Experimente estes exercícios para refletir sobre suas experiências, habilidades e interesses e descubra uma nova maneira de tornar a vida significativa.
A importância do propósito
Ter um senso de propósito está associado a muitos benefícios à saúde, como memória e habilidades de pensamento aguçadas, controle do humor, riscos reduzidos de doenças crônicas e longevidade.
Por que o propósito é tão potente?
Vários estudos sugerem que, em comparação com pessoas que não têm um sentido de propósito, aquelas que têm tendem a perceber os fatores de stress como menos difíceis e a lidar melhor com o stress. Isso pode ajudá-los a evitar alguns dos efeitos fisiológicos do stress crônico que contribuem para ataques cardíacos, derrames e morte precoce.
E alguns estudos descobriram que as pessoas com um propósito são propensas a adotar comportamentos saudáveis, como acompanhar os exames de saúde.
- Concentre-se em seus pontos fortes. Pergunte a amigos, familiares e ao seu parceiro o que vem à mente quando pensam em você.
Eles acham você divertido, compassivo ou artístico? Use o feedback deles para pensar em como você pode aplicar esses atributos de uma forma que dê sentido à sua vida e à vida de outras pessoas.
- Pense nos obstáculos que você superou na vida.
Você consegue encontrar maneiras de ajudar outras pessoas que estão passando pela mesma coisa? Isso pode ser profundo. Sua experiência de vida pode ajudar outras pessoas, o que é inerentemente significativo.
- Elabore um cronograma de propósito. Seu propósito muda conforme você envelhece. Pense no que aconteceu em diferentes momentos da sua vida, com foco particular nos períodos de evolução ou transição. Você aprendeu alguma lição que pode aplicar à sua situação atual?
- Procure modelos. Existem pessoas cujo trabalho você admira? Você pode aprender como fazer algo semelhante?
- Torne-se um mentor e compartilhe seus conhecimentos e habilidades.
As pessoas costumam citar o incentivo e a sabedoria que obtiveram de outras pessoas que dedicaram tempo para se preocupar com suas carreiras. Um relacionamento de mentoria é um relacionamento afetuoso que nos permite dar e receber amor. Relacionamentos recíprocos e afetuosos são muitas vezes o que falta à medida que envelhecemos.
- Pense no que o mundo precisa.
Existem muitas necessidades neste planeta, e pessoas diferentes priorizarão necessidades diferentes. Você está preocupado com a fome no mundo? Com as Alterações Climáticas? Injustiça? Identifique uma causa que seja significativa para você e pense em como você poderia ajudar.
Provavelmente há um milhão de necessidades em sua comunidade que não estão sendo atendidas. Talvez algumas dessas necessidades exijam seu conjunto de habilidades.
- Leia o livro de Viktor Frankl. É uma leitura rápida e fácil que tem ajudado as pessoas há décadas. Frankl percebeu nos campos de extermínio nazistas que as pessoas que eram generosas, que se conectavam com os outros e que encontravam maneiras significativas de apoiar os outros eram mais vitais e sobreviviam por mais tempo. Elas conseguiam se relacionar de maneira amorosa, e havia um propósito nisso, o que pode inspirar você.
- Escreva sua própria história. Sua própria experiência vivida também vale a pena. Lembre-se das melhores histórias da sua infância e escreva-as com todos os detalhes que puder imaginar. Inclua respostas a perguntas importantes sobre você – do tipo que você gostaria de ter perguntado aos seus pais e avós. Conte as histórias para seus filhos e netos.
- Escreva seu próprio obituário. Você pode fazer isso em qualquer idade, talvez não para publicação – apenas para você ou sua família. Pelo que você quer ser lembrado? Alguma dessas coisas pode informar seu propósito agora? Se você ainda não alcançou algo de que se orgulha especialmente, lembre-se de que não é tarde demais.
- Imagine-se ganhando na loteria. O que você faria sem preocupações financeiras atrapalhando? Você viajaria pelo mundo? Faria trabalho voluntário? Descubra maneiras de fazer elementos dessas mesmas coisas sem ganhos financeiros inesperados.
Você também pode gostar:
- Reflita sobre seu propósito com o filme “Soul” da Pixar
- Analise seu propósito com intenção, objetivo e finalidade
- Investigue se você é seu principal propósito
Contatos: