Nutrição

Saladas no pote: como entrar nessa onda?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A onda do momento é a salada no pote. Prática e fácil de fazer, ela é uma alternativa mais saudável para aqueles dias mais corridos e que nos ajuda a manter a dieta em dia.

Esqueça dos molhos sem nenhuma graça e das saladas com folhas mais murchas. As receitas que daremos aqui foram elaboradas por chefs de cozinha especializadas em alimentação saudável. Elas são funcionais e bem práticas, além de não perderem o sabor ao serem colocadas em marmitas.

O segredo para o sucesso da salada no pote é colocar as folhas por último, assim elas não estragam. O molho é o primeiro ingrediente colocado no recipiente. Em seguida, coloca-se os outros ingredientes mais sólidos. Na hora da refeição, basta virar o pote para que assim os temperos se misturem com os demais ingredientes.

Salada refrescante e tropical

Você vai precisar de:

Primeira camada: preparação do molho

Ingredientes: vinte folhas de hortelã, uma colher de sopa de azeite, meia manga, suco de meio limão do tipo siciliano e sal a gosto.

Segunda camada: vegetais e proteínas

Ingredientes: cinco tomates do tipo cereja bem picados, meio peito desfiado de frango, temperado e refogado, uma colher de sopa de cenoura crua ralada e uma fatia picada de mussarela de búfala.

Terceira camada: folhas

Ingredientes: três castanhas raladas do pará, uma folha picada de rúcula e uma folha picada de alface roxa.

Preparo: coloque todos os ingredientes da primeira camada em um liquidificador ou em um mixer e bata até ficar homogênea. No pote, bote o molho, os ingredientes das proteínas e vegetais e, por último, a castanha ralada e as folhas.

Salada de frango indiano

Você vai precisar de: uma colher de sopa de gengibre ralado, um maço de rúcula, três colheres de sopa com mel, amêndoas tostadas e sem laminação na pele, um peito desfiado de frango e refogado com curry, manteiga do tipo ghee e cebola, três colheres de mostarda do tipo dijon, pimenta caiena (pitada) e sal do himalaia a gosto.

Preparo: aqueça a mostarda, a pimenta, o mel e o gengibre em uma panela colocada em fogo baixo por cerca de cinco minutos. Quando a mistura ficar densa é hora de montar as camadas no pote. Por último, coloque as amêndoas tostadas e salpique.

Salada de hortelã, arroz selvagem e grão de bico

Você vai precisar de:

Primeira camada: molho

Ingredientes: duas colheres de sopa de azeite extra virgem de oliva e 60 ml de vinagre de maçã.

Segunda camada: proteínas e carboidratos

Ingredientes: noz moscada moída, um punhado de folhas de hortelã, uma xícara de arroz do tipo selvagem, um punhado picado de salsinha, 800 gramas de grão de bico cozido, pimenta do reino moída e sal marinho.

Terceira camada: verduras e legumes

Ingredientes: 300 gramas de couve mineira cortada em tiras finas.

Preparo: depois de preparar o arroz, tempere-o utilizando azeite e vinagre. Em seguida, misture a salsinha, o azeite, a noz moscada, a pimenta e o sal com grão de bico. No pote, inicie a montagem da salada com o arroz selvagem e alterne as demais camadas com couve e grão de bico.


Texto escrito por Flávia Faria Santos da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]