Nutrição

Você já pensou em ter uma ceia de final de ano mais saudável? Aposte nesta ideia

Sociedades cristãs comemoram o Natal no mundo inteiro. Cercado por tradições e costumes distintos em cada região, a celebração é festejada a partir de crenças e lendas que variam em cada cultura.

“Cercado por tradições e costumes distintos em cada região, a celebração é festejada a partir de crenças e lendas que variam em cada cultura”

O fim do ano aproxima-se e este espírito diferente vai tomando conta de todos nós, estimulando as confraternizações, trocas de atenção, carinho e presentes, tudo em ritmo de festas e comemorações. O lugar quase sempre é um restaurante, clube, barzinho ou até mesmo a casa de um parente ou amigo mais próximos, onde o que não falta é muita comida, bebida, uma boa conversa e diversão.

Escolhas mais saudáveis na alimentação são importantes até mesmo durante as festas de final de ano, até porque um jantar requintado nestas comemorações merece terminar em grande estilo.
Uma alimentação adequada não significa deixar de comer o que você gosta, mas ter o autocontrole, saber dosar e até mesmo restringir o consumo de alguns alimentos e bebidas para não estragar a festa.

Tendo em vista que a ocasião é repleta de tentações, aqui vão algumas dicas:

• Depois das nozes, castanhas, panetones, doces e bebidas da ceia, o almoço perfeito para o dia de Natal não tem excessos. Nada como a leveza e o sabor das nossas frutas da estação combinadas às receitas brasileiras decorando a sua mesa de Natal e deixando de lado as preparações gordurosas que não combinam com as altas temperaturas do verão e que dificultam a digestão;

“Escolhas mais saudáveis na alimentação são importantes até mesmo durante as festas de final de ano, até porque um jantar requintado nestas comemorações merece terminar em grande estilo”

• A seleção das carnes também é importante. Evite as carnes de porco, cupim, costela e contrafilé. Opte pelas aves (chester, peru), pois são mais magras, contém menos gordura e fornecem menos calorias quando comparadas à carne de porco, mas isso não faz dela a única opção. Independentemente da carne que escolher, apenas mantenha um olhar atento à forma de preparo e consuma com moderação. Os peixes também são boas opções;

• Dê preferências às preparações grelhadas, assadas ou cozidas;

• Não abuse de molhos à base de maionese, creme de leite e queijo. Substitua-os por molhos à base de limão, iogurtes ou ricota;

• Evite as massas folhadas, elabore doces e tortas à base de ricota. Para a sobremesa, utilize as frutas da época (melão, abacaxi, melancia, pêssego, uva figo, ameixa, lichia, manga, romã, kiwi, maçã, maracujá, nectarina, entre outras), porque, além de serem mais baratas, contribuem com a fibra da dieta, vitaminas e minerais importantes. Desta forma, a leveza do prato combinado ao sabor das frutas atuam e facilitam a digestão;

• Frutas oleaginosas e secas também merecem atenção, como amêndoa, avelã, castanha, noz, uva passa e damasco. Além de complementarem o prato, elas contribuem para elevar o valor calórico da preparação. Apesar de possuírem nutrientes com propriedades funcionais, utilize-as com moderação;

• Para o Revéillon, em que o clima é menos tradicional e mais festivo, faça um show de cores e sabores desde a entrada até as sobremesas. Abuse das saladas coloridas, frutas e pratos requintado, para comemorar um Ano Novo repleto de bons presságios;

• Cuidado com as bebidas alcoólicas, uma vez que também vêm acompanhadas de aperitivos calóricos, salgadinhos e petiscos: batidas, licores, vinhos, champanhes, cervejas, vodcas e uísques são altamente calóricos, assim com a mistura delas poderá trazer transtornos gastrointestinais.

Fique atento à sua alimentação, evite os excessos e boas festas!

Crepe com compota de frutas vermelhas

Ingredientes e Quantidades:
Massa
Leite desnatado – 100ml
Farinha integral – 3/4 xícara
Óleo (canola, girassol, soja) – 1 colher de sopa
Ovo inteiro (45 g) – 1 unid. (45g)
Clara (25 g) – 1 unid. (25g)
Adoçante culinário – 1 colher de chá

Recheio
Frutas vermelhas variadas para guarnição (amora, blueberry, morango, framboesa) – 50g
Folhas de hortelã para guarnição – 1 ramo
Frutas vermelhas, como morango, framboesa e amora (elaboração da compota) – 1/2 kg
Canela – 1 unid. (em pau)
Anis-estrelado – 2 unid.
Açúcar – 1 xícara (chá)
Água – 2/4 xícara (chá)
Vinho tinto suave – 2/4 xícara (chá)
Licor de cassis – 4 colheres (sopa)

Modo de Preparo:

Compota

1. Coloque as frutas numa panela e junte a canela e o anis-estrelado;
2. Adicione o açúcar, a água e o vinho;
3. Cozinhe lentamente, mexendo com cuidado até o açúcar dissolver e as frutas ficarem macias;
4. Retire o doce do fogo e deixe repousar por 15 minutos;
5. Aromatize com o licor;
6. Reserve.

