Autoconhecimento

Aplique o Mindfulness no seu trabalho

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Mindfulness em português, normalmente, é traduzido como “atenção plena”. É um estado mental em que você está focado, com os pensamentos em harmonia e equilíbrio. Esse estado mental aparece em diversas práticas de meditação e tem ganhado popularidade no mundo corporativo nos últimos anos.

Graças à demanda de funcionários muito bem qualificados e que tenham uma produtividade acima da média, as grandes empresas começaram a perceber que o melhor investimento que eles poderiam fazer não era em tecnologia, mas sim em capital humano. Em outras palavras, as corporações perceberam que a evolução da empresa depende da boa produtividade e saúde física, mental e emocional de seus funcionários. Foi então que a prática de mindfulness começou a ser levada para o ambiente de trabalho.

Para os praticantes de meditação, esse estado mental é algo conhecido. Ter a mente em estado contemplativo, onde nada pode atrapalhar o foco é uma sensação de equilíbrio e harmonia. Levando isso para o trabalho, muitas dessas pessoas percebem o quanto a produtividade aumenta quando conseguem manter uma rotina de meditações e práticas que visam o controle da mente.

Agora imagine um pouco como é a sua rotina. Lembre-se de alguma situação bem conturbada. Por exemplo: você tem uma tarefa para entregar no trabalho urgente e o telefone não para de tocar, alguns colegas de trabalho aparecem pedindo ajuda, o seu chefe reclama que algo está errado, seu celular não para de receber mensagens dos seus amigos e familiares… Dessa forma é bem difícil conseguir manter a concentração no que realmente importa e a produtividade vai para o espaço, pois você não consegue manter o  foco.

Agora imagine que, com alguns minutos de meditação diária, você pode lidar com uma situação dessas sem perder a linha. Isso é possível!

Se você é um gestor de equipe ou possui algum cargo de liderança em sua empresa, procure métodos de meditação voltados para o ambiente de trabalho e veja como pode levar isso para os seus colegas. Se você não está em uma posição de liderança, mas percebe como a sua produtividade pode melhorar, assim com a sua saúde mental, procure um método de meditação que você possa fazer em poucos minutos durante o dia. Além do aumento da produtividade, você verá como as outras áreas da sua vida também vão melhorar como consequência da sua saúde mental. Vale a pena a tentativa!


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]