Nutrição

Goji berry: a fonte da juventude

goji berry
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras



A aparência lembra uma uva-passa, porém avermelhada. O Goji Berry é uma fruta bem pequena e considerada um alimento funcional, mas não para só por aí, a nova sensação do momento também é um poderoso aliado à saúde.

O Goji Berry é fruto da planta Lycium Barbarum, originária das montanhas do Tibet. É um alimento extremamente nutritivo, com alto potencial antioxidante, também possui vitamina A, C e E, licopeno, zinco e 18 aminoácidos. Essa qualidade nutricional faz com que o consumo regular da fruta auxilie na saúde cardiovascular, além de ajudar a manter a boa aparência da pele, inclusive retardando o envelhecimento, protege as células contra os radicais livres e ainda colabora na redução da celulite, também previne contra o diabetes e o câncer. O Goji Berry é a maior fonte conhecida de carotenoides e por isso contribui para evitar problemas de visão e pode proporcionar fotoproteção adicional em pessoas mais suscetíveis aos raios ultravioletas.

goji berry

Para quem quer emagrecer, vale apostar nessa pequena fruta. Uma pesquisa publicada pelo Journal of the American College of Nutrition comprovou que ingerir 120ml de suco de Goji Berry, durante 14 dias consecutivos, reduz a circunferência da cintura e ainda aumente as taxas metabólicas em seres humanos, em relação ao grupo controle que tomou um suco placebo.

Outro estudo mostrou que uma pessoa que consome a quantidade adequada de vitamina C, possui 30% mais eficiência em oxidar gordura durante os exercícios, se comparado a um indivíduo com baixo teor do nutriente. É importante saber que 100 gramas de Goji Berry possuem 50 vezes mais vitamina C do que uma laranja.

Além de tudo isso, a fruta é conhecida por proporcionar bom humor, isso acontece, pois entre os aminoácidos presentes encontram-se o triptofano e a isoleucina, os dois ajudam a formar o homônimo conhecido como o neurotransmissor do prazer, a serotonina.

Como e quanto consumir? 

Para atingir o efeito medicinal é recomendado uma dosagem diária entre 15 e 45 gramas ou 120ml do suco de Goji Berry. O alimento pode ser misturado com outras frutas ou ainda introduzido em saladas e iogurte.

Aqui no Brasil ainda é difícil encontrar a versão natural da fruta, é muito mais comum achá-la desidratada. Neste caso, tome bastante água para hidratar as fibras e potencializar os efeitos.


Escrito por Natalia Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]