Acupuntura Terapias Ventosaterapia

Ventosaterapia e seus benefícios

Paciente fazendo ventosaterapia
Asia Images Group / Canva
Denise Ciciliano
Escrito por Denise Ciciliano

A Ventosaterapia é uma antiga terapia que pertence à Acupuntura e na qual são utilizadas ventosas de acrílico com válvula que produzem vácuo na superfície onde são aplicadas, promovendo a melhoria na circulação do sangue.

A ventosa de acrílico é similar a um ‘cup’. O manuseio é fácil, a higienização é muito simples e o uso pode ser feito com diversos tamanhos de copos – assim várias partes no corpo do paciente podem ser tratadas.

Benefícios da Ventosaterapia: melhoria da circulação e limpeza do Sangue (Xue), aumento da resistência a doenças, desintoxicação do organismo, alívio de dores, melhor oxigenação dos tecidos, liberação de contraturas musculares, relaxamento corporal e regulação do pH.

Indicações: anemia, asma, celulite, constipação, dor abdominal, dor de cabeça. Dores (costas, pernas, etc.), fadiga, insônia, lombalgia, torcicolo. Pode ser usada na massagem com aplicação de óleo para deslizamento da ventosa.

Também é utilizada para fins estéticos na diminuição da celulite e na gordura localizada, para renovação e fortalecimento da pele e do sistema linfático e para redução da retenção de líquidos no organismo.

Como é o tratamento?

Quando ocorre o vácuo no interior da ventosa, o Sangue (Xue) é levado para a superfície da pele fazendo com que sejam liberadas as toxinas do Sangue. A circulação sanguínea é estimulada e ocorre a nutrição de músculos.

Terapeuta aplicando ventosas de acrílico em paciente
BananaStock / Photo Images / Canva

O tempo de aplicação varia de 5 a 10 minutos. Após a retirada das ventosas, o terapeuta deve observar a coloração da região onde ela foi aplicada: rosada, azulada, vermelha, roxa, etc. A coloração é um indicativo do estágio da patologia e está relacionada com a falta de oxigenação do sangue e com o acúmulo de toxinas.

As marcas da ventosa são visíveis e desaparecem após alguns dias da aplicação.

Geralmente é indicado um ciclo de tratamento que varia de indivíduo para indivíduo, com intervalo de uma semana entre as sessões.

Você também pode gostar

A Ventosaterapia pode ser utilizada em conjunto com outras técnicas, complementando o tratamento feito com Acupuntura, Auriculoterapia, Moxa, etc.

A Ventosaterapia não apresenta efeitos colaterais, tem baixo custo e oferece bons resultados terapêuticos.

Sobre o autor

Denise Ciciliano

Denise Ciciliano

Comecei minha vida profissional aos 17 anos como estagiária de secretariado na General Motors, passei por vários departamentos e funções e após 27 anos me desliguei da empresa em novembro de 2011.

Já havia iniciado o curso de acupuntura e em março de 2012 me formei e comecei a atuar com Medicina Chinesa (acupuntura, auriculoterapia, moxa e massagem terapêutica).

Minha formação acadêmica era voltada para a área administrativa e em 2014 iniciei o curso de Fisioterapia pela FMABC, atualmente estou no último ano.

Adoro viajar e conhecer outras culturas, estive na China, EUA, alguns países da Europa, Américas, Índia e viajei por alguns lugares do Brasil também.
Sou budista, praticante de meditação.

Atuei como professora de inglês particular e escola de idiomas. Tenho conhecimento básico de italiano e espanhol.

Formação profissional terapêutica e administrativa:

- Massoterapia – Outubro/2002
- Traditional Chinese Medicine Acupunture & Cosmetology Training Course - WFCMS – Pequim – Setembro/2010
- Formação profissional em Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura – Carga horária 1.200 horas - Instituto Tin San - Centro de Cultura de -
Medicina Tradicional Chinesa – São Bernardo do Campo – concluído Março/2012
- Anatomia do Sistema Locomotor – Maio/2012
- Drenagem Linfática – Novembro/2012
- Auriculoterapia Chinesa – CEATA – Abril/2013
- Aprimoramento em Acupuntura no Tratamento da Dor – Setembro/2013
- Diagnostico da Medicina Tradicional Chinesa – Dezembro/2013
- Bandagens Funcionais – Fevereiro/2015
- Massagem Tui Na – Agosto/2016
- Cursando 4o. ano do curso de Fisioterapia – FMABC – Santo André
- Administração de empresas – 1988
- Comércio Exterior – 1997
- Pós Graduação em Gestão de Negócios Internacionais - 2000

Contato:
WhatsApp: 11 99187-2344