Convivendo

Tênis com plástico tirado do oceano já é uma realidade

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
A integração entre moda e sustentabilidade está cada vez mais em alta. Prova disso é que a Adidas produziu um tênis com plástico tirado do mar. Saiba mais sobre isso e conheça outras iniciativas fashions que fazem bem ao meio ambiente.

Better Place

A enorme quantidade de embalagens plásticas descartadas no mar mata a vida marinha. Peixes morrem presos ou intoxicados com o material. O lixo jogado indiscriminadamente é resultado da falta de consciência dos produtores e do consumo desenfreado. Segundo a Universidade de Leicester (Inglaterra), produzimos 311 toneladas de plástico desde 1966. A mesma instituição estima que até o final deste século serão 30 bilhões de toneladas.

Pensando nisso, gigantes do setor da moda e instituições voltadas à defesa do meio ambiente reuniram-se para tornar a produção mais sustentável. A fabricante alemã de produtos esportivos Adidas lançou em 2007 o programa Better Place (Lugar Melhor), visando a união entre moda e sustentabilidade. Em 2015, a marca juntou forças com a Parley For The Oceans, ONG que trabalha para reduzir a contaminação dos oceanos.

Da parceria nasceu o Ultra Boost Uncaged Parle, versão do Ultra Boost, conhecido calçado de performance. O novo tênis tem formas de ondas marítimas e malha produzida com 95% de plástico retirado do mar durante expedição realizada no litoral oeste da África e 5% de poliéster reciclado. Também foi usada matéria-prima reciclada no forro, base, suporte do calcanhar e nos cadarços.

Sustentabilidade: tendência de moda que veio para ficar

A Adidas fabricou 7 mil unidades e teve até lista de espera de consumidores. O objetivo da empresa é produzir 1 milhão de pares em 2017 e ainda abolir o plástico virgem em seus produtos, segundo Eric Liedtke, integrante do conselho executivo da marca. O trabalho da grife esportiva com a ONG também resultou nas novas camisas dos times Bayern de Munique e Real Madrid, agora fabricadas com plástico reciclado.

Mesmo sendo a sustentabilidade fashion uma tendência sem volta, e a Adidas uma das gigantes em produtos esportivos, ainda não há data para a venda do Ultra Boost Uncaged Parle no Brasil.

Quer conhecer outra iniciativa dessa união entre moda e sustentabilidade? Confira no site como a Levi’s faz roupas com restos de pesca e carpetes.


Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]