Autoconhecimento

10 formas de amar melhor

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
O conselho de que precisamos amar mais é antigo e continua forte como nunca. O que pouca gente fala (ou dá o exemplo) é de como fazer isso. Por isso, trouxemos dez dicas para você aplicar nos relacionamentos com os outros e ser uma pessoa mais amorosa. Confira abaixo:

Ouvir mais

Mal começa uma conversa e todos querem expor o que pensam e, muitas vezes, impor uma opinião como sendo mais verdadeira do que as outras. Esse é um comportamento nem um pouco amoroso e é mais voltado para o ego e para alimentar uma necessidade egoísta de receber atenção.

O amor não tem nada de egoísta e, por isso, quem ama está aberto a ouvir o que os outros dizem. Portanto, a primeira dica para amar melhor é aprender a ouvir mais. Se você não concordar com algo, não interrompa quem está falando. Escute até o final antes de poder dar a sua opinião. Ouvir mais é dar chance para entender melhor as pessoas que te cercam.

Sem acusações

É normal discordar dos outros. É impossível duas ou mais pessoas concordarem com tudo sempre. Mas o que não é nada saudável é discordar acusando os outros. Se você pensa de forma diferente, pode expor isso, mas não precisa acusar ou ser agressivo no tratamento com quem pensa diferente de você. Somente criando diálogos saudáveis é que o amor poderá se manifestar.

Dar mais que receber

Em um relacionamento, às vezes, acontece de um dos dois sentir que está dando mais do que recebe e, por isso, fica chateado e achar que a outra pessoa não valoriza a relação. Isso não é uma atitude amorosa. O amor é infinito, é por essa razão que devemos valorizar o dar, mais até do que o receber, pois quem ama muito não tem mesquinhez e fica feliz em dar sem esperar nada em troca.

Desejar o bem

Por mais que as pessoas falhem e às vezes nos prejudiquem, devemos sempre desejar o bem para elas. Não é guardando rancor e desejando o mal que o amor vai se manifestar na sua vida. Quem ama sabe que todos são humanos e erram e, mesmo assim, aprende a desejar o bem seja para quem for e independentemente das circunstâncias.

Não importa quem tem a razão

Em uma conversa ou discussão, no fim das contas não importa quem fica com a razão. Ficar com a razão é algo ligado ao ego e quem ama não se importa se ganhou ou não uma discussão. O importante é que as pessoas entendam um o lado da outra, sem precisar argumentar ou ficar debatendo quem está certo ou errado. O amor não distingue isso.

Compartilhar

Se você tem algo que gosta ou encontrou alguma coisa legal, compartilhe com os outros. Guardar as coisas só para você vai deixá-lo sozinho. O amor só acontece quando compartilhamos a nossa felicidade com os outros. Por isso, compartilhe sem medo e sem interesses. Compartilhe apenas pelo prazer de ser feliz junto aos outros.

Aproveite sem reclamar

Por mais que a situação esteja boa, sempre existe algo que incomoda para podermos reclamar. E isso não precisa ser feito. Se você está aproveitando um bom momento com outras pessoas, viva isso de forma prazerosa, sem reclamar dos detalhes que estão fora de controle. O amor acontece no agora, independentemente se tudo está perfeito ou não. Mas ele só é percebido por quem valoriza o presente, sem reclamar.

Confiança

O amor confia. Sem dúvidas, sem questionamentos, sem hesitações. Se você escolheu amar alguém, confie nessa pessoa. A dúvida só existe para acabar com o amor entre vocês, por isso, ela é desnecessária. Se existe um alicerce para um amor ser duradouro, com certeza é a confiança.

Perdão é diferente de punição

Se a outra pessoa admitiu que errou, qual a necessidade de puni-la? Perdoar é um ato de amor, punir não. Por isso, quando se deparar com o arrependimento e o erro de alguém, perdoe sem punir. Isso fará de você uma pessoa mais amável e aprenderá os benefícios da compaixão.

Promessas não podem ser esquecidas

Se você prometeu algo para alguém que ama, é porque deveria ser alguma coisa muito importante para a pessoa. Por isso, cumpra as suas promessas. Jamais esqueça de algo que prometeu no passado. O amor se importa com os outros e com o que as pessoas acham importante. Por esse motivo, faça de tudo para cumprir com o que prometeu.


Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]