Terapia de Casal no RJ!

terapia de casal



Você já ouviu falar em Terapia de Casal?

Duas pessoas se conhecem e se apaixonam perdidamente, descobrem que têm tudo em comum e começam a viver um verdadeiro conto de fadas. Passam anos lado a lado, até que resolvem juntar as escovas de dentes e viver a vida que sempre sonharam. Algum tempo depois, no entanto, as coisas começam a desandar e uma das pessoas reclama que nem consegue reconhecer a outra. A recíproca, muitas vezes, é verdadeira. O casamento fica parecendo cada vez mais insuportável e inviável, até que o fim parece eminente e totalmente inevitável. É chegada a hora de recorrer a terapia de casal.

Com certeza, você já viu essa história por aí, não é mesmo!? Ela é triste de qualquer forma, mas é pior ainda quando somos um dos personagens principais deste enredo que muda tão drasticamente seu teor de vida.

Uma vida a dois pode ser extremamente mágica e prazerosa, mas também pode ser um verdadeiro desastre! O fato é que nem sempre temos conhecimento e vivência necessária para fazer as concessões e adequações para ser um casal. Afinal, uma vida a dois exige muitas mudanças, algumas delas são difíceis e requerem entrega diária e compreensão constante.

Quanto menos conhecimento desta necessidade de mudança, mais tendência a desentendimentos constantes e brigas. Situação que desgasta qualquer relacionamento e, muitas vezes, leva ao fim da parceria.

Tudo o que é novidade nos desperta maior interesse e dedicação, mas quando vira rotina, acontece exatamente ao contrário. E este é um dos principais fatores que leva ao desentendimento de casais que antes pareciam ter sido feitos um para o outro. A linguagem do amor de cada um, a frequência afetiva individual, os afazeres diários, cobranças e estresses do mundo moderno, também são motivos que desgastam qualquer relação. Um dos grandes problemas é que as pessoas, quando estão no meio de uma situação desagradável, deixam de sentir empatia e não são capazes de entender o quanto o outro também se incomoda e até mesmo tenta melhorar.

terapia de casal

Uma boa saída nestes casos é recorrer à terapia de casal, pois é uma forma prazerosa e que pode ensinar muito sobre você e seu parceiro, além de ajudar a trilhar um caminho certeiro para o amor e a compreensão. Existem vezes em que apenas uma pessoa que está de fora do relacionamento é capaz de enxergar e direcionar a melhor forma de resolução dos problemas de um casal. Se for uma pessoa especialista no caso, melhor ainda!

Um terapeuta especialista nesta área é capaz de enxergar nas entrelinhas do relacionamento de um casal e apontar onde estão os problemas pontuais que precisam ser resolvidos. Por meio de conversas direcionadas, de confissões carregadas de sentimentos e até mesmo de algumas dinâmicas sugeridas, a terapia de casal pode resultar em mudanças significativas em pouco tempo. A psicologia entende como ninguém os meandros e sutilezas mais brandas do comportamento humano.

Mas vale ressaltar que é necessário que os dois indivíduos estejam dispostos a colaborar e realmente queiram resolver a situação. Caso contrário, o terapeuta não tem como fazer milagre. É a velha máxima: “deixe ser ajudado”. Geralmente, são encontros semanais em que o casal expõe para o terapeuta quais são os principais incômodos de cada um. Nestes casos, situações e sentimentos nem sempre percebidos costumam vir à tona e é aí que começa o processo de cura e de retorno para o amor entre os dois.

Para recorrer a este artifício salvador de casamentos, recomendo que converse com amigos e familiares que possam já ter feito o uso da terapia de casal, afinal, quanto mais informação você tiver sobre o “tratamento”, mais interessado e motivado pode ficar. É necessário ter uma conversa franca com o seu parceiro sobre o rumo que o casamento tem tomado e sobre a vontade de resolver isso que tem se manifestado em você.

Alguns sites podem te dar mais informações e também te ajudar a encontrar ótimos especialistas na área, basta uma breve pesquisa na Internet. Um dos sites mais indicados é o mundopsicologos.com, que conta com um banco de dados dos melhores profissionais na área.

Marque uma consulta para uma primeira avaliação e exponha para o terapeuta o que realmente tem incomodado a você e ao seu parceiro. É importante sentir-se à vontade com o profissional e se dispor a ser totalmente franco com o que tem acontecido entre vocês. Quando encontrarem um profissional de que gostem, não existirá mais espaço para segredos ou rodeios. Quanto mais vocês abrirem os seus corações e dividirem os seus pensamentos, mais o terapeuta pode ajudar aos dois.

É importante ter em mente que não existem motivos para vergonha ou para receio, quando o objetivo é conseguir voltar ao tempo em que vocês eram parceiros de verdade e sonhavam em ser felizes para sempre. A felicidade é possível! E a terapia de casal pode te levar rapidamente a ela. Basta que você dê o primeiro passo e procure um profissional adequado!