Nutrição Receitas Saúde Integral

Suco detox de couve

Qualquer pessoa que já tenha exagerado um pouco com uma alimentação gordurosa ou com muitas bebidas alcoólicas deve ter procurado alguma receita de suco detox. Os sucos que levam essa classificação são aqueles que têm a capacidade de tirar as toxinas acumuladas no corpo, trazendo uma sensação de bem-estar para quem os toma.

Benefícios da couve

Por que um suco de couve detox funciona? Será que suco de couve solta o intestino? Antes de ingerir algum alimento que pode impactar o funcionamento do seu organismo, é melhor aprender um pouco mais sobre ele. Por isso, vamos explicar para você os benefícios da couve.

A couve é uma hortaliça rica em fibras e em ferro. Logo, o suco de couve detox assume duas funções no organismo. A primeira delas é no intestino, e a segunda é na quantidade de ferro do nosso corpo.

As fibras presentes no alimento garantem que o intestino funcione adequadamente, acelerando o processo de absorção de nutrientes e a formação do bolo fecal. Sendo assim, o suco de couve é um poderoso laxante.

Mãos manuseando folhas de couve dentro de um bowl. Ao lado, mais folhas de couve, mação e uvas verdes sobre a mesa.
Vladislav Noseek / Shutterstock

Esse suco também é útil para quem está precisando elevar os níveis de ferro no organismo. É o caso de quem sofre de anemia, por exemplo, que pode se beneficiar bastante com o suco de couve.

Apesar disso, tanto para emagrecer quanto para aumentar os níveis de ferro no corpo por meio do suco de couve detox, é fundamental buscar auxílio médico. Somente um profissional pode identificar a dieta adequada para o seu caso. Se a bebida for recomendada para você, lembre-se de usar ingredientes frescos e limpos para fazê-la.

Suco de couve detox

Já que a couve é um alimento rico em nutrientes importantes para o seu organismo, é provável que você esteja pensando em como fazer um suco detox de couve. Com a receita que separamos a seguir, você vai descobrir que é muito fácil cuidar da sua saúde com ingredientes que você já tem em casa. Confira!

Copo com suco de couve visto de cima. Ao seu lado, folhas de couve, fatias de maçã verde, um cacho de uvas verdes e dois canudos.
Vladislav Noseek / Shutterstock

Ingredientes:

  • 5 folhas de couve;
  • 2 limões;
  • Hortelã;
  • 1 pedaço de gengibre;
  • 2 fatias de abacaxi.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador por três minutos. Se for preciso, adicione um pouco de água potável. Se você não gosta de bebidas ácidas, adicione um pouco de açúcar ou de adoçante.

É recomendado que a bebida não seja coada, para não perder as fibras da couve.

Se você quer mudar um pouco a receita de suco de couve detox, já existem algumas outras formas de preparo:

O limão na primeira receita melhora o sabor da bebida e potencializa o efeito digestivo do suco de couve detox. Se esse não for o seu objetivo, use o suco de uma laranja em vez do limão. Ela trará um sabor mais adocicado e uma sensação de saciedade, além de combinar com o sabor do gengibre.

Suco de couve no copo, rodeado por outros ingredientes saudáveis.
pilipphoto / Shutterstock

O abacaxi e a hortelã, na receita original, cumprem o papel de eliminar os líquidos em excesso no organismo. Outro ingrediente que pode ajudar nessa função do suco de couve detox é a maçã-verde.

Substitua o abacaxi por uma maçã-verde e a receita terá um sabor um pouco mais ácido, com mais potencial para limpar o organismo.

Outra versão do suco de couve detox é com morango e abacaxi. A união dessas frutas permite que a receita seja ainda mais diurética e auxilia na sensação de saciedade. Nesse caso, você deve trocar o limão por quatro morangos.

Você também pode gostar:

A última forma de preparar o suco de couve detox é trocando o abacaxi por cenoura e o limão por laranja. Essa receita é a mais indicada para quem precisa melhorar depois de ingerir muita bebida alcoólica ou alimentos muito gordurosos, já que a laranja e a cenoura melhoram o funcionamento do fígado.

Aproveite com responsabilidade cada uma das receitas que apresentamos. Lembre de consultar um(a) profissional da saúde, caso o seu objetivo seja perder peso.

Não substitua refeições por sucos sem antes passar por um(a) nutricionista.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br