Convivendo

A imaginação e a sabedoria de vida por trás das boas histórias

Amanda Magliaro
Escrito por Amanda Magliaro

Você alguma vez já leu um livro que mudou a sua vida? Já se perguntou como isso aconteceu? Já parou para pensar que, se um livro pode mudar a sua vida, por que não o mundo? A leitura é um hábito que envolve diversos benefícios, todos sabemos, mas ela trabalha com algo muito pouco explorado: a imaginação.

Quando está lendo uma história, você imediatamente imagina todo o cenário e os personagens e, conforme ela vai se desenvolvendo, você vai se envolvendo, tudo por causa da sua imaginação. As palavras te guiam, mas é ela que te move. Sim, a imaginação é uma incrível fonte de criatividade, mas ela vai muito além disso.

Open old book, light from above. Fantasy, imagination, education concept. Vintage mood.

Uma boa história te envolve, você se identifica com algum personagem e, quando isso não acontece, através do poder das palavras, você observa outros pontos de vista e até se põe no lugar de um personagem completamente diferente de você. Quem não sentiu misericórdia pelo Draco Malfoy quando ele estava hesitante em matar o Dumbledore? Com isso, chegamos num ponto crucial da leitura: ela nos permite criar empatia.

Empatia é aquele sentimento e capacidade de sentir e se colocar no lugar do outro. Essa é uma fonte de sabedoria inesgotável, além de ser um ponto crucial na construção de um mundo melhor, já que, com mais empatia e menos julgamentos, criamos espaço para um diálogo sério, harmônico e sem preconceitos. Podemos aprender sobre a vida, sobre experiências que nunca vivemos apenas ouvindo ou lendo sobre algum caso e isso nos abre infinitas possibilidades de aprendizado. E o melhor de tudo: nos livramos daquele conceito de que “é preciso sofrer para aprender”.

Para um livro mudar a vida de alguém, ele precisa ser bem escrito, não necessariamente ser uma história, só precisa estimular a sua imaginação. Pode ser uma notícia de guerra que te leve a valorizar a paz do seu dia a dia, pode ser um livro de autoajuda que o faça refletir sobre suas atitudes, pode ser uma biografia que te inspire a ser alguém melhor, pode ser um livro de filosofia que o leve a pensar nas questões mais profundas do ser humano. E, é claro, pode ser um livro de ficção, de qualquer gênero, que te transporte para um mundo diferente do seu, uma rápida e pequena viagem para a sabedoria por trás das boas histórias. E por que não uma viagem para um mundo melhor?

Indicação: para saber e se inspirar mais sobre o poder da imaginação, recomendo assistir o discurso de formatura da J.K Rowling em Harvard:

Sobre o autor

Amanda Magliaro

Amanda Magliaro

Redatora e tradutora, me apaixonei pela vida desde que aprendi a enxergar tudo o que ela tem para oferecer. Existem aquelas pessoas que nunca conseguiram encontrar seu caminho, até o próprio caminho decidir ir ao seu encontro, eu fui uma delas.

Num mundo cheio de possibilidades, escolhi acolher todas quando comecei a escrever. A busca por ser alguém melhor e mais feliz, e a chance de poder auxiliar uma pessoa que seja através da magia das palavras é o que significa para mim ter meu sonho se realizando todos os dias.