Nutrição Saúde Integral Vegetarianismo

Seja vegetariano ao menos uma vez por semana

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Comer um bicho morto pode fazer mal ao seu organismo, e você nem percebe. Pensando nisso e nos impactos ambientais, surgem os movimentos vegetarianos pelo planeta. Algumas pessoas podem achar estranho mudar um hábito tão enraizado em nossa cultura, mas, para outros, o absurdo é conseguir viver comendo carne. Independente de crenças, o que podemos dizer é que ficar sem carne faz diferença na vida individual e do coletivo. Veja alguns motivos para ficar, pelo menos, um dia da semana sem comer carne.

Toxinas e a perda de peso

Ficar sem comer carne pode te ajudar a perder peso. Isso acontece, pois ficar sem comer carne vermelha ajuda a diminuir a quantidade de toxinas no seu organismo. E, consequentemente, isso facilita para perder peso.

Gorduras e prevenção de doenças

Comer menos carne significa que você vai ingerir menos gordura animal. Dessa forma, isso vai ajudar a prevenir diversas doenças cardiovasculares e também ajudar a diminuir problemas com celulite, por exemplo.

Expectativa de vida

Ao diminuir a quantidade de carne no cardápio, você também diminuirá o consumo de alimentos processados, como salsicha, mortadela, presunto, entre outros. Isso ajuda a diminuir o risco de ter doenças cardíacas e também a melhorar a expectativa de vida.

vegetariano

Segunda sem carne

Desde 2003, existe um movimento em diversos países que incentiva que a segunda-feira pode ser o dia da alimentação sem carne. A explicação é de que, no final de semana, temos a tendência de exagerar na alimentação não saudável e por isso ter um dia no começo da semana para aliviar um pouco a dieta é uma boa ideia para a saúde, além de, ao perceber os benefícios da dieta sem carne, servir de incentivo para que um dia sem carne se torne mais dias até virar um hábito.

Meio ambiente

A produção de carne é, de certa forma, um vilão para o meio ambiente. Para produzir carne, é gasto uma quantidade de energia elétrica e água muito maior do que para produzir legumes e verduras, por exemplo. Ficar um dia da semana sem carne impacta na produção de carnes, o que ajuda a gastar menos com a produção dela e com isso temos um meio ambiente mais sustentável.


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]