Educação Nutrição Veganismo

Veganismo – Receitas de queijos vegetais

queijo vegano
Luciana Pessutti
Escrito por Luciana Pessutti


Receitas de queijos vegetais deliciosos

TOFU DE GRÃO-DE-BICO

Ingredientes

2 xícaras de farinha de grão-de-bico

6 xícaras de água

2 colheres (chá) de sal

1/2 colher de chá de açafrão-da-terra ou à gosto (opcional)

Preparo

Em uma tigela grande, misture bem todos os ingredientes + 2 xícaras de água. Passe a mistura por uma peneira grande, para eliminar pelotas. Unte com uma camada generosa de azeite ou óleo uma forma média retangular.

Em uma panela, aqueça 4 xícaras de água; quando começar a ferver, despeje cuidadosamente o líquido, mexendo com uma colher. Cozinhe em fogo médio-baixo, mexendo sempre por 5 a 8 minutos aproximadamente, até que a mistura tenha cozido e engrossado bem. Despeje imediatamente na forma, espere esfriar e deixe na geladeira, idealmente durante a noite.

Este tofu pode ser preparado salteado, frito, usado em saladas, sopas, lanches, e no que mais você inventar. Você também pode experimentar adicionar temperos de sua escolha durante o preparo. Rende um bloco grande, que deve ser conservado em geladeira.

 

QUEIJO CASTANHA DE CAJU

Ingredientes

1 xícara de castanhas de caju torradas

1 xícara de leite vegetal ou água

2 colheres (chá) de ágar-ágar

1 colher (chá) de missô

1 colher (sopa) de azeite

1 pitada de sal

1 pitada de levedo de cerveja em pó (opcional)

1 pitada de alho em pó e de cebola em pó (opcional)

Preparo

No processador, bata as castanhas de caju. Leve o leite vegetal para ferver junto com o ágar-ágar por 3 minutos. Misture e processe todos os ingredientes até que fique bem homogêneo. Despeje em um recipiente untado e aguarde esfriar bem. Desenforme. Serve para lanches e receitas em geral; derrete quando aquecido.

 

QUEIJO DE AMÊNDOAS

Ingredientes

1 xícara de amêndoas cruas

1/2 xícara de água

3 colheres (sopa) de suco de limão

3 colheres (sopa) de azeite

1 colher (café) de sal marinho

Preparo

Escalde as amêndoas em água fervente por alguns minutos e remova as peles. Cubra com água e deixe de molho de um dia para o outro (12 horas). Escorra. Coloque as amêndoas em um processador ou liquidificador junto com os demais ingredientes e bata em potência alta por cerca de 5 minutos.

Cubra uma peneira média com “pano de fralda” duplo ou outro tecido de algodão limpo. Despeje o conteúdo sobre ela, junte as pontas do tecido e prenda com um elástico, apertando bem para que solte o excesso de água. Mantenha a peneira sobre um recipiente que possa receber o líquido que escorre, e deixe na geladeira por pelo menos 12 horas.

Remova delicadamente o queijo do pano. Cubra uma assadeira pequena com papel manteiga, pincele o queijo com azeite de oliva (opcional) e asse em forno médio-baixo por cerca de 30 minutos.

Este queijo pode ser consumido em lanches ou utilizado em receitas diversas. Você pode variar a receita, adicionando levedo de cerveja, alho, ervas frescas picadas, etc.

 

QUEIJO DE BATATA

Ingredientes

3 xícaras de purê de batata

1 xícara de polvilho doce

1 xícara de polvilho azedo

2 xícaras da água do cozimento da batata

1/2 xícara de óleo ou azeite

Meio limão taiti

Sal a gosto

Preparo

Bata tudo no liquidificador… Só isso e você terá o requeijão.

Para virar queijo, coloque na panela e aqueça por uns 10 minutos, mexendo sempre.

 

LEITE DE SOJA

Ingredientes

Uma xícara de grãos de soja

Preparo

Para dar um choque térmico e evitar o sabor desagradável da soja, deixe os grãos cozinhar em água fervente por 5 minutos, escorra e em seguida lave-os em água fria. Deixe-os de molho em recipiente de vidro ou cerâmica de 4 a 8 horas. Passado esse período, lave-os e bata-os no liquidificador em uma proporção de 5 xícaras de água filtrada para cada xícara do grão de soja hidratado.

Após bem batidos, coe-os com um pano de algodão reservado especialmente para isso (uma fronha pequena funciona bem). Esprema bem para retirar todo o líquido. Em uma panela, cozinhe o leite por aproximadamente 25 minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando e tomando cuidado para que o leite não transborde da panela.

– Para saborizar o leite, você pode adicionar um pouco de baunilha, canela ou cravo. Conserve em geladeira por no máximo 3 dias

queijo vegano

TOFU (QUEIJO DE SOJA)

Após o preparo do leite de soja, com o leite ainda quente na panela, dissolva uma colher pequena, equivalente a 10g de sal amargo (sulfato de magnésio, comumente encontrado em farmácias), em meio copo de água fervente e despeje sobre o leite, aos poucos. Quando notar que o leite está começando a coagular, pare de despejar a água. Misture e tampe a panela e deixe descansar por aproximadamente 10 minutos.

