Energia em Equilíbrio Yoga

Como usar a Yoga no tratamento da artrite

yoga para artrite
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, cerca de 2 milhões de brasileiros são afetados pela artrite, sendo que a maioria descobre essa doença antes dos 40 anos. Os sintomas são principalmente as dores sem explicação e com forte intensidade nas juntas e conexões de todo o corpo. Geralmente, são dores que iniciam logo ao amanhecer com a sensação de corpo rígido ao despertar e ossos estalando sem aparente motivo. É uma doença que pode progredir rapidamente e exige atenção.

Existem diversos tratamentos para a artrite, mas a maioria deles só minimiza as dores e o desconforto, não curando a situação de vez. A yoga pode ser uma importante aliada no tratamento deste tipo de mal e pode ser praticada pela maioria dos pacientes com artrite. Obviamente, não é indicado que se inicie nenhum tipo de tratamento sem acompanhamento médico, mas algumas posições básicas podem ajudar qualquer um que desejar um alívio quase que instantâneo para seu desconforto. Confira:

Tadasana (Postura da Montanha)

yoga para artrite

Em pé, mantenha o corpo ereto, braços ao longo do corpo ligeiramente afastados. Deixe as pernas estendidas e os pés paralelos. Fique 10 segundos nessa posição. Em seguida, eleve os braços e continue com o restante do corpo na mesma postura. Permaneça pelo mesmo tempo da postura anterior. Faça 5 repetições.

Virabhadrasana (Postura do Guerreiro)

yoga para artrite

Fique em pé com as pernas afastadas e forme um triângulo com os braços estendidos. Deixe as palmas das mãos viradas para fora e o rosto direcionado para sua mão esquerda. Flexione o joelho esquerdo e vire o pé para a mesma lateral. A perna direita deve ficar estendida com o pé virado para a frente. Retome a posição inicial e faça o mesmo movimento para o lado oposto. Faça cinco repetições para cada um dos lados.

Chakrasana (Meia roda aérea)

yoga para artrite

Fique em pé, mantenha os ombros soltos, as pernas estendidas e os pés ligeiramente afastados. Inspire profundamente e levante os braços ao mesmo tempo que inclina o corpo para trás. Volte para a posição inicial e repita este movimento por cinco vezes.

Mirtasana (Postura do morto)

yoga para artrite

Deite com a barriga para cima e afaste os braços e pernas. Relaxe e respire suavemente pelo tempo que achar necessário e ficar confortável.


Escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]