Autoconhecimento Psicanálise Psicologia Psicoterapia

11 motivos para rever seus conceitos quanto à terapia

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você já pensou em fazer terapia e nos benefícios que ela pode trazer para sua vida? Se isso não passou pela sua cabeça, veja abaixo alguns motivos para rever os seus conceitos.

1. Você vai se tornar outra pessoa

É claro que ninguém muda de uma hora para outra. Mas, se abrir com um especialista desconhecido pode te fazer descobrir um universo fabuloso dentro de você.

2. Você aprende a não andar em círculos

Cometer sempre os mesmos erros faz parte de um “padrão comportamental” do ser humano. Às vezes você até sabe que aquilo não vai resultar em coisa boa, mas acaba cedendo novamente. A terapia te ajuda a enxergar esses erros e evitar que você repita-os.

3. Você se torna uma pessoa mais corajosa

Sim, muita gente inicia a terapia e acaba largando por não ter paciência de aguardar o resultado, outras pessoas desistem por medo, já que durante esse processo o autoconhecimento é fundamental. E realmente, entender suas fraquezas, medos e tudo que se passa na sua cabeça é um ato de coragem.

4. Você fica mais forte

Na terapia você passa a enxergar seus medos e faz deles uma motivação para continuar seguindo em busca daquilo que acredita.

5. Você não vai se sentir egocêntrica

Aqui o mundo gira em torno do seu umbigo sim! Se tem um lugar que você não precisa ouvir, só falar, é na terapia. Pode falar sem medo dos seus problemas e alegrias, afinal o profissional está ali apenas para te ouvir.

6. Você vai entender que a frustração faz parte da vida

Por inúmeras vezes você busca conselhos com seus parentes e amigos, mas todas as respostas estão dentro de você. A terapia vai te apresentar caminhos, mas diante deles é você quem vai encontrar a solução. Esse amadurecimento pessoal vai te fazer muito bem.

7. Isso não é coisa de louco

Esquece esse mito de que terapia é só para gente doida. Muito pelo contrário, é para gente lúcida que quer se conhecer e entender o próprio corpo e mente.

8. Não é coisa pra gente rica

Como tudo na vida, há lugares com preços absurdos também, mas a Clínica Psicológica da Universidade de São Paulo (USP) e o Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP) oferecem tratamento gratuito ou de acordo com a sua condição financeira. Então, preço não é desculpa!

9. Você conta com a ajuda efetiva de alguém

É importante lembrar que você não está conversando com alguém que vai dizer tudo o que você quer ouvir e passar a mão na sua cabeça, muito pelo contrário você está se consultando com alguém que vai te ajudar a resolver os seus problemas e muitas vezes dizer o que você não quer ouvir.

10. Antes de ficar tudo bem, vai ficar tudo mal

O início é complicado e o caminho é longo. Você passará por um período de autoconhecimento que pode te assustar, te irritar e até te fazer querer desistir. Depois de algumas sessões você sentirá seu corpo esgotado, mas do nada vai acordar num dia e perceber que está tudo perfeitamente bem e bem melhor do que antes.

11. Você pode deitar num divã

Você tem a opção de escolha. O intuito da terapia é te deixar à vontade consigo mesmo.


Texto escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]