa fase possui grande influência na vida de pessoas que querem limpar os seus caminhos, deixar para trás o que lhes atrapalha e dar início a uma nova etapa na sua vida. É o momento perfeito para se desfazer e se desligar de cargas negativas, pois as forças que a Lua Minguante exerce fazem com que as energias ruins percam a força e tornam o processo de desligamento de certas situações mais simples e menos pesado.

Você também pode gostar

Nesta fase, você pode fazer uma autoanálise profunda e parar um pouco para refletir sobre o que você realmente quer para o futuro. A Lua Minguante traz a sensação de limpeza, então você precisa recuperar as forças para as novas oportunidades e situações que podem vir com a Lua Nova.

Imagem da lua minguante vista à noite.
Imagem de Stuart Zintilis por Pixabay 

Qual é a influência dela sobre as pessoas?

Promovendo a sensação de leveza, é possível sentir que facilitar é mais fácil do que problematizar para entender. Não que na Lua Minguante um indivíduo não buscará o entendimento de tudo, mas ele terá foco em si mesmo e encontrará meios mais simples de tomar as próprias decisões. Se durante as outras fases a vida foi conturbada e repleta de planejamentos que não acrescentaram nada positivo na sua jornada, agora é a hora de se desfazer de tudo o que lhe prende e planejar de forma tranquila novos objetivos para serem traçados. É chegada a fase de inspirar, expirar e seguir em frente!

Lua Minguante.
Imagem de amauri64 por Pixabay 

Quais energias a Lua Minguante traz para os seres humanos?

Renovação! Força! Calmaria! Não é hora de se preocupar, mas de se recompor! Retomar o fôlego perdido ou quase perdido para recomeçar! A fase energética desta fase da Lua vibra grandes sintonias para que as pessoas possam se livrar de tudo o que é ruim e pesado. A energia não é de impulsionar novos planos, mas de replanejar tudo e iniciar com clareza o novo ciclo que chega.

Na Lua Minguante, renove as suas forças e deixe para trás o que te prende e não te deixa seguir. Renove-se!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]