Nutrição

Chocolate: conheça os principais motivos para degustar essa iguaria

Chocolate
bit245 de Getty Images / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Não é preciso de muito esforço para saber que o chocolate é um dos doces mais amados pelo mundo inteiro, mas poucos sabem os benefícios que essa iguaria pode proporcionar ao corpo humano – mas, claro, se consumida com moderação, pois qualquer exagero pode desregular o organismo. É bem provável que você não precise de motivos para degustar essa delícia, mas, se precisar, saiba que hoje daremos a você 10 motivos para comê-la sem culpa!

Por que o chocolate faz bem ao corpo humano?

Chocolate
Eva-Katalin de Getty Images Signature / Canva

O chocolate pode ser um grande aliado à saúde, quando consumido de forma adequada, principalmente nas versões que possuem a concentração de cacau ideal. Alguns especialistas afirmam que em uma barra de chocolate pode ter diversos componentes como o principal ingrediente, como o cacau, a gordura, o açúcar, a castanha, a avelã, as nozes, entre outros que são grandes fontes de minerais e vitaminas. Além disso, o chocolate contém em sua composição algumas substâncias antioxidantes que podem até prevenir doenças cardiovasculares e muitos tipos de câncer.

Fique atento: não é qualquer tipo de chocolate que faz bem à saúde! Muitos estudos comprovam que boa parte dessas substâncias benéficas ao organismo é encontrada apenas em chocolates do tipo amargo ou dark – em que a concentração de cacau é maior ou igual a 70%. Entenda: quanto mais cacau, menos açúcar!

Benefícios

1. O chocolate previne doenças

Pode parecer difícil de acreditar, mas o consumo diário moderado de chocolate amargo pode reduzir de forma considerável o risco de doenças do coração, pode melhorar o fluxo sanguíneo, diminuir os níveis de colesterol ruim e até mesmo reduzir a pressão arterial. Quer saber por quê? Porque essa iguaria possui flavonoides, que são compostos bioativos que possuem funções antioxidantes e anti-inflamatórias. Ah, é válido ressaltar que esse antioxidante existente no chocolate também previne o envelhecimento da pele!

2. Auxilia no emagrecimento

Acredite se quiser: os ácidos fenólicos que estão presentes no cacau auxiliam no processo da perda de peso. Essas substâncias têm o poder de interferir na produção do hormônio que proporciona aquela sensação de saciedade – a leptina – e ainda ajudam a queimar algumas calorias. Algumas pesquisas afirmam, inclusive, que o cacau pode evitar o fato de o organismo estocar gordura.

3. Aliado nos treinos e exercícios físicos

Treino
Andrea Piacquadio de Pexels / Canva

A Universidade de Kingston, na Inglaterra, realizou um estudo com um grupo de atletas onde foi comprovado que comer chocolate propicia um melhor desempenho durante atividades físicas. Segundo o estudo, isso ocorre porque um dos nutrientes do cacau, chamado catequina, age como um vasodilatador, proporcionando uma melhor circulação do sangue e aumentando consideravelmente as funções cardíacas.

4. Melhora o humor

Esse pode ser um dos benefícios mais conhecidos e imediatos do consumo do chocolate. O chocolate é muito eficaz quando o assunto é melhorar o humor e talvez seja por isso que, nos períodos de TPM, as mulheres tendem a querer comprar uma barrinha para aliviar os sintomas causados pela baixa concentração de serotonina no organismo. O cacau é uma fonte rica em nutrientes que são capazes de estimular a produção de endorfina e serotonina no organismo – neurotransmissores que são responsáveis pela sensação de prazer, relaxamento e bem-estar.

5. Beneficia o cérebro

Aqui, os flavonoides entram em ação novamente! Além de possuírem um poder antioxidante, esses compostos facilitam a absorção de algumas vitaminas e têm efeito positivo sobre o processamento de informações visuais e sobre a memória humana. Quem come chocolate constantemente tende a sentir uma melhora na atenção, no raciocínio e até mesmo na dicção.

6. Contra o envelhecimento

A nutricionista Raquel Maranhão afirma que, por ser um alimento rico em antioxidantes e vitaminas, o chocolate age como um neutralizante dos radicais livres presentes no organismo que podem provocar danos nas células relacionadas ao processo de envelhecimento. Você já deve ter visto algum cosmético regenerador que contém chocolate na sua composição, certo? Isso comprova que o doce possui verdadeiros benefícios contra o envelhecimento.

7. Fortalece os músculos

Um composto chamado epicatequina, que está presente nos chocolates com mais de 70% de cacau, auxilia no desempenho muscular e ainda evita a fadiga. Comer chocolate pode aliviar os músculos e reduzir o seu cansaço!

8. Bem-estar

Familia comendo chocolate
Joana Baumg de Studio Brazil / Canva

O consumo do chocolate aumenta a produção de endorfina e de dopamina, que são substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar e de felicidade. O auxílio na produção dessas substâncias pode ser muito eficiente na redução da ansiedade, na melhora do humor e até mesmo no combate à depressão. Além desses benefícios, o chocolate provê energia para o corpo, aprimorando a disposição para atividades.

O Centro de Pesquisas Nestlé, localizado em Lausanne, na Suíça, realizou uma pesquisa para investigar a relação entre o nível de cortisol (hormônio responsável pelo estresse) e o consumo diário do doce. Foi possível observar que os participantes que comiam chocolate tinham o nível de cortisol reduzido. Entre as pessoas que sofriam com o distúrbio de ansiedade, a redução alcançou consideráveis 40%.

9. Evita o estresse

Se você consumir o tipo certo de chocolate diariamente durante duas semanas, perceberá que o seu nível de estresse físico e mental reduzirá. Isso acontece porque algumas substâncias do cacau reduzem os níveis de cortisol do organismo – cortisol é conhecido como o famoso hormônio do estresse, que ainda pode causar alterações na produção hormonal, o aumento de inflamações e a pressão sanguínea. Sabendo disso, comer chocolate pode ser muito mais prazeroso do que você imaginava, não é mesmo?

10. Reduz o desgaste físico

Nos EUA, alguns cientistas da Universidade do Texas asseguram que beber leite com chocolate é a melhor forma de se recuperar de uma atividade física. Estudos apontam que essa mistura consumida por muitas pessoas no mundo inteiro traz grandes benefícios ao corpo, já que é fonte de carboidratos e proteínas. Muitas academias espalhadas pelo mundo trocaram alguns shakes industrializados pela receita mais simples que com certeza você já fez em casa: chocolate com cacau. Além disso, se você parar para observar, vai perceber que, no lugar de algumas barrinhas de proteínas, os atletas carregam consigo barrinhas de chocolate amargo.

11. Aliado na gravidez

Durante a gravidez, o chocolate pode ajudar a prevenir a pré-eclâmpsia! A Universidade de Yale, nos EUA, fez uma pesquisa no ano de 2013 em que foi constatado que as mulheres grávidas que comiam chocolate, em média cinco vezes por semana, eram 40% menos propensas ao desenvolvimento da hipertensão do que as que comiam menos de uma vez. Um composto chamado de teobromina, que está presente nas versões meio amargas e amargas, pode ser o grande responsável por tal benefício.

12. Alivia dores

Isso mesmo! Comer chocolate pode aliviar algumas dores! Segundo um estudo feito na Universidade de Chicago no ano de 2014, nos EUA, o ato de se distrair comendo ou bebendo algo por prazer atua como um remédio natural. Faça o teste! Se você está sentindo alguma dor muscular ou algo simples que pode ser tratado com algum medicamento de fácil acesso, tente comer um pedaço de chocolate e focar a sua atenção no prazer sentido quando ele é degustado!

13. Beleza

Máscara facial de chocolate
Anna Subbotina / Canva

Além de possuir todos esses benefícios, o chocolate também é um aliado da beleza. Está presente em massagens, banhos de ofurô, máscaras e diversos cosméticos. Além de ter um grande poder hidratante, o chocolate pode combater os radicais livres e ajudar a evitar que as células sejam oxidadas.

Você também pode gostar:

Atenção: o chocolate branco não traz benefícios à saúde, pois a sua produção parte de alguns ingredientes com manteiga de cacau. Por não possuir a massa do cacau, automaticamente não contém as propriedades presentes nos chocolates amargos e meio amargos. Para completar, a versão branca é rica em gordura saturada e muito mais calórica.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br