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Como o mindfulness pode nos ajudar no dia a dia?

Luiza Camargo
Escrito por Luiza Camargo
É uma habilidade que todos temos dentro de nós, de estar atento ao momento presente. Muitas vezes, precisamos desenvolver e resgatar essa capacidade, principalmente nos dias de hoje em que temos muitas opções de distrações como o celular, tablets, rede sociais, internet, TV, rádio, ruídos do ambiente da cidade, dentre muitos outros. Dar uma pausa nesses estímulos e voltar a atenção para si, para dentro de você e em seu corpo, é o treino de mindfulness.

O princípio básico de mindfulness é levar a atenção da mente para sua respiração, estando ciente do ar entrando e saindo de seu corpo, notando as sensações de apenas respirar no momento. 

Respiração, corpo e mente é tudo o que se precisa para a prática de mindfulness.

Em um mundo agitado e com excesso de estímulos, fazer pequenos intervalos ao longo do dia pode ser renovador. Traz uma abertura para levar a atenção para si, quebrando o ciclo do famoso piloto automático, em que nem notamos o que estamos fazendo, comendo, falando ou para onde estamos indo, chegando ao final do dia sem nem notar o que aconteceu.

Mindfulness é para ser experienciado e explorado por cada um, você deve sentir os seus benefícios de levar essa prática para sua vida, inserindo, desenvolvendo e integrando as habilidades a cada dia e com pequenos passos por vez.

“Mindfulness é a consciência que surge quando prestamos atenção, com propósito, no momento presente e sem julgamentos”

Jon Kabat-Zinn.

Muitos estudos comprovam os benefícios do desenvolvimento desta prática ao ser integrada à sua vida, Jim Hopper lista alguns:

Wellness of mind - Yoga woman standing on one leg doing tree pose with open raised arms in sunset flare in front of the ocean on beach. Mindfulness and meditation concept.– Mais compreensão das experiências vividas, estando ciente e com maior clareza do que ocorre em nossa mente.

– Mais atenção e menos distração, aumentando a manutenção do foco.

– Mais alegria na vida, por estar ciente dos momentos agradáveis, que antes nem notava por estar com o pensamento no passado ou no futuro.

– Melhor integração mente-corpo, pois muitos de nós vivemos apenas em nossas cabeças e esquecemos do corpo, ignorando seus sinais. Mindfulness nos ajuda a estar ciente do corpo e da mente.

 Vamos começar a praticar logo que acordamos?

Ainda na cama, ao acordar, faça três respirações conscientes, notando o ar entrando e saindo de seu corpo, apenas sentindo as sensações que essas respirações lhe proporcionam.

Thich Nhat Hanh, em seu livro ‘Silêncio – O poder da quietude num mundo barulhento’, sugere dizer essa frase mentalmente ao respirar:

“Ao acordar essa manhã, vou sorrir. Vinte e quatro horas novinhas em folha estão esperando por mim. Eu prometo vivê-las intensamente e aprender a olhar tudo o que me rodeia com os olhos da compaixão.”

Experimente inserir no seu dia a dia essa prática e estar ciente de sua respiração.

Boa prática!

Sobre o autor

Luiza Camargo

Luiza Camargo

Sou nutricionista e instrutora de mindfulness e mindful eating. Acredito na união da Nutrição, Mindful Eating, Mindfulness e Meditação. O alimento é um veículo para nutrir o corpo e a mente e, também, um reflexo de como lidamos com nossas vidas. Na minha trajetória sou pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento e com especialização em Nutrição Desportiva. Realizei o treinamento em Mindful Eating-Conscious Living pela UCSD e Estratégias de Mindfulness pela MTI.

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