Nutrição

Chocolate: O alimento irresistivelmente proibido

Eye level shot of chocolate pieces broken from a bar and stacked in a column standing on a reflective surface against a chocolate brown background which fades toward the surface.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O chocolate faz mal? Prejudicial ou um benefício à saúde?

Lógico, como todo alimento deve ser consumido com moderação, o chocolate não é exceção. Mesmo sendo fonte de vitaminas e sais minerais, o chocolate enfrenta um dilema dual, ou ele faz bem à saúde ou não.

Não é possível julgar até que ponto pode ser prejudicial, em alguns casos é defendido que dois pedaços de chocolate amargo por dia é benéfico à saúde, porém chocolate bem amargo, no mínimo 70% cacau, não conta os que contêm mais açúcar e leite do que o cacau em suma.

O que acontece é que as indústrias fazem com que o chocolate fique completamente doce com adição de muito açúcar e conservantes que estragam os benefícios do cacau contido no chocolate.

Os benefícios que podemos encontrar no chocolate são, entre eles, a presença de antioxidantes, que ajudam contra o envelhecimento. Também auxilia no humor por conter serotonina, um neurotransmissor que estimula o bem-estar.

É possível dizer que o chocolate pode causar dependência, pois contém substâncias como cafeína e teobromina. Importante lembrar que animais domésticos não podem consumi-lo, e que pode ser muito tóxico para cachorros.

O consumo de chocolate deve ser feito com moderação.


Texto escrito por Giulia Maquiaveli da Silva da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]