Autoconhecimento

Treine a sua mente

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você tem uma mente. Isso é um fato. Se vale a pena treiná-la ou não, para isso precisamos primeiro entender o que ela é. A mente, diferente do que a ciência acredita, não é algo físico; por isso é tão difícil encontrar uma definição clara sobre ela. De forma simples, uma definição do que é a mente é: a mente é uma energia consciente. Tudo no universo é energia e assim é a mente. Mas o que a diferencia das outras energias é o que chamamos de consciência, o estado de percepção de sua própria existência.

Em outras palavras, a mente é um ser com consciência própria, que se manifesta através de um corpo físico por pensamentos, sensações, ações, comportamentos e ideias. Ou seja, você não tem uma mente, e sim sua mente é você. Para entender isso, você precisa entender que você não é apenas seu corpo, mas sim é uma mente que tem um corpo — e não o contrário.

Agora, voltando ao assunto principal do artigo, é possível controlar a mente? Sim. Controlar a mente significa ter autocontrole. E isso significa ter o controle de sua vida. Algumas correntes filosóficas, como o hermetismo e o zen-budismo, já falam disso há séculos.

Os seguidores dessas filosofias dizem que o universo é mental e, dessa forma, tudo ao nosso redor é criação de nossa própria mente e, por isso, se a controlarmos, podemos controlar a nossa própria realidade.

Se levarmos em conta esse ponto de vista, o controle da mente é essencial para uma vida de liberdade e plenitude.

Quanto às formas de controle de mente, existem diversas. Desde a prática de meditação, passando por artes marciais, práticas esotéricas, a prática da oração, o treino do foco para produtividade no trabalho e até mesmo a prática de esportes, exigem uma mente focada e, cada vez que você faz uma dessas coisas, está treinando sua mente para controlá-la cada vez mais.

Então, se você busca o controle da mente, pois consegue perceber os benefícios que isso pode te trazer, procure uma atividade que exija foco e atenção. Pratique essa atividade regularmente e veja como ela vai afetar também o foco que você tem em outras áreas de sua vida.

Além disso, procure estar sempre presente. Em vez de ficar divagando, pare e observe tudo a seu redor. Ative seus cinco sentidos e viva o presente. Usar os sentidos para se focar no que está acontecendo no agora é uma ótima forma de despertar sua mente.

Seja qual forma você escolher para treinar sua mente, repare em como a realidade começa a ser alterada. Vigie seus pensamentos e lembre-se de que o que você pensa é um impulso de atividade de sua mente, e o que é criado na mente se torna físico no mundo exterior. Aprenda a controlar sua mente e veja como tudo no mundo pode ser manipulado.


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]