Ervas e Chás Floral Receitas

Significado de Flor de Maracujá: conheça o simbolismo e suas propriedades medicinais

Quem sente o gosto azedo ao comer a fruta do maracujá não imagina que a sua flor está cercada de doces simbolismos. A flor de maracujá traz diversas propriedades e benefícios espirituais e está intimamente ligada ao sentimento da paixão. Leia este artigo para entender melhor qual é o significado de flor de maracujá!

Além de beleza e aromas, as flores apresentam significados profundos que podem ser interpretados por diversas culturas e tradições. Apesar de o maracujá nos remeter àquela fruta com o gosto azedo, o significado da flor de maracujá pode ser mais doce do que você imagina.

Neste artigo, você mergulhará pelos simbolismos que essa espécie de flor representa e também irá saber para o que serve a flor de maracujá. Acompanhe com a gente!
Qual o significado da flor de maracujá?

Originada do continente americano, a flor que também é conhecida como passiflora faz jus ao significado do seu nome. Em inglês, traduzimos o maracujá como “passion fruit”, que significa “fruta da paixão” — o significado da flor de maracujá é, portanto, tão literal quanto parece.

A linda flor de maracujá, ilustrada com pétalas de cor púrpura, é a flor que representa a paixão ardente e diversas emoções intensas que podemos experienciar.

Como a flor foi descoberta por missionários europeus em sua jornada pelo continente americano, suas cores quentes também foram associadas por eles ao sangue derramado de cristo. Portanto, a flor também é conhecida por muitos como “Flor de Cristo”, trazendo o seu significado para esse campo religioso.

Para os jesuítas europeus, a América era vista como um “paraíso”. O fato de o maracujá brotar de uma terra com tanta beleza natural foi interpretado por eles como se Deus estivesse reproduzindo a beleza paradisíaca em forma de flor.

Veja também o significado da flor de maracujá nos seguintes aspectos:

  • Amizade: os amigos podem ser associados ao maracujá por serem o toque de frescor em nossas vidas. Ele também representa a ideia de apoiar e nutrir as companhias que estão ao nosso redor.
  • Amor: no contexto romântico, o maracujá representa o amor profundo e intenso, também capaz de causar uma ebulição de emoções.
  • Família: assim como a fruta do maracujá, a família é formada por elementos que cercam uma polpa protetora.

Flor de maracujá na espiritualidade: simpatias e rituais

Flor de maracujá
Paul Berry de Getty Images / Canva

A associação da flor de maracujá com o sangue de Cristo é o que mais a aproxima da espiritualidade. Com uma beleza intrigante e simbologia rica, essa flor tem fortes influências no campo espiritual, com capacidade de provocar conexões interiores.

Entre os símbolos espirituais que acompanham essa flor, estão a renovação espiritual, pela flor ser associada à transformação e passagem de ciclos; à contemplação interior, pois os detalhes físicos da flor podem ser interpretados como pontos focais para meditação e reflexão; e à busca pela paixão, como induz o significado central da flor.

Simpatia com flor de maracujá para despertar o amor

No contexto amoroso, a flor tem uma influência ainda mais poderosa. A flor de maracujá também possibilita o despertar do amor e o desejo através de uma simpatia simples de ser realizada. Confira o passo a passo:

Colha uma flor diretamente de um pé de maracujá;
Acenda um incenso de anis e passe sua fumaça ao redor da flor;
Guarde essa flor junto de suas roupas íntimas e mantenha ela lá até surgir os primeiros sinais de conquista da pessoa que você deseja.

Benefícios da flor de maracujá

Cuidados com a pele
John Tekeridis de Pexels / Canva

Além de bela e rica em significados, a flor de maracujá conta com benefícios significativos para a sua saúde, sabia? Confira cada um deles:

  • Reduz o estresse: conhecida como relaxante natural, a flor possui uma atuação importante na redução de níveis de estresse e ansiedade.
  • Ajuda no tratamento da insônia: tanto o fruto quanto a flor de maracujá são ricos em substâncias sedativas, mesmo que leves, responsáveis por melhorar a qualidade do sono para as pessoas que enfrentam dificuldades para dormir.
  • Age como antioxidante: a flor de maracujá contém propriedades antioxidantes, como a vitamina C e E, ajudando a reduzir o risco de doenças crônicas.
  • Alivia espasmos musculares: por ter substâncias que acalmam os músculos, as folhas de maracujá são capazes de diminuir espasmos e contrações da musculatura lisa.
  • Cuida da pele: extratos da flor de maracujá podem ser encontrados em fórmulas cosméticas que possuem benefícios antioxidantes e hidratantes para a pele.

Como consumir a flor de maracujá

Bateu a curiosidade de saber como consumir a flor de maracujá e aproveitar cada benefício que ela oferece para sua saúde? Veja essa lista de formas de consumo da flor:

  • Chás;
  • Cápsulas;
  • Soluções líquidas;
  • Velas aromáticas;
  • Fórmulas cosméticas.

Receitas com flor de maracujá

Chá de maracujá
rimmabondarenko / Canva

O chá de flor de maracujá é a melhor e mais viável opção para você que deseja desfrutar dos benefícios da flor, principalmente os que estão ligados à redução de estresse e ansiedade. Segue o passo a passo para preparar o seu chá:

Ingredientes:

  • Água: 1 xícara (quente);
  • Açúcar a gosto;
  • Flores de maracujá: 1 colher de sopa com as flores picadas.

Passo a passo:

  1. Ferva 1 xícara de água;
  2. Despeje a água quente e adicione as flores de maracujá;
  3. Deixe descansar por 5 minutos;
  4. Adicione açúcar a gosto.

Tabela nutricional da flor de maracujá

Confira abaixo o valor nutricional equivalente a 2g do chá de flor de maracujá:

VALOR CALÓRICO0 KCAL
CARBOIDRATOS0g
PROTEÍNAS0g
GORDURAS TOTAIS0g
GORDURAS SATURADAS0g
FIBRA ALIMENTAR0g
SÓDIO0mg

Contraindicações da flor de maracujá

Apesar de ser saudável, a flor de maracujá possui algumas contraindicações que devem estar no seu radar ao consumir a passiflora. É contraindicado o consumo caso:

  • Você tenha alergias a alguma substância presente na flor;
  • Esteja grávida ou amamentando;
  • Esteja consumindo a passiflora com algum medicamento sedativo ou que afeta o sistema nervoso;
  • Você tenha sensibilidade gastrointestinal, já que a flor de maracujá apresenta acidez.

Além desses casos, também não é recomendado consumir a passiflora com bebidas alcoólicas.

Uma flor bela, saudável e apaixonante

Maracujá
SGAPhoto de Getty Images / Canva

A flor de maracujá é uma verdadeira joia da natureza, não só pela sua beleza, suas cores vibrantes e todos os detalhes que desenham essa linda flor, mas também pelos simbolismos, significados importantes de ser analisados e, principalmente, pela sua atuação e influência positiva na saúde mental e física.

Você também pode gostar:

Gostou do conteúdo? Não deixe de compartilhar o artigo e espalhar tudo o que você aprendeu sobre a flor de maracujá hoje!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br