Comportamento Nutrição

Chocolate. Conheça os principais motivos para degustar essa iguaria

Lascas de chocolate ao leite. Ao lado destas lascas, um pote de vidro cheio de chocolate ao leite já picados.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Não é preciso de muito esforço para saber que o chocolate é um dos doces mais amados pelo mundo inteiro, mas poucos sabem os benefícios que essa iguaria pode proporcionar ao corpo humano – mas, claro, se consumida com moderação, pois qualquer exagero pode desregular o organismo. É bem provável que você não precise de motivos para degustar essa delícia, mas, se precisar, saiba que hoje daremos a você 10 motivos para comê-la sem culpa!

Por que o chocolate faz bem ao corpo humano?

O chocolate pode ser um grande aliado à saúde, quando consumido de forma adequada, principalmente nas versões que possuem a concentração de cacau ideal. Alguns especialistas afirmam que em uma barra de chocolate pode ter diversos componentes como o principal ingrediente, como o cacau, a gordura, o açúcar, a castanha, a avelã, as nozes, entre outros que são grandes fontes de minerais e vitaminas. Além disso, o chocolate contém em sua composição algumas substâncias antioxidantes que podem até prevenir doenças cardiovasculares e muitos tipos de câncer.

Fique atento: não é qualquer tipo de chocolate que faz bem à saúde! Muitos estudos comprovam que boa parte dessas substâncias benéficas ao organismo é encontrada apenas em chocolates do tipo amargo ou dark – em que a concentração de cacau é maior ou igual a 70%. Entenda: quanto mais cacau, menos açúcar!

Duas barras de chocolate escuro no sabor meio amargo.
Imagem de Alexander Stein por Pixabay

Veja alguns motivos para degustá-lo e se beneficiar com essa iguaria:

1. O chocolate previne doenças

Pode parecer difícil de acreditar, mas o consumo diário moderado de chocolate amargo pode reduzir de forma considerável o risco de doenças do coração, pode melhorar o fluxo sanguíneo, diminuir os níveis de colesterol ruim e até mesmo reduzir a pressão arterial. Quer saber por quê? Porque essa iguaria possui flavonoides, que são compostos bioativos que possuem funções antioxidantes e anti-inflamatórias. Ah, é válido ressaltar que esse antioxidante existente no chocolate também previne o envelhecimento da pele!

2. Auxilia no emagrecimento

Acredite se quiser: os ácidos fenólicos que estão presentes no cacau auxiliam no processo da perda de peso. Essas substâncias têm o poder de interferir na produção do hormônio que proporciona aquela sensação de saciedade – a leptina – e ainda ajudam a queimar algumas calorias. Algumas pesquisas afirmam, inclusive, que o cacau pode evitar o fato de o organismo estocar gordura.

3. Aliado nos treinos e exercícios físicos

A Universidade de Kingston, na Inglaterra, realizou um estudo com um grupo de atletas onde foi comprovado que comer chocolate propicia um melhor desempenho durante atividades físicas. Segundo o estudo, isso ocorre porque um dos nutrientes do cacau, chamado catequina, age como um vasodilatador, proporcionando uma melhor circulação do sangue e aumentando consideravelmente as funções cardíacas.

Tablete quadriculado de chocolate amargo. Ele está meio embalado em um papel de alumínio.
Imagem de jacqueline macou por Pixabay

4. Melhora o humor

Esse pode ser um dos benefícios mais conhecidos e imediatos do consumo do chocolate. O chocolate é muito eficaz quando o assunto é melhorar o humor e talvez seja por isso que, nos períodos de TPM, as mulheres tendem a querer comprar uma barrinha para aliviar os sintomas causados pela baixa concentração de serotonina no organismo. O cacau é uma fonte rica em nutrientes que são capazes de estimular a produção de endorfina e serotonina no organismo – neurotransmissores que são responsáveis pela sensação de prazer, relaxamento e bem-estar.

5. Beneficia o cérebro

Aqui, os flavonoides entram em ação novamente! Além de possuírem um poder antioxidante, esses compostos facilitam a absorção de algumas vitaminas e têm efeito positivo sobre o processamento de informações visuais e sobre a memória humana. Quem come chocolate constantemente tende a sentir uma melhora na atenção, no raciocínio e até mesmo na dicção.

6. Fortalece os músculos

Um composto chamado epicatequina, que está presente nos chocolates com mais de 70% de cacau, auxilia no desempenho muscular e ainda evita a fadiga. Comer chocolate pode aliviar os músculos e reduzir o seu cansaço!

Quatro pedaços de chocolate preto um sobre o outro. Sob eles lascas de chocolate.
Imagem de StockSnap por Pixabay

7. Evita o estresse

Se você consumir o tipo certo de chocolate diariamente durante duas semanas, perceberá que o seu nível de estresse físico e mental reduzirá. Isso acontece porque algumas substâncias do cacau reduzem os níveis de cortisol do organismo – cortisol é conhecido como o famoso hormônio do estresse, que ainda pode causar alterações na produção hormonal, o aumento de inflamações e a pressão sanguínea. Sabendo disso, comer chocolate pode ser muito mais prazeroso do que você imaginava, não é mesmo?

8. Aliado na gravidez

Durante a gravidez, o chocolate pode ajudar a prevenir a pré-eclâmpsia! A Universidade de Yale, nos EUA, fez uma pesquisa no ano de 2013 em que foi constatado que as mulheres grávidas que comiam chocolate, em média cinco vezes por semana, eram 40% menos propensas ao desenvolvimento da hipertensão do que as que comiam menos de uma vez. Um composto chamado de teobromina, que está presente nas versões meio amargas e amargas, pode ser o grande responsável por tal benefício.

Você também pode gostar

9. Alivia dores

Isso mesmo! Comer chocolate pode aliviar algumas dores! Segundo um estudo feito na Universidade de Chicago no ano de 2014, nos EUA, o ato de se distrair comendo ou bebendo algo por prazer atua como um remédio natural. Faça o teste! Se você está sentindo alguma dor muscular ou algo simples que pode ser tratado com algum medicamento de fácil acesso, tente comer um pedaço de chocolate e focar a sua atenção no prazer sentido quando ele é degustado!

Uma barra quadriculada de chocolate ao leite. Ela está com uma mordida.
Imagem de Ulrike Mai por Pixabay

10. Beleza

Além de possuir todos esses benefícios, o chocolate também é um aliado da beleza. Está presente em massagens, banhos de ofurô, máscaras e diversos cosméticos. Além de ter um grande poder hidratante, o chocolate pode combater os radicais livres e ajudar a evitar que as células sejam oxidadas.

Atenção: o chocolate branco não traz benefícios à saúde, pois a sua produção parte de alguns ingredientes com manteiga de cacau. Por não possuir a massa do cacau, automaticamente não contém as propriedades presentes nos chocolates amargos e meio amargos. Para completar, a versão branca é rica em gordura saturada e muito mais calórica.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]