Autoconhecimento

7 mentiras que deveríamos parar de contar — principalmente para nós mesmos!

Mulher branca com indicador na boca.
Kristina Flour / Unsplash
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A verdade é que as pessoas mentem. Eu, você, o vizinho, o chefe… Todos nós usamos mentiras a nosso favor em algum momento da vida. Homens tendem a mentir para impressionar, enquanto mulheres preferem mentir para evitar que outra pessoa saia magoada. Aposto que você mesmo já tenha inventado uma mentirinha para sair mais cedo do trabalho, por exemplo.

A questão é que, neurocientificamente falando, ninguém gosta de mentir. Quando inventamos algo que não é verdade, o chamado sistema límbico do nosso cérebro, responsável por todas as respostas emocionais, fica estressado. Daí a sensação de culpa ou estresse. Não à toa, criamos o Dia da Mentira, uma data em que podemos mentir e pregar peças sem carregar o peso da enganação.

Entretanto, na realidade, nós fazemos isso o tempo inteiro, 365 dias por ano. Frequentemente, contamos mentiras para nós e para os outros como uma forma de autossabotagem ou evitar que enfrentemos situações complicadas. E isso é extremamente prejudicial. Vamos refletir sobre algumas delas e entender o porquê? Confira 7 mentiras que deveríamos parar de contar:

1 – “Estou bem”

Quantas vezes você respondeu que estava tudo ótimo quando, na verdade, estava tudo péssimo? É comum que coloquemos nossos sentimentos em uma caixinha bem escondida para que ninguém perceba que estamos mal ou até mesmo por achar que vamos “incomodar” o outro ao contar o problema que nos aflige.

Quanto mais escondida estiver essa caixinha, porém, maior o sofrimento. Desabafar com alguém e colocar para fora tudo aquilo que estamos sentindo é uma forma de autocuidado. É claro que você não precisa sair contando para todo mundo do escritório o que está acontecendo, mas é possível chamar um amigo de confiança para conversar e deixar de lado o piloto automático. Experimente responder “Não, eu não estou nada bem” e você vai sentir a diferença.

2 – “Se tal coisa acontecesse, minha vida seria perfeita.”

O ser humano é cheio de sonhos. Temos planos de reformar a casa, de ser promovido no emprego, de fazer um curso novo ou de encontrar uma pessoa legal. O problema está em usar a ausência dessas realizações como um empecilho para a felicidade.

Mulher branca sentada num campo.
Priscilla Du Preez / Unsplash

Está tudo bem não se sentir satisfeito com a vida como ela é, mas devemos usar nossos objetivos como impulso para alcançarmos o que desejamos, e não como razão para justificar essa insatisfação. Não pare, busque, mas não fique esperando que a vida fique perfeita como em um passe de mágicas quando atingir seus propósitos. Afinal, logo haverá um novo sonho para ocupar o lugar do antigo!

3 – “Eu não vivo sem tal coisa/pessoa.”

No fundo, você sabe que vive. Pode ser uma pessoa extremamente importante na sua vida ou algum hábito que você acha que nunca conseguiria largar. Somos muito adaptáveis e, uma vez desapegados, a vida dá seu jeito de compensar a falta que aquilo ou aquela pessoa causa.

Inicialmente, é inevitável que a saudade e a tristeza façam morada, mas, com o tempo, esses sentimentos passam. Por isso nunca devemos colocar a nossa felicidade em algo ou em alguém e, por mais que pareça impossível, somos capazes de sermos felizes apenas na nossa própria companhia.

4 – “Se eu pudesse voltar no tempo, faria diferente.”

Não, não faria. Todas as nossas decisões são baseadas nos sentimentos, no conhecimento e na consciência do momento.

Homem branco com as mãos no rosto.
@felipepelaquim / Unsplash

Se voltarmos atrás, provavelmente repetiríamos os nossos erros. E é assim mesmo que deveria ser! As mancadas que damos ao longo da vida, apesar de dolorosas, servem de aprendizado. Nós não precisamos carregar o fardo do passado, mas refletir sobre o daqui para frente com base no que já aconteceu. Deixe de arrependimento e siga!

Você também pode gostar

5 – “Sei exatamente o que estou fazendo.”

Você pode até saber, de fato, o que está fazendo, mas adotar uma postura de “sabe tudo” o impede de aprender ainda mais. Para pessoas controladoras, principalmente, essa frase é uma forma de garantir a si mesmo que tem as rédeas da situação.

Embora esteja tudo certo em não ter certeza de nada. Estamos em constante evolução e aprendizado, por isso o melhor é se abrir para o que pode acrescentar em nossas vidas.

6 – “Eu estarei lá em um minuto.”

Tudo bem que o brasileiro tem uma mania de chegar atrasado – todo mundo sabe que se a festa está marcada para às 18h, os convidados só começarão a chegar em torno das 19h. Não custa nada, porém, ter sinceridade com quem está esperando por você.

Relógio em cima de banco.
Artem Maltsev / Unsplash

Se você acabou de entrar no banho, não diga que já está chegando. É uma falta de respeito com o tempo, com a consideração e com a paciência do outro. Atrasos acontecem, porém, ninguém precisa sair prejudicado por causa disso. Diga a verdade e evite deixar as pessoas esperando.

7 – “Eu nunca deixarei nada de ruim acontecer com você.”

Essa é uma mentira muito comum em relacionamentos amorosos e entre pais e filhos. Nós sabemos que não temos a capacidade de super-herói de proteger aqueles que amamos 100% do tempo e em todas as situações. Eles precisam aprender a errar sozinhos e a sofrer com as consequências. É a lei da vida e é assim que evoluímos.

No fim, nós só podemos controlar o que cabe em nossa realidade. Por mais próxima que a outra pessoa seja, ela está fora da nossa alçada. Portanto, podemos fazer o máximo para deixá-la segura, mas nos faltam superpoderes para ir além disso.

Então, a lição é que, seja no Dia da Mentira ou em qualquer outra data do ano, precisamos ter responsabilidade com o que dizemos. Mentirinhas pequenas podem parecer bobas em um primeiro momento, mas tem consequências enormes para nós e para os outros. Será que não está na hora de ser mais verdadeiro com a sua própria vida?

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br