Nutrição Receitas

Sorvete de vinho: Para refrescar e aquecer!

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Seriam o sorvete e o vinho dois opostos que se atraem? O sorvete foi inventado na China, enquanto o vinho foi tomado pela primeira vez no Egito. O líquido pode ser consumido gelado ou quente, mas essa opção não existe para a sobremesa. A primeira sensação ao levar a taça aos lábios é a de um calor instantâneo, enquanto o sorvete pode dar até aquela dor nos dentes, de tão gelado. E se nós tentássemos juntar os dois em um mesmo prato?

O sorvete de vinho é uma receita que teve origem na Argentina, pelas mãos de Ricardo Miranda. Atualmente, o Miranda Ice Cream é um pedido essencial para quem visita a região de Salta. É possível provar a sobremesa em duas versões: com vinho branco de uvas Torrontés, que é servido naturalmente gelado, ou com vinho tinto de uvas Cabernet, que é um pouco mais amargo.

Se você não quer esperar para ir até a Argentina, pode provar o sorvete de vinho na sua casa. Com dedicação, cuidado e amor, qualquer receita fica bem parecida com a de um(a) chef de cozinha! Confira tudo o que você precisa para elaborar essa sobremesa que aquece e refresca ao mesmo tempo!

Imagem de um pote azul de cerâmica cheio de sorvete de massa no sabo de vinho. Sobre ele várias cerejas e duas flores de margarida.
Imagem de Thanks for your Like • donations welcome por Pixabay

Ingredientes:

400ml de vinho tinto (uvas Cabernet, se for possível);
200ml de leite integral;
150g de creme de leite fresco;
2 gemas de ovo;
80g de açúcar refinado;
Canela em rama, cardamomo em sementes e cravo da Índia.

Imagem de uma travessa com uma generosa bola de sorvete de massa no sabor vinho. A bola está decorada com creme branco, bolacha wafer e confetes.
Imagem de Wolfgang Eckert por Pixabay

Modo de preparo:

Em primeiro lugar, faça uma redução com o vinho e com as especiarias. Ele deve reduzir até a metade. Deixe na geladeira até o próximo momento de utilizá-lo.

Ferva o leite integral com o creme de leite até atingir a consistência de um creme. Para encorpar, acrescente as gemas em fogo baixo e tome cuidado para não deixar ferver.

Coloque a mistura em uma bacia de gelo para interromper o cozimento. Acrescente o vinho com especiarias ao creme, cubra com filme plástico e deixe no congelador por, no mínimo, duas horas antes de servir.

Você também pode gostar

Para valorizar ainda mais os sabores do sorvete de vinho, você pode servi-lo com frutas frescas. É uma ótima sobremesa para estimular os batimentos cardíacos, controlar a pressão arterial e acalmar os nervos. Experimente!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]