Massa

1. Adicione os ingredientes da massa e bata no liquidificador. Processe até a massa ficar homogênea e lisa. Tampe o copo do liquidificador e leve à geladeira para descansar por 30 minutos;

2. Aqueça uma frigideira antiaderente. Pincele com um pouco de azeite e coloque uma medida de concha da massa. Gire a frigideira com cuidado de um lado para o outro para que a massa se espalhe;

3. Deixe a massa cozinhar por 1 ou 2 minutos e passe a espátula com cuidado nas bordas do crepe. Vire a massa ligeiramente e recheie com compota de frutas e as frutas vermelhas. Deixe mais 2 minutos e dobre de uma ponta a outra;

4. Transfira o crepe para um prato e finalize com folhas de hortelã.
Rendimento: 2 porções

 

Peito de peru com abacaxi e farofa de cenoura com frutas secas

Ingredientes e Quantidades:
Peito de peru desossado – 2 Kg
Abacaxi fresco – 10 fatias
Vinho branco – 2 copos (150 ml)
Cebola fatiada – 2 unid.
Amido de milho – 1 colher de sopa
Acompanhamento
Cebola picada – 1 unid.
Sopa de azeite – 5 colheres de sopa
Alho amassado – 2 dentes
Ameixa preta picada – 4 colheres de sopa
Damasco – 60g
Uva passa – 4 colheres de sopa
Farinha de mandioca crua – 250g
Farinha de milho em flocos – 250g
Cenoura ralada – 2 unid.
Cheiro verde picado (cebolinha e salsa) – 4 colheres de sopa
Sal – 1 colher de café
Modo de Preparo:

O Peito de Peru desossado já vem temperado. Caso não esteja, tempere com uma pasta feita com suco de limão, sal e alho.

1. Forre a assadeira com as fatias de cebola;
2. Coloque por cima o peito de peru e regue com o vinho branco;
3. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por uma hora e meia;
4. Retire o papel alumínio e deixe dourar;
5. Retire o peito de peru e reserve em local aquecido;
6. Leve a assadeira ao fogo e deglaceie com um pouco de água;
7. Transfira o molho para uma panela pequena e alta;
8. Quando ferver, adicione amido de milho diluído em um pouco de água ou vinho branco, apenas o suficiente para espessar levemente o molho;
9. Abaixe o fogo;
10. Deixe cozer por 3 minutos;
11. Coe o molho e sirva sobre fatias do peito de peru e do abacaxi.

Acompanhamento – Farofa
1. Em uma panela, refogue o alho e a cebola no azeite;
2. Acrescente a cenoura ralada;
3. Acrescente as frutas secas e continue refogando;
4. Tempere com sal e cheiro verde, junte as farinhas de mandioca e de milho de uma só vez e mexa muito bem;
5. Deixe no fogo até a farinha ficar levemente torrada.

 

Folhas verde e tomate cereja

Ingredientes e Quantidades:

Alface Americana – 1 mini pé
Alface frisée – 1 mini pé
Rúcula – 1 mini pé
Tomate cereja – 10 unid.

Molho
Cebola roxa – 1 unid.
Mel – 2 colheres (sopa)
Hortelã – 1 maço pequeno
Azeite extravirgem – 3 colheres (sopa)
Limão –

4 unidades.

Modo de Preparo:

1. Lavar e higienizar as folhas, o tomate, a cebola e o limão por 15 minutos em solução clorada;
2. Em um recipiente, misture o mel, o limão, o azeite e a cebola cortada em fatias finas (à julianne);
3. Acrescente o sal, a hortelã e reserve.
4. Em uma travessa, monte de acordo com a sua preferência.

 

Sobre o autor

Dra. Vilani Figuiredo Dias

Dra. Vilani Figuiredo Dias

Mestre em Ciências da Nutrição - Nefrologia - Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP

Nutricionista, formada pelo centro universitário São Camilo e Mestre em Ciências da Nutrição, pós graduada pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP com enfoque em doença renal crônica - Nefrologia.

Atuação profissional no departamento de nutrição clínica do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Trabalhou como Docente- Coordenadora de cursos técnicos e livres na área de nutrição e dietética no Senac São Paulo. Entre as atividades atuais desenvolve atendimento clínico nutricional em consultório e Home Care com ampla experiência em Nutrição Clínica e Rotina Hospitalar envolvendo atendimento Clínico de Paciente Renal em tratamento conservador e em Hemodiálise, Cardiologia, Diabetes e Oncologia.

Realiza Consultoria Técnica em nutrição e saúde, palestras e Workshop na área de docência em nutrição, atua como Docente das disciplinas: Nutrição clínica, Fisiopatologia, Dietoterapia, Gastronomia Hospitalar, Bioquímica Metabólica, Bromatologia, Nutrição nos diferentes estágios da vida, Educação Alimentar e Nutricional, Orientação de projetos, Acompanhamento e Supervisão de Estágios, além de coordenação de projetos de educação nutricional corporativos em instituições públicas e privadas.

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