Saúde Integral

Uma solução natural para o mal da artrite

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Muito provavelmente você conhece ou já ouviu relato de alguém que sofra com dores e inchaços nas articulações. Esses incômodos podem ser diagnosticados como algum tipo de artrite. A doença, embora não seja tão divulgada na mídia como outras complicações médicas, é muito mais comum do que você possa imaginar. Contudo, alguns hábitos saudáveis e remédios caseiros ajudam a preveni-la.

Segundo alguns dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), um em cada dez homens ao redor do mundo, tem ou terá problemas relacionados com esta doença ao longo de suas vidas. Entre as mulheres, este número é ainda mais agravante. Isto porque, elas são mais propensas a sofrerem com dores nas articulações, isto é, 15% delas terão artrite.

shutterstock_90428197

Conforme as pessoas vão chegando à velhice, este índice tende a ficar cada vez mais alto. Quase um terço (30%) dos homens com 65 anos ou mais adquirem a doença. Já as mulheres da mesma faixa etária sofrem muito mais com o problema, isto é, metade delas está sujeita às complicações.

Para que isto não aconteça, os especialistas recomendam o consumo de peixes por conterem Ômega 3. A substância, encontrada na gordura, contem ácidos graxos poli-insaturados, que são considerados benéficos para as articulações. Outra sugestão para aqueles que querem prevenir as dores causadas pela artrite são leite e iogurte, pois, ambos, são fontes ricas de cálcio.  

Vinagre de maçã

Talvez desconhecido do grande público, o vinagre de maçã pode ser um grande aliado na tentativa de quebrar a rigidez muscular. Com uma alta concentração de ácido acético, este vinagre ajuda a quebrar cristais minerais que se acumulam nas juntas e articulações.

Por isto, separamos algumas formas de aplicação do vinagre de maçã.

  • Banho (recomendado para pés e mãos)

1 xícara de chá de vinagre de maçã
6 xícaras de água morna
Mergulhe a área afetada na mistura até que a água esfrie.

  • Compressa (recomendada para dores nos joelhos, cotovelos e ombros)

Mesmo processo do banho. Entretanto, umedeça um pano limpo e aplique na região dolorida.

  • Remédio caseiro (para qualquer região afetada)

2 colheres de sopa de vinagre de maçã
1 copo de sopa de azeite de oliva ou de óleo de coco
Misture bem e aplique na área incômoda.

  • Suco (para prevenção)

2 colheres de sopa de vinagre de maçã
250 ml de água
Suco natural de fruta
Bata no liquidificador e beba diariamente.


  • Texto escrito por Yago Rudá da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]