Autoconhecimento Psicoterapia Terapias

Como a psicoterapia pode controlar a ansiedade

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Dor de cabeça, falta de ar, dor nos ombros, sensação de estômago pesado, ânsia, sudorese nas mãos, pés e axilas, dificuldade de se concentrar e um medo inexplicável. Todos estes sintomas indicam uma crise de ansiedade, apesar de muitas pessoas demorarem a entender isso. A ansiedade, ou transtorno de ansiedade, atinge cada vez mais pessoas ao redor do mundo e o tratamento precisa ser contínuo, caso você queira se livrar desta situação. A psicoterapia pode ser uma importante aliada.

Muitas vítimas destas crises de ansiedade procuram médicos neurologistas ou mesmo endocrinologistas para tratar destes sintomas, pois acreditam estar sofrendo de algum problema físico, quando, na verdade, a causa é psíquica. Geralmente, as causas da ansiedade estão na mente da pessoa, não em algum distúrbio funcional, o que faz com que o melhor tratamento seja a psicoterapia.

Por meio do diagnóstico correto e de muita conversa, o psicoterapeuta pode, em conjunto com o paciente, encontrar os verdadeiros motivos desta crise de ansiedade e tratar este tipo de reação que desencadeia uma crise. Ao contrário do que muitos pensam, este tipo de transtorno pode ser facilmente controlado, caso o paciente realmente se dedique e tenha interesse em se livrar deste incômodo.

Basicamente, o autoconhecimento, o autocontrole e exercícios que fortaleçam a confiança e a autoestima podem ter resultados extremamente favoráveis. O importante é que a pessoa sinta-se em conexão com seu psicoterapeuta e confie nele para contar tudo que causa esta sensação. É um tratamento que precisa de uma via de mão dupla, além da participação e envolvimento do paciente; caso contrário, se torna apenas uma conversa sem resultados.

Comumente, as pessoas ansiosas têm crise de autoimagem ou quando estão em situações de muito estresse e cansaço. Ambas situações são reversíveis e precisam ser tratadas. Um psicoterapeuta sabe como chegar ao íntimo dos pacientes e fazer com que eles enxerguem o que precisa ser mudado. Pode não ser fácil, mas é totalmente possível. Caso você tenha crises de ansiedade, procure um psicoterapeuta com o qual se identifique e trabalhe em conjunto com ele, porque existe grandes chances de você deixar todos os incômodos causados por este mal lá no passado.


Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]