Saúde Integral

Vença o cansaço

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você já parou para pensar que o cansaço vem de diferentes causas? Às vezes estamos cansados por causa do trabalho, às vezes por causa de uma atividade física puxada, às vezes por causa dos estudos, às vezes por causa de ficar tanto tempo no trânsito, e por aí em diante. O que podemos identificar em comum em todas as causas de cansaço é um elemento: o excesso.

Se você está se sentindo cansado mais do que o normal, pare por alguns minutos e reflita o que está em excesso em sua vida. O excesso vale tanto para algo que você tem demais, ou também de menos, o que podemos chamar de “excesso de vazio”. Por exemplo: você pode se sentir cansado por ter corrido uma maratona, ou se sentir cansado por não fazer nenhum exercício físico há semanas. Esse é um caso de ficar cansado ou por excesso de atividade, ou por excesso de vazio, ou seja, da falta de atividade.

Independente da causa do seu cansaço, veja abaixo algumas dicas de como combatê-lo e, assim, poder melhorar a sensação de bem-estar em seu dia a dia.

Vigie o seu corpo

Com tantas tarefas para fazer e com as facilidades de comprar comida pronta, muitas pessoas estão deixando de cuidar do corpo. Cada vez mais sobra menos tempo para praticar algum exercício físico e, ao mesmo tempo, as comidas industrializadas e sem nutrientes ficam mais baratas e mais fáceis de comprar. A alimentação saudável e a prática de exercícios físicos são os pilares para manter o cansaço físico longe. Dê mais atenção ao seu corpo e procure ter hábitos saudáveis em relação a ele. Faça alongamentos durante o dia, coma frutas e vegetais, faça caminhadas e busque algum esporte ou atividade que você goste de praticar. Aos poucos, vai se sentir muito mais disposto com o seu corpo mais bem cuidado.

Moderação

Se a causa do cansaço é o excesso, a melhor forma de combatê-lo é a moderação. Procure identificar quais são as atividades que estão mais te sobrecarregando e busque uma forma de fazê-las de forma moderada. Vale ressaltar que isso não é apenas para aspectos físicos, mas emocionais e mentais também. Ficar horas estudando sem descanso ou passar muito tempo tentando resolver um problema também é uma forma de excesso. Assim como passar muito tempo imerso em emoções e sentimentos negativos pode te drenar a energia, até mais do que o cansaço físico.

Limpeza interna

Quando a sua casa está suja, você faz uma faxina. Quando o seu corpo está sujo, você toma um banho. E quando a sua mente está carregada, o que você faz? O cansaço mental e emocional pode ser tão pesado quanto o cansaço físico. Por isso, você deve dedicar alguns minutos do seu dia para “limpar” a sua mente e alma. No final do dia, pare por alguns minutos e reflita sobre o que te fez bem e o que te incomodou de alguma forma. Aceite e agradeça o que aconteceu de bom e diga para si mesmo que tudo de ruim foi perdoado e não vai te incomodar mais. Outra forma de praticar essa limpeza interna é através da meditação ou de práticas espirituais. O importante é encontrar uma forma de você “descarregar” toda a carga negativa que está dentro de si. E que o cansaço vá embora para que um novo dia comece!


Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]