Autoconhecimento Comportamento Saúde Integral

A busca pela felicidade

Lisandra Pinheiro
Escrito por Lisandra Pinheiro

Olá, pessoal.

Tudo bem com vocês?

Como vocês estão?

Estão felizes? SÃO felizes?

Como prometido, hoje vou falar sobre felicidade!

Felicidade é algo que todo mundo quer ou busca… Não é?

O conceito de felicidade é algo bastante abstrato e o que é felicidade para mim pode ser diferente daquilo que é felicidade para você. Mas será que precisamos mesmo de coisas, pessoas ou sistemas para sermos felizes?

É importante saber que a felicidade tem muito mais a ver com a sua frequência, o seu estado de espírito e a sua realidade psíquica do que com coisas externas.

Young woman in a good mood.Enjoying in life concept.Happiness. Having fun at funfair.Spending time in a amusement park,summer vacation with friends.Colorful and inspirational.Very excited girl

Quem não conhece ninguém, que focou todo seus esforços e objetivos para a conquista de algo que acreditou ser fundamental para a sua felicidade e, quando conseguiu, continuava se sentindo infeliz? É algo muito comum no âmbito profissional. As pessoas almejam um alto cargo, uma promoção ou a oportunidade de trabalhar numa grande empresa, passam anos abdicando de várias coisas e focando todos seus esforços nesse objetivo, que muitas vezes de fato é alcançado, mas, quando chegam lá, se perguntam… Mas era isso mesmo?

É claro que é importante e devemos sim traçar planos e termos objetivos na vida, mas não podemos esquecer que isso deve ser apenas uma parte da sua vida e que a felicidade deve existir justamente no caminho, na vivência do dia dia, dos seus erros e acertos, dos seus esforços para realizar seus sonhos, mas, ainda sim, devemos saber que, caso não dê certo, novas vivências e novos objetivos podem existir, novos ares e novos planos e, quanto mais pudermos nos focar e nos sentir agraciados por tudo o que já conquistamos, mais felizes poderemos ser.

“A felicidade deve existir justamente no caminho, na vivência do dia dia, dos seus erros e acertos, dos seus esforços para realizar seus sonhos”

Alguém que deposita sua felicidade em cargo profissional, parceiro ou bens materiais, será uma pessoa fadada à infelicidade. Primeiro, porque não podemos controlar eventos externos e sempre existe a possibilidade da empresa que você trabalha fechar, do seu parceiro ir embora ou de você eventualmente perder bens materiais… E uma pessoa demasiadamente apegada a isso vai estar constantemente correndo o risco de se sentir profundamente infeliz, pois depende de coisas que fogem ao seu âmbito para se sentir preenchida e feliz.

Como eu disse no post anterior, é claro que ocorrerão momentos de tristeza, algumas bastante profundas, mas vivenciá-las de forma plena, com a convicção de que as tempestades passam e VOCÊ pode sempre traçar novos caminhos, cometer novos erros e acertos, ter novos planos e novos sonhos… De novo, de novo e de novo… Quanto mais você se libertar de crenças limitantes que dizem que você precisa ter filhos, ser rico, ser bem-sucedido para ser feliz, mais você vai poder saborear a felicidade plena, aquela que só depende de você, da sua força para viver e acreditar que podemos sim fazer nossos destinos, determinando a partir de hoje a semente que vamos plantar e, mais ainda, além de cuidar do plantio, vivenciamos a alegria diária desse plantio, da sorte inabalável que temos da oportunidade de plantar novas sementes, sempre que quisermos, de ver e viver coisas novas, sempre gratos pela beleza do ciclo da vida… Sorria sim, sorria sempre! Quanto mais sorrimos para a vida, mais a vida retribui esses sorrisos com novos sorrisos… Sinta-se pleno e feliz para cada vez mais receber plenitude e felicidade.

Sobre o autor

Lisandra Pinheiro

Lisandra Pinheiro

Psicanalista e médica veterinária, especializada em homeopatia, naturopatia e florais. Com formação em acesso direto ao inconsciente. Palestrante e Coach, atua com terapia e orientação de pessoas, grupos e casais.

Gosta muito de escrever sobre suas experiências e vivências, mas acima de tudo, adora um bom papo, pegue um banquinho e se achegue.

Formada em Patologia clínica (curso técnico concluído em 1996), Medicina Veterinária (Universidade de Guarulhos em 2003), Homeopatia (Anclivepa em 2008), Terapias alternativas (2009) Psicanalise (WCCA).

Acesso direto ao inconsciente, hipnose e regressão a vidas passadas.

Filiada à Associação Brasileira de Psicanálise Clínica.

Contatos:

Telefone: (11) 99284-1966
E-mail: [email protected]
Facebook: Lisandra Pinheiro | Dra. Lisandra - Psicanalista, Veterinária e Homeopata