Nutrição Nutrição Funcional

Um dia de detox com alimentos funcionais

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Com a vida corrida, cheia de compromissos, muitas vezes acabamos por negligenciar a nossa alimentação, colocando em nosso corpo alimentos industrializados, cheios de conservantes, adoçantes e corantes. Sentimos os efeitos nocivos dessas substâncias em pouco tempo, o excesso de gorduras ingeridas faz com que o nosso fígado seja comprometido. Quem nunca se sentiu fraco e sem ânimo após uma semana repleta de alimentos pesados e indutrializados?

É por isso que recomenda-se uma desintoxicação eventual no organismo, são as famosas “dietas detox”. A palavra “detox” significa exatamente o que parece, desintoxicar. Na verdade, a palavra deriva do inglês, “detoxification”. Em português, desintoxicar. Alimentos ricos em antioxidantes são indicados para fazer a “limpeza” do organismo, como couve, abacaxi, gengibre, canela, cenoura, pepino, entre outros.

shutterstock_235920346-2O dia do detox tem como objetivo recuperar a saúde do organismo e desintoxicá-lo em diversos âmbitos, como físico, mental e emocional.

O dia ideal para realizar essa tarefa especial para o seu corpo seria um dia em que você não planeja sair de casa ou ir a compromissos, como um sábado ou um domingo, para que você possa economizar suas energias. O seu corpo não pode ficar cansado. Portanto, nada de exercícios físicos no dia do detox.

Nesse dia, você poderá se alimentar apenas de sucos funcionais, sem nenhum alimento sólido. Serão seis sucos de 500 ml ao longo do dia, ou seja, três litros de suco ao longo do dia. O intervalo entre os sucos deve ser de no mínimo duas horas. Não se esqueça de beber muita água além dos sucos.

Você pode coar a “polpa” residual sólida após preparar os sucos, se preferir. Não é recomendado adoçar, mas caso ache necessário ao seu paladar, adoce com adoçantes naturais, como frutose.

Contudo, tenha em mente que o dia de detox não faz com que todos os problemas do seu organismo sejam resolvidos. É importante, portanto, manter o foco na sua saúde e alimentação nos outros dias também. Associar uma dieta equilibrada a exercícios físicos faz com que os efeitos positivos do “dia do detox” se prolonguem por muito mais tempo. Veja o cardápio a seguir:

Cardápio
Café da Manhã

Suco funcional de pepino, salsinha, salsão, espinafre, couve e limão.
– Em um liquidificador acrescente um pepino inteiro fatiado, dois punhados de salsinha, um punhado de salsão, um punhado de espinafre, quatro folhas de couve e um limão inteiro. Misture todos os ingredientes com 500 ml de água gelada.

Lanche da Manhã

Suco funcional de couve, cenoura, água de coco e semente de chia.
– Em um liquidificador acrescente quatro folhas de couve, uma cenoura inteira fatiada, duas colheres de sopa de semente de chia. Misture todos os ingredientes com 500 ml de água de coco gelada.

Almoço

Suco funcional de mirtilo (também conhecido como blueberry), açaí (polpa), framboesa, abacaxi, couve e semente de chia.
– Em um liquidificador acrescente uma xícara de chá de blueberries, duas colheres de sopa de polpa de açaí, um punhado de framboesas, duas rodelas de abacaxi, duas folhas de couve e uma colher de sopa de semente de chia. Misture todos os ingredientes com 500 ml de água gelada.

Lanche da tarde

Leite de amêndoas com castanha de caju e canela.
– Em um liquidificador acrescente 500 ml de leite de amêndoas e acrescente duas colheres de sopa de castanha de caju e uma colher de sopa de canela. Misture bem todos os ingredientes até que fique homogêneo.

Jantar

Suco funcional de maçã, gengibre, pepino, salsão, espinafre e limão.
Em um liquidificador acrescente uma maçã inteira fatiada, meio pepino fatiado, um punhado de salsão e espinafre, um limão inteiro e gengibre a gosto. Misture todos os ingredientes com 500 ml de água gelada.

Ceia

Suco funcional de cenoura, abacaxi, couve e espinafre.
– Em um liquidificador acrescente uma cenoura inteira fatiada, quatro rodelas de abacaxi, duas folhas de couve e um punhado de espinafre. Misture todos os ingredientes com 500 ml de água gelada.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]