Alimentação consciente Nutrição Nutrição Infantil

Filhos na cozinha, saúde no prato

Anah Locoselli
Escrito por Anah Locoselli

Ensinar seus filhos a cozinhar pode aproximá-los de frutas e verduras. 

Tem muita mãe que prefere manter os filhos bem longe da cozinha. Temem por sua segurança, que sofram queimaduras ou que cortem o dedo. Sem perceber, vão afastando os pequenos da cozinha e transformando este recanto de nutrição em um lugar onde monstros habitam com ar de perigo.

Quando permitem que seus filhos sigam para a cozinha garantem sua tranquilidade com um tanto de caixinhas, latinhas e pacotinhos. Certas de que alimentos prontos minimizam riscos, evitam problemas.

Crianças aprendem a abrir pacotes no lugar de descascar frutas. 

Será que os riscos diminuíram?  

Será que o tanto de conservantes, emulsificantes, corantes e mais outros aditivos químicos vão mesmo proteger o seu filho? 

Estimular seu filho a te acompanhar na cozinha, ajudando no preparo das refeições é um grande passo para que ele crie preferências por uma alimentação saudável.

Você pode começar ensinando-o a preparar pratos simples, como uma salada de frutas.

Escolha frutas macias como banana, mamão, morango e melão. Ajude-o a descascá-las e depois deixe-o picá-las. Mostre a ele como se espreme uma laranja.

Coloque as frutas em uma travessa e regue com o suco de laranja.

Aprecie sua companhia na cozinha.

Convide- o a se sentar à mesa junto de você para provar a salada preparada.

Elogie seu trabalho. Agradeça por sua ajuda. Veja seus olhinhos brilhando.

Cuide para que cresça saudável, esqueça o medo, crie coragem, ensine-o a cozinhar.

Cozinhar, 

É abrir o coração e ensinar. 

É deixar o medo de fora. 

É mostrar como se faz. 

É fazer junto. 

É confiar que se é capaz. 

É permitir que se ouse. 

É deixar provar. 

É fazer crescer. 

É dizer sim ao nutrir. 

Cozinhar é se aventurar com seu filho em um mundo onde panelas borbulham desprendendo aromas enquanto olhares se cruzam fortalecendo vínculos, acalentando o coração que nutre e é nutrido.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Anah Locoselli

Anah Locoselli

Sou Anah Locoselli uma alquimista em sabores da alma que descobriu em minha pós graduação em psicologia transpessoal o quanto o alimento pode ajudar a alcançar o sorriso arregalado.

Contudo me vi frustrada quando nos atendimentos percebi que muitos já sabiam o que lhes fazia mal, só que não conseguiam transformar seus hábitos alimentares.

Nesse momento as panelas chamaram a me aventurar em busca de sabores que tornam esse transitar possível e cheio de prazer. Com poder intuitivo gigante, criatividade à flor da pele e paladar apurado passei a criar receitinhas que causam explosões de sabor.

Foi então que panelas e mais panelas passaram a borbulhar sobre o fogão de várias moradas, a cozinha ganhava vida e a Alimentação Integrativa nascia.

Trocas começaram a acontecer diante das prateleiras da geladeira. O que era difícil virou eu consigo, o vai demorar acabou num piscar de olhos, o dá trabalho volveu em diversão e o que era ruim ficou sem palavras para contar.

Com um olhar que acolhe cada um em sua singularidade estou aqui para te dar a mão e guiar seus passos na conquista do sorriso arregalado, da boa mesa, do poder em cozinhar.

Receitas saudáveis, plant based, sem glúten e lactose, inspiram os pratos que servem a todos.

Aulas de culinária em grupo, individuais, retiros e palestras em escolas e empresas.

DADOS DE CONTATO
Email: [email protected]
Telefone: (11) 97691 - 8135
Facebook: Anah Locoselli | Alimentação Integrativa
Blog: alimentacaointegrativa.br/