Nutrição

Óleos funcionais: os benefícios do Óleo de Coco

Lembra-se daquela história de que óleos não são bons para seu organismo e que você deveria evitá-los ao máximo? Não dê ouvidos a quem lhe disser isso! Sabendo escolher o óleo, eles podem ser aliados da sua saúde e bem-estar. Existem inúmeros óleos benéficos que a natureza nos oferece, como os óleos de macadâmia, semente de abóbora, avelã, linhaça, amêndoa, castanha-do-pará, gergelim e coco.

O óleo de coco, por ser extremamente versátil e podendo ser usado até como lustra-móveis, está sendo muito falado entre as pessoas e todos querem conhecer suas ditas propriedades maravilhosas. E deveriam mesmo, pois o óleo de coco contém ação antioxidante no organismo, ajuda a controlar e reduzir o colesterol ruim, melhora o sistema imunológico, auxilia a função intestinal e ainda por cima é um ótimo hidratante para os cabelos.

Os triglicérides de cadeia média são de fácil absorção e abundantes no óleo de coco. Quando entram em nosso organismo, viram energia e auxiliam no emagrecimento saudável.

A gordura do óleo de coco extra virgem é rica em vitamina E, que contém tocotrienóis e tocoferóis e combatem a ação dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce de suas células. Contém, também, agentes que combatem inflamações e diversos tipos de infecções, sejam elas causadas por vermes, bactérias, fungos e até mesmo vírus. Os ácidos graxos láurico, cáprico e caprílico presentes no óleo possibilitam essa melhora no sistema imunológico.

Para incluí-lo em sua dieta, basta tomar de uma a quatro colheres de sopa do óleo por dia, ou então acrescentá-lo em suas receitas e saladas, pois o óleo de coco pode ser aquecido sem liberar radicais livres. Também pode ser consumido em cápsulas.

Benefícios

Oléo de coco
natashabreen / Canva
  • Ajuda na saúde cardiovascular: o óleo de coco é rico em antioxidantes, pois tem flavonóides e polifenóis. Com essa composição, seu uso têm muitos benefícios para a saúde do coração. Isso acontece porque ele tem o poder de reduzir o risco de níveis elevados de colesterol e de ataque cardíaco.
  • Melhora a imunidade: pesquisas dizem ainda que o óleo de coco aumenta a resistência a bactérias e fungos. Uma das explicações é que ele é composto por ácido láurico, conhecido por prevenir o crescimento de levedura. De certa forma, ele contribui para a imunidade porque também melhora o trabalho do intestino ao eliminar as bactérias ruins.
  • Hidrata pele e cabelo: recomenda-se o seu uso para os cabelos, pois é um excelente hidratante capilar. Ele fortalece os fios do cabelo. Para fazer um tratamento com óleo de coco, você pode utilizar cerca de três colheres de sopa. Aqueça um pouco e, quando estiver morno, basta aplicar nos cabelos e deixá-los cobertos com touca por, pelo menos, duas horas. O resultado é fantástico. Para a pele é bom porque vai auxiliar no controle da oleosidade, além de deixar a pele macia e hidratada. Experimente! E você também poderá passar no corpo todo.
  • Ajuda a emagrecer: não basta apenas usar óleo de coco. Se quiser emagrecer é preciso também cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos. Eles também estão na lista. Mas, segundo especialistas, é preciso tomar de duas a quatro colheres de sopa de óleo de coco por dia para ajudar a emagrecer. A dica é começar consumindo uma colher ao dia para depois ir aumentando, ainda mais quando a pessoa não está acostumada. Ele atua no organismo ajudando a queimar a gordura.

Você também pode gostar:

Outras maneiras de utilizar o óleo de coco

  • Hidratação da pele do rosto e corpo;
  • Remoção de maquiagem dos olhos;
  • Cicatrização de feridas;
  • Alívio de queimaduras e picadas de insetos;
  • Hidratação dos cabelos;
  • Combate piolhos;
  • Ameniza estrias;
  • Combate a acne;
  • Lustra-móveis;
  • Como loção pós-barba;
  • Combate a caspa;
  • Ação antirrugas.

Os benefícios são inúmeros, vão desde a melhora no sistema digestório, até a uma melhora na absorção de cálcio para seus ossos e dentes. O óleo de coco pode se tornar seu aliado dos pés à cabeça!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br