Saúde Integral

Use a auto-hipnose para alcançar seus objetivos

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Alguma vez você já ficou tão concentrado num livro ou num filme que tudo a seu redor ficou em segundo plano? Isso é chamado de estado hipnótico. É um estado natural, fisiológico e também uma forma de economia de energia.

A hipnose não é um sonho, nem significa ficar adormecido, como muitos pensam.

Nada mais é que um jeito de focar a concentração, um estado chamado por alguns autores de “transe”. Desde tempos pré-históricos esse conhecimento é usado e naquela época isso acontecia através de canto e som de tambores. Diversas culturas fizeram uso desse método para alcançar seus objetivos.

O que hoje chamamos de hipnose clínica teve origem com Mesmer, que nomeou seu estudo como magnetismo animal. O método da época era autoritário até o século passado, quando Milton Erickson resolveu utilizar metáforas para induzir sugestões — ao invés de ordens, como era no passado.

A hipnose clínica consiste em entrar no estado de transe de forma consciente, sendo orientado por um profissional. É um estado de concentração focalizada — não é dormir nem perder a consciência ou estar à mercê do hipnotizador. Esse é um fator que causa muito medo nas pessoas que buscam esse procedimento e que muitas vezes acabam o rejeitando. Mas é importante lembrar que isso é um mito criado pela influência dos shows de hipnose que estamos tão acostumados a ver. Na realidade, em nenhum momento, você perde a sua vontade ou o controle da situação.

Agora, pare para pensar: estamos cercados pela autohipnose; já que nós mesmos entramos nesse estado sem perceber e sem a presença de um terapeuta. Existem diversas formas de indução e você pode escolher a que preferir. Mas existem instruções básicas que deve seguir para conseguir se concentrar melhor.

  • Saiba respirar.

Respire usando o abdômen: inspirou, a barriga sobe; expirou, a barriga desce. Essa é a melhor respiração para relaxar, principalmente os músculos.

  • Visualize.

Fixe seu olhar em algo.

Agora, o mais importante é definir seus objetivos. O que quer alcançar? Aliviar dores, superar medos e fobias, eliminar vícios etc. Seus objetivos têm que ser realistas. Você não vai conseguir ter um corpo de modelo se sua estrutura óssea for pequena e também não pode virar um especialista num assunto só com a hipnose. Tudo que você deseja realizar requer esforço, e a hipnose pode ajudar. Mas, lembre-se, ela não faz milagres!

  • Liste seus objetivos.
  • Pense no que quer dizer a si mesmo.
  • Escreva várias sugestões diferentes para cada objetivo.
  • Busque um lugar cômodo para começar a sessão.
  • Faça a respiração abdominal.
  • Fixe seu olhar em algo.
  • Quando estiver bem concentrado, diga a si mesmos as sugestões que preparou anteriormente.

Quando achar que seja o momento de sair do transe, diga sua última sugestão, preparando-se para a próxima sessão, afim de conseguir entrar nesse estado mais facilmente. Lembre-se de que, quanto mais praticar, mais fácil e rápido será entrar em transe.


  • Texto escrito por Amanda Magliaro da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]