Nutrição Veganismo

Veganismo

Luciana Pessutti
Escrito por Luciana Pessutti

O que vem a ser veganismo?

O termo vegan foi usado pela primeira vez na década de 40 por Donald Whatson, professor de marcenaria, na época secretário da sociedade vegetariana de Leicester. Donald se incomodava com o fato de vegetarianos consumirem derivados de origem animal, como leite e ovos.

Ele queria algo maior em defesa dos animais, criando assim um boletim informativo com o nome de Vegan News, tendo como co-fundadora Elsie Shrigley, dando origem assim ao veganismo, sendo sua data mundial comemorada no dia primeiro de novembro. Donald enfrentou forte oposição, mas perseverou.

Veganismo é uma filosofia de vida que luta pela abolição dos animais não humanos em todos os aspectos: alimentícios (leites e seus derivados, ovos, mel, própolis, carmim…), vestimentas (couro, lã, seda, peles, caxemira…), entretenimento (rodeios, vaquejadas, touradas, farra do boi, circos com animais, aquários, rinhas, pescas desportivas, hipismo, corridas, zoológicos, oceanários, uso de animais para fins turísticos, entre outros), empresas que realizam testes em animais e/ou que estejam envolvidas com patrocínios que envolvam a exploração deles, compra e venda de animais, veículos com tração animal, enfim, tudo que gera exploração, humilhação, tortura e na maioria das vezes causa a morte desses animais.

Lutamos pela libertação animal.

O veganismo é uma filosofia de vida de não violência para com os animais não humanos.

Devemos partir do seguinte princípio: o que não queremos para nós não devemos causar aos outros. Podemos ter uma vida ética e saudável sem humilhar, torturar ou matar animais inocentes, construindo assim um mundo de paz e harmonia entre todos os seres habitantes do planeta.

“Nenhum coração precisa parar de bater para que o seu/meu continue batendo”.

Faça a diferença, mude hábitos.

Definição de veganismo segundo a instituição que cunhou o termo:

“O veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade com animais, seja para alimentação, vestuário ou qualquer outra finalidade.”

Definição criada pela The Vegan Society, da Inglaterra, mais antiga entidade vegana do mundo.

Sobre o autor

Luciana Pessutti

Luciana Pessutti

Oi, meu nome é Luciana Pessutti, sou vegana desde abril de 2011.

Desde criança não achava correto ter os “bichinhos” no meu prato, porém somente depois de adulta fui conhecer o veganismo e, desde então, divulgo por meio da internet informações dos bastidores da indústria de laticínios, ovos, mel e demais explorações

que acontecem com os animais, visando conscientizar para o fato de podermos ter uma vida ética e saudável sem precisar explorar ou matar animais.

Uma das minhas frases preferidas é:

“Olhe no fundo dos olhos de um animal e, por um momento, troque de lugar com ele. A vida dele se tornará tão preciosa quanto a sua e você se tornará tão vulnerável quanto ele. Agora sorria, se você acredita que todos os animais merecem nosso respeito e nossa proteção, pois em determinado ponto eles são nós e nós somos eles.”

– Philip Ochoa

Contato: lluzinha39@gmail.com
Instagram: @Luzinha4071