Autoconhecimento Educação

Simplifique a sua vida – Menos distração, mais intenção

Andreia Howell
Escrito por Andreia Howell
Em uma sociedade que oferece incontáveis opções de distrações em diversos assuntos e para diferentes faixas etárias, torna-se bastante difícil encontrar tempo cronológico e mental para focar no que realmente alimenta a nossa alma, nos faz feliz e encontrar a tão almejada paz. Sem considerar a desordem na vida financeira que todas essas opções e falta de intenção provocam.

Será que esse ciclo de distração que vem expandindo com o avanço da vida moderna vem roubando nós de nós mesmos? De termos a vida que realmente gostaríamos para vivermos uma expectativa externa?

Mundo interior e mundo exterior

Para navegar de forma clara e intencional, eu classifico a existência de duas polaridades, a intenção interior e as distrações exteriores. Grande parte do nosso tempo e energia são dedicados às distrações exteriores, o que impede de vivermos de forma plena e em harmonia com o ambiente e as pessoas que nos cercam, assim como nos levam a uma utilização bastante ineficaz de nosso tempo e energia vital.

As distrações do nosso dia a dia afetam diretamente a nossa qualidade de vida a curto, médio e longo prazo e em última instância a direção em que ela caminha sem que tenhamos colocado a nossa verdadeira intenção.

“Pureza e simplicidade são duas asas com as quais o homem se eleva sobre a terra, assim como toda a natureza temporária.”

– Thomas à Kempis.

Para dar início ao processo, fica aqui uma lista com 5 medidas para simplificar a sua vida:

1. Reduza as posses materiais – Excesso de posses materiais complicam as nossas vidas em um grau muito maior do que percebemos, elas drenam a nossa conta bancária, a nossa energia e a nossa atenção. Nos impedem de amar e de viver uma vida baseada em nossos valores. Se você investir o tempo para remover bens não essenciais de sua vida, você não se arrependerá.

2. Tempo gasto na frente da tela – Centrar sua atenção na televisão, filmes, jogos de vídeo e tecnologia, afeta sua vida mais do que você pensa. A mídia reorganiza os seus valores, começa a dominar a sua vida e tem um impacto profundo em sua atitude e outlook. Infelizmente, quando você vive nesse mundo em uma base consistente, você nem percebe como ele está impactando em sua vida. A única maneira de realmente perceber o quanto influencia a sua vida, é desligá-los ou reduzi-los de forma significativa.

3. Compromissos – Costumamos preencher os nossos dias com trabalho, compras, compromissos sociais, atividades religiosas, passatempos, eventos comunitários, etc. Sempre que possível, liberte-se de atividades que não estão em conformidade com os seus reais valores. Valorize o seu tempo e utilize-o de forma intencional.

4. Seus objetivos – Reduza os seus objetivos para um ou dois. Ao reduzir o número de metas, você ficará mais focado e terá sucesso. Faça uma lista do que você quer realizar e escolha as duas mais importantes. Quando alcançá-los, adicione outro.

5. Multitarefa – Pesquisas indicam que a multitarefa aumenta o estresse e reduz a produtividade. Enquanto a tarefa única está se tornando uma arte perdida, aprenda a lidar com uma tarefa de cada vez. Faça isso bem. E quando estiver completo, vá para a próxima.

Uma vez que problemas e obstáculos fazem parte da vida, eu arrisco dizer que quando você tem uma vida intencional, surge em conjunto o “benefício de escolher” suas inconveniências, ou seja, ter em mente os aspectos desagradáveis de cada escolha e aquilo que você quer lidar ou não, custo X benefício.

Sobre o autor

Andreia Howell

Andreia Howell

Meu nome é Andreia Howell, morei na Austrália e há 10 anos moro nos Estados Unidos com meu filho e marido onde prático uma vida Intencional através do Homeschooling/Unschooling, de uma alimentação limpa, simples e nutritiva (Plant-Based ) e tendo em mente o minimalismo em todos os aspectos da vida. Parentalidade Positiva é uma prioridade no meu dia a dia, o futuro não depende das crianças e sim dos pais dessas crianças. Graduada em Nutrição e Pós graduada em Segurança Alimentar. Apaixonada pelo Ballet Clássico desde a Infância, dei aulas no Brasil e Estados Unidos hoje prático Ballet adulto e curto as minhas Sapatilhas de ponta.

E-mail: [email protected]

Whatsapp: +1 405 600 8934