Autoconhecimento

Sinta o movimento da vida

Folhas secas penduradas em um varal em diferentes estágios.
Jaq Silva
Escrito por Jaq Silva

Você já se sentiu desgastado e cansado diante da rotina do dia a dia? Sentindo-se exausto e perdido, como se não houvesse modo algum de sair desse lugar, como se estivesse preso nas construções sociais impostas?

Muitos se sentem assim, e nesses momentos é um desafio enxergarmos com uma perspectiva maior ou pensarmos fora da caixinha. Tudo que queremos é uma solução mágica e rápida para aliviar toda essa dor, esse descontentamento.

Não há tal solução, além do trabalho em cada dia construirmos a nós mesmos, nos aprofundarmos no nosso autoconhecimento mantendo o movimento que é o estado natural da vida. Como a vida é dinâmica naturalmente tudo a nossa volta está em constante movimento, de modo que não há nada fixo, nem a rotina. Nada é tão estático que não possa ser modificado, ressignificado, trazendo mais beleza e leveza, melhorando o nosso modo de ver as experiências da vida.

Placa escrito "change".

A todo momento somos surpreendidos por inúmeros acontecimentos, porém a nossa mente tende a prendermos ao que é confortável e seguro, estável, nos levando sempre aos mesmos lugares, aos mesmos pensamentos e atos.

Diariamente estamos envolvidos por nossos pensamentos, sem consciência que se focarmos no agora podemos transformar nossa realidade.

Não só podemos, como devemos fazer um movimento diferente apenas pra contrariar e desafiar nosso mente tirando-a do lugar comum.

Devemos alimentar constante e conscientemente a nossa alegria pelos acontecimentos da vida, mais do que isso, devemos ir pelo caminho com alegria ao encontro das experiências de vida.

Placa de trânsito na beira da estrada,

Não deixemos-nos contaminar pela mente que nos mostra que tudo é sempre a mesma coisa, que nada de bom acontece, que tudo é uma chatice ou tédio, pois isso é apenas um padrão da mente que age assim para nos dar conforto, então vamos desafiá-la a pensar que o movimento é o padrão e que há conforto e segurança em a cada dia fazermos algo novo, diferente e inusitado. Pensemos que aquilo que nos deixa confortável já não é o suficiente para nossa evolução, que devemos reparar o que podemos fazer hoje para quebrar a rotina, para nos motivarmos, e alegremente irmos ao encontro das maravilhosas experiências de vida que estão a caminho.

Você também pode gostar:

O caminho da expansão da consciência é uma espiral onde estamos sempre retornando aos mesmos acontecimentos, e a cada retorno estamos um degrau acima, com uma consciência maior para sabermos interpretar e vivenciar melhor cada acontecimento. Há muito a aprender e crescer, não por acaso estamos sempre acumulando conhecimentos para colhermos o melhor que há em nós e assim retribuir ao próximo, ao mundo e universo.

Sabendo disso, é impossível acreditarmos que tudo é sempre igual ou que há rotina.

Há apenas uma nova oportunidade de refazermos o mesmo caminho com ferramentas, instrumentos diferentes, é como se estivéssemos testando nossas habilidades diante de situações que certamente contribuem para nossa evolução espiritual. Nisso está a alegria em vivermos todas as múltiplas experiências diárias que a vida nos coloca, e vamos apressadamente ao encontro delas saudando-as com alegria e celebrando a magia de viver.

Mulher jogando folhas para cima.

Não deixe que o cotidiano destrua essa magia, veja o que sua mente quer e ouça o seu ser.
Dessa combinação adquirimos mais sentido e clareza do porquê de estarmos vivendo, estamos apenas aprendendo a resolver desafios e a cada conclusão ganhamos novas habilidades para concluirmos o desafio, nos levando a novas e infinitas possibilidades, e isso é dinâmico, excitante e essencial para o que chamamos de vida. Tudo está em constante movimento sempre, então vamos no fluxo e dancemos conforme o ritmo. Nós ditamos esse ritmo, nós escolhemos a frequência e mesmo que queiramos permanecer estáticos naquilo que queremos, a vida vira e nos levará para dançar nos tirando do lugar comum, sabemos que vamos voltar e depois sairemos novamente, e assim sucessivamente até nos convencermos que estamos no movimento e que não faz mais sentido querer ficar parado, somos múltiplos e inconstantes e devemos abraçar esse movimento só por curiosidade, pois sempre podemos regressar e a cada movimento vamos ganhando e conhecendo mais lugares para retornarmos e ao mesmo tempo construindo, descobrindo outros lugares onde podemos estar, e isso é maravilhoso.Isso é parte da vida. Isso é viver.

Sobre o autor

Jaq Silva

Jaq Silva

Nesse espaço vou comentar com vocês alguns dos métodos que venho testando nessa minha jornada para me conhecer melhor e quero compartilhar com todos minha experiência.Sintam-se a vontade para comentarem e trocarem experiências. Aguardo vocês!

Email: [email protected]