Despeje o conteúdo da panela em uma peneira forrada com um pano de algodão (funciona bem usar uma panela de cozimento a vapor, colocando o pano sobre a área onde se coloca os legumes para cozer), dobre o pano nas pontas, envolvendo o tofu.

Em seguida, coloque um peso sobre o tofu, que pode ser um pires com uma xícara por cima; o peso fará com que o tofu solte o excesso de água. Quanto maior o peso, mais compacto será o tofu. Aguarde aproximadamente 15 minutos.

Deposite o tofu com o pano em um recipiente com água, e delicadamente retire o pano. Deixe o tofu mergulhado em água por 10 minutos ou lave-o diretamente em um filete fino de água da torneira, para retirar o sal amargo. Conserve em geladeira por no máximo 3 dias.

 

COMO PREPARAR IOGURTE DE SOJA

Após preparar o leite de soja, aguarde até que fique morno. Verifique a temperatura com a ponta do dedo; se conseguir mergulhá-lo no leite e contar até 10 sem incomodar, significa que a temperatura está adequada. Despeje um envelope de fermento para iogurte, encontrado em lojas de produtos naturais, e mexa bem. Se preferir um iogurte com consistência bem firme, adicione uma colher de amido de milho ou de kanten diluído em um pouco de água. Não adicione açúcar ou saborizantes nesta etapa, pois deixa o iogurte muito ácido.

Coloque em um recipiente e tampe bem, deixando abafado (de preferência em bolsa térmica) durante 4 a 6 horas. Após fermentação, conserve em geladeira e adicione baunilha ou bata com frutas para dar sabor.

 

COMO PREPARAR LEITE CONDENSADO DE SOJA CASEIRO

Ingredientes

1 copo de extrato de soja em pó

2 copos de açúcar cristal orgânico

1 copo de água fervente

1 e 1/2 colher de margarina vegetal ou óleo

Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma mistura homogênea. Leve à geladeira por aproximadamente 4 horas. Utilize em receitas como substituto ao leite condensado industrializado.

 

QUEIJO DE TREMOÇO

Ingredientes

1/2 xícara de tremoço em conserva (escorrido)

3 colheres (chá) de ágar-ágar em pó, refinado (branco)

1 e 1/2 xícara de água

1 colher (sopa) de polvilho azedo

1 colher (café) de vinagre de maçã ou suco de limão

2 colheres (sopa) de azeite

Sal a gosto

Preparo

Numa panela, misture o ágar-ágar e o polvilho com a água e deixe ferver, mexendo sempre, por aproximadamente 3 minutos (ele ficará com uma textura viscosa e aparência translúcida). Coloque ainda quente no liquidificador batendo por 2 minutos com os demais ingredientes. Transfira para um pote pequeno e leve à geladeira até firmar ou use ainda líquido em receitas como pizza, lasanha, etc. Consuma em até 5 dias, mantendo em geladeira.

 

QUEIJO FRESCAL VEGANO

Ingredientes

1 xícara de chá de castanhas de caju cruas e sem sal demolhadas por 8 horas

1 e 1/2 xícara de chá de água filtrada

1 limão

1 colher de chá de sal

1 colher de sopa de gelatina ágar-ágar

1 e 1/2 colher de sopa de polvilho azedo

Preparo

Depois de deixar as castanhas demolhadas por 8 horas, escorra a água. Coloque num liquidificador as castanhas com a água filtrada e bata até ficar cremoso e toda a castanha triturada.

Adicione o polvilho, o sal, o suco de um limão e o ágar-ágar e bata novamente.

Leve ao fogo baixo e mexa, enquanto a mistura vai engrossando e soltando da panela. Quando levantar fervura, continue mexendo por mais 2 minutos. Coloque num recipiente preferencialmente de vidro, e com a ajuda de uma colher ajuste para não ficar espaços, e para a superfície ficar lisa.

Deixe na geladeira por pelo menos 3 horas.

Observações

– Esse queijo tem durabilidade de 10 dias na geladeira.

– Depois que desligar a panela você pode adicionar as ervas de sua preferência, como orégano, para dar um gostinho a mais no queijo.

Você também pode gostar deste artigo: https://www.eusemfronteiras.com.br/veganismo-de-verdade/

Sobre o autor

Luciana Pessutti

Luciana Pessutti

Oi meu nome é Luciana Pessutti, sou vegana há mais de seis anos e vegetariana desde os 12 anos.

Desde criança não achava correto ter os "bichinhos" no meu prato, porém somente depois de adulta fui conhecer o veganismo e, desde então, divulgo por meio da internet informações dos bastidores da indústria de laticínios, ovos, mel e demais explorações que acontecem com nossos irmãos não-humanos, conscientizando para o fato de podermos ter uma vida saudável sem precisar explorar ou matar um ser inocente.

Sou ativista pelos direitos animais e uma das minhas frases preferidas é "Viva e deixe Viver!"

Contato: [email protected]