Autoconhecimento Comportamento Convivendo Cultura Psicologia

Você é o que veste

No foco da imagem, há as mãos de uma mulher escolhendo roupas em uma loja vintage.
Emma Rahmani / Corelens / Canva

Suas roupas revelam mais sobre você do que imagina! O que será que sua camiseta favorita ou a cor que escolhe dizem sobre sua identidade? Descubra como pequenos detalhes falam alto sobre quem você é. Continue lendo e surpreenda-se!

O que você veste traduz seu universo particular.

Você já parou para pensar que aquilo que veste pode revelar mais sobre você do que suas próprias palavras?

Mais do que um simples estilo ou moda passageira, nossas escolhas de roupas, objetos e ambientes funcionam como extensões silenciosas da nossa identidade.

O psicólogo Sam Gosling, pesquisador renomado da área de personalidade, passou a última década estudando como as pessoas projetam e protegem o seu “eu interior”.

Ao analisar dormitórios, escritórios, carros e até roupas, ele descobriu algo curioso: os sinais que deixamos no mundo material falam muito sobre quem somos – às vezes mais do que uma conversa íntima poderia revelar.

Na imagem, uma mulher está em dúvida entre duas camisas: uma azul e outra verde.
Lais Schulz / Lais Schulz / Canva

Como organizamos nossos espaços e nos apresentamos ao mundo pode indicar traços de personalidade essenciais, como confiabilidade, abertura e flexibilidade.

Em outras palavras: a sua camiseta favorita, o jeito como arruma seu quarto ou até a caneca que você escolhe para tomar café revelam, em detalhes, sua forma de sentir e interpretar o mundo.

Mas não é só isso. As cores também têm um papel fundamental. A psicologia das cores mostra que os tons que escolhemos para roupas, objetos ou até para pintar uma parede carregam um pedaço de nós.

O vermelho pode expressar intensidade e paixão; o azul, calma e confiança; o preto, elegância ou até introspecção. Sem perceber, nossas emoções e afetividades se traduzem nessas escolhas cotidianas, revelando ao mundo muito mais do que imaginamos.

Não por acaso, Carl Jung já dizia: “Você é o que faz, não o que diz que fará”. Quando pensamos nisso, fica evidente que cada escolha – inclusive a roupa que você usa agora – pode ser uma pista sobre quem você é de verdade.

Para aprofundar sua autopercepção e compreender melhor temas como ansiedade, estresse, divórcio, narcisismo, resiliência, insônia, feridas emocionais, autoajuda e meditação, psicanálise, visite nossa livraria virtual no botão abaixo e conheça nossos e-books exclusivos!

Sobre o autor

Janio Ferreira Costa (Psicanálise Online)

Olá, sou Janio psicanalista, estou feliz por estar aqui. Fazer terapia é ler a si mesmo.

Trabalho com sessão online com adultos, veja meus contatos no final deste artigo. Grato.

Acredito que você é uma pessoa de grande valor e que nasceu para um propósito; dentro de você há um rico depósito de habilidades, mas a vida acontece e surgem situações que obscurecem a visão da gente, fazendo com que você sinta que "não vale a pena". Com isso pode vir a ansiedade ou uma série de transtornos.

Se isso ressoa em você, conecte-se comigo hoje e vamos conversar.
Teremos uma conversa tranquila, privada e (acima de tudo) sem censuras ou críticas.

Viso criar um espaço seguro e sem julgamentos para você conversar, desabafar e descarregar suas vivências.

WhatsApp: (21) 99289-6265

Instagram: @psicanaliseminuto

Site: janiopsicanalista.com

E-mail: psicanaliseminuto@gmail